FANDOM

Yunjian

Yunjian
Yún Jiān (云间)
Bandeira Yunjian
(Bandeira)
Localização Yunjian
Capital

- Maior cidade
Na Răng (ilha de Sông Bùn)

Vĩnh Hải (ilha de Ngựa Đồng)
Idioma Oficial Vietnamita
Grupos Étnicos 92% Kinh
4% E De, Cham e Raglai
4% Outros
Gentílico Yunjianita
Governo

- Imperatriz
- Primeiro-Ministro
Monarquia parlamentarista

Huy Lành
Hà Gia Thuần
Independência 19 de Novembro de 1975
Área Total 9,838 km²
População

- Densidade demográfica
911,982

92,7 por km²

Moeda Tóngián
Fuso Horário UTC+7
Código de três letras YUN

O Yunjian é um conjunto de 6 ilhas de origem vulcânica, localizadas a sudeste do Vietnam, no Mar da China do Sul. Sua capital é a cidade de Na Răng, localizada na ilha de Sông Bùn.

Inicialmente pertencente ao reino de Champa, o país já passou por ocupações do Vietnam, França, Japão, República do Vietnam do Sul e Estados Unidos, tendo declarado a sua independência 4 vezes até conquistá-la em definitivo, no ano de 1975. O Yunjian é a única nação do mundo a ter como chefe de estado uma Imperatriz, num modelo de monarquia parlamentarista.

EtimologiaEditar

O nome, originário do chinês antigo, pode ser traduzido como “entre as nuvens” e tem origem no fato das ilhas, montanhosas, terem altitude média bastante elevada.

IdiomasEditar

O idioma oficial do país é o vietnamita. O francês, ensinado como segundo idioma em muitas escolas, ganhou status “pop” nos últimos anos, com a adesão, por parte dos jovens, de termos francófonos em sua linguagem coloquial. O idioma, hoje, se faz bastante presente na cultura popular.

BandeiraEditar

A bandeira do Yunjian possui, em seu centro, uma lótus, a flor-símbolo do país. Ela está pintada nas cores rosa-escuro e amarelo, representando, respectivamente, as dinastias Huy e Thiên, fundadoras do país. O rosa da dinastia Huy, de onde normalmente vem a Imperatriz, também emoldura a flâmula.

Por fim, há uma linha cinza, cruzando a bandeira de sudoeste a nordeste, que simboliza o Mar do Sul da China.

HistóriaEditar

Originalmente, o arquipélago pertencia ao reino de Champa. Por volta de 1460, uma erupção do vulcão Jiālin (a última, até o momento), na ilha de Cánh Lửa, seguida de terremotos e tsunamis, tornou 4 das 6 regiões do território inabitáveis. Apenas as ilhas de Sông Bùn e Gia Tre permaneceram populadas. Não se sabe o número de mortos, mas estima-se que a quantidade de habitantes, incluindo as fugas para o Vietnam, tenha sido reduzida em 95%. Com a queda do reino de Champa, no século XV, o Yunjian acabou anexado pelo Vietnam.

Na métade do século XVII, Huy Ninh, considerada herdeira da princesa homônima, do século XIV, fundou a dinastia Huy e se aliou a Thiên Thi, fundadora da dinastia Thiên. Thi seria, supostamente, herdeira de Thiên Ninh, irmã da princesa Huy Ninh, no século XIV. As duas dinastias, aproveitando a guerra civil vietnamita, entre as dinastias Trinh e Nguyen, se estabeleceram no arquipélago, com Huy Ninh sendo proclamada Imperatriz.

Foi o início do processo de recolonização das ilhas que estavam abandonadas desde a erupção do Jiālin. Huy Ninh estabeleceu uma monarquia, denomidada Império Yunjian, baseada nos preceitos do budismo e num acentuando pacifismo. Com o tempo, princípios como a não-agressão e a não-cooperação se tornariam elementos chaves na cultura yunjianita.

Quando o imperador Gia Long, da dinastia Nguyen, reunificou o Vietnam, em 1802, o Yunjian passou a integrar, novamente, o império vietnamita. Como o Yunjian era controlado por uma mulher (a Imperatriz), Gia Long o considerava o território automaticamente submisso. A política de não-agressão yunjianita fez com que não houvesse qualquer atrito e a ocupação acabou acontecendo. O Império Yunjian, no entanto, não se dissolveu e permaneceu atuante.

O território, que gozava de certo grau de autoridade, passou a fazer da Indochina Francesa, junto com o resto do Vietnam, em 1887. O interesse francês nas reservas minerais, especialmente as de cobre no Cánh Lửa, movimentaram bastante a economia local, ainda que beneficiando apenas a própria França. Nos anos vindouros, houve uma breve tentativa de ocupação espanhola, repelida pelos franceses.

Em 1941, durante a segunda guerra mundial, o arquipélago foi invadido pelos japoneses. Como o principal objetivo do Japão na região era buscar recursos naturais para dar suporte às suas campanhas militares (o que a agricultura de subsistência do montanhoso Yunjian não oferecia), o território transformou-se numa base militar, especialmente utilizada para fins aéreos.

Durante a crise de fome vietnamita de 1945, o Yunjian enviou, clandestinamente, recursos ao vizinho. A falta de recursos propriamente ditos e de estrutura para atravessar o bloqueio japonês tornaram esse auxílio quase que simbólico. Ainda assim, a iniciativa seria recompensada pelos vietnamitas.

No dia 2 de Setembro de 1945, o Yunjian declarou a sua independência no mesmo dia em que o Vietnam o fez. Houve um acordo entre a Imperatriz e o movimento comunista Viet Minh, que se autoproclamou o governo provisório do Vietnam, onde a soberania do arquipélago seria garantida como forma de agradecimento pelo apoio na crise de fome.

Reconhecido apenas pelos vietnamitas, o Império Yunjian permaneceu ocupado pelos japoneses, o que só teve fim com o retorno dos franceses, na década de 50, por conta da primeira guerra da Indochina. Desse modo, o Yunjian sequer chegou a vivenciar a sua independência, pois permanecia sob controle de uma nação estrangeira. Os princípios culturais da nação, no entanto, alimentavam a paciência e impediam qualquer movimento violento para expulsar os invasores.

Com a eventural derrota dos franceses e a divisão do Vietnam em norte e sul, a República do Vietnam (porção sulista), ignorou o acordo de 1945 (que havia sido assinado pelo norte comunista) e se proclamou administradora do arquipélago.

Em 1963, o Yunjian passou a dar apoio e abrigo a lideranças budistas, que estavam em conflito com o governo do Vietnam do Sul. O episódio irritou o governo vietnamita, que reagiu com certa violência. Pela primeira vez na história, o Yunjian sofria fisicamente com a opressão de um invasor.

Um golpe de estado ocorrido no Vietnam naquele ano, ocasionando um período contubardo, em que diversas juntas militares governaram o país, reviveu o espírito de independência no Yunjian. Em 1964, um terremoto que atingiu 6.7 na escala Richter causou um enorme estrago no arquipélago. O momento de união e cooperação do povo yunjianita motivou a Imperatriz Huy Vi a declarar novamente a independência do país. A pressão da Imperatriz e a incapacidade vietnamita de lidar com a situação, dado os inúmeros problemas que já vivia, fez com que o Yunjian acabasse soberano de facto.

A partir de 1968, no entanto, a soberania foi interrompida mais uma vez. Seguindo o exemplo japonês, os Estados Unidos tomaram o controle da ilha, em troca de auxílio ao país, ainda em reconstrução. O objetivo era instalar uma base militar para uso durante a Guerra do Vietnam.

Considerando que os americanos não estavam cumprindo a sua parte no acordo, por conta da demora e escassez do tal “auxílio”, um movimento de não-cooperação se espalhou pelo arquipélago e passou a atrapalhar as ações americanas. Em 1970, o Yunjian foi desocupado. O país se declarou independente, outra vez, mas esse status perdurou apenas até 1973, quando os Acordos de Paz de Paris declararam, oficialmente, que o território pertencia ao Vietnam do Sul, visto que a independência de 1964 nunca fora oficialmente reconhecida. A decisão desagradou imensamente ao povo yunjianita e a então Imperatriz Huy Vi, considerada o grande vulto histórico do país por seu fundamental papel no processo de independência, participou de inúmeras negociações internacionais pelo reconhecimento da soberania yunjianita.

No final de 1975, com a reunificação do Vietnam, a Imperatriz Huy Vi e a administração vietnamita de Lê Duân, sob o testemunho de diversos países e orgnaizações internacionais, assinaram um documento que reconhecia o acordo de 1945 e garantia a soberania do Yunjian. Isso foi possível graças à forte pressão internacional, mas também pois o arquipélago quase não dispunha de fábricas ou fazendas, principais focos da campanha de coletivização do governo vietnamita.

Nos anos 70 e 80, durante a crise de refugiados da região da indochina, o país abrigou um grande número de refugiados, em especial de vietnamitas do sul. Esse comportamento gerou, novamente, certa animosidade com o Vietnam. O bom relacionamento entre as duas partes só seria reestabelecido nos anos 90.

À partir dessa década, o país iniciou uma abertura cultural e tecnológica, que o transformou em algo similar às demais nações do sudeste asiático: um constante e intenso contraste entre tradições milenares; e cultura popular e altas tecnologias. Em termos de cultura contemporânea, o país se espelha principalmente nas Filipinas, além de Cingapura, Indonésia e Malásia. Apesar de grande parte da força de trabalho permanecer dedicada à subsistência, o país tem hoje um papel importante no cenário tecnológico: em Lương Cát fica um dos maiores data centers do mundo, fornecendo inúmeros serviços de rede e cloud-computeering para todo o sudeste asiático.

Subdivisões Editar

O Yunjian é composto por 6 ilhas de origem vulcânica. A ilha de Sông Bùn, originalmente ocupada pelas dinastias Huy e Thiên quando da fundação do país, é onde fica sediada a capital Na Răng. A maior ilha, no entanto, é Ngựa Đồng, onde também fica a maior cidade do país, Vĩnh Hải.

Mapa Yunjian

IlhaCapital
Sông BùnNa Răng
Gia TreKhánh Vang
Hoàn ToànĐiện Môn
Ngựa ĐồngVĩnh Hải
Máu ViếtThái Yên
Cánh LửaLao Kạn

FutebolEditar

O futebol é um esporte secundário no país, onde a principal paixão popular é o Baseball. Como a temporada do Baseball ocorre no segundo semestre, o futebol yunjianita se desenvolve apenas no primeiro, conquistando, assim, boa parte da atenção popular neste período.

Futebol MasculinoEditar

Cada uma das ilhas possui o seu campeonato regional. Como o esporte tem status de amador, qualquer cidadão pode montar uma equipe para disputar a competição, ainda que hoje isso seja extremamente raro (é muito mais simples, para um amante do futebol, se filiar a um dos clubes já existentes). As equipes mais tradicionais do país chegam a pagar aos seus jogadores bônus por participações e desempenho. Porém, de modo geral, a disputa é realmente amadora.

Ao final dos campeonatos regionais, os campeões de cada ilha se encontram, em uma sede fixa, para a disputa da Taça da Imperatriz, que dá o título de campeão nacional a uma das agremiações.

Ilha de Cánh LửaEditar

Principais Clubes
Phượng Hoàng
Tuyết Bầu Trời
Vanguard Chòi Canh
Lao Kạn
Palmarés
1982Chòi Canh (extinto)
1983-84Não houve
1985Phượng Hoàng
1986Phượng Hoàng
1987-91Não houve
1992Vanguard Chòi Canh
1993Tuyết Bầu Trời
1994Phượng Hoàng
1995Tuyết Bầu Trời
1996Tuyết Bầu Trời
1997Phượng Hoàng
1998Quan Diệp (extinto)
1999Vanguard Chòi Canh
2000Lao Kan
2001Phượng Hoàng
2002Phượng Hoàng
2003Tuyết Bầu Trời
2004Phượng Hoàng
2005Lao Kan
2006Phượng Hoàng
2007Phượng Hoàng
2008Tuyết Bầu Trời
2009Phượng Hoàng
2010Tuyết Bầu Trời
2011Tuyết Bầu Trời
2012Phượng Hoàng
2013Vanguard Chòi Canh
Títulos por clube
Phượng Hoàng11
Tuyết Bầu Trời7
Vanguard Chòi Canh3
Lao Kan2
Chòi Canh (extinto)1
Quan Diệp (extinto)1

Ilha de Gia TreEditar

Principais Clubes
An Nghĩa
Khánh Vang
Gia Tre
Palmarés
2005Khánh Vang
2006An Nghĩa
2007An Nghĩa
2008An Nghĩa
2009Khánh Vang
2010Gia Tre
2011An Nghĩa
2012Khánh Vang
2013Khánh Vang
Títulos por clube
An Nghĩa4
Khánh Vang4
Gia Tre1

Ilha de Hoàn ToànEditar

Principais Clubes
Bắc Liêu Juniors
Jeunesse Sportiff
Điện Môn
Bắnh Hú
Palmarés
1997Hoàn Toàn (extinto)
1998-02Não Houve
2003Bắc Liêu Juniors
2004Bắc Liêu Juniors
2005Bắc Liêu Juniors
2006Bắc Liêu Juniors
2007Điện Môn
2008Bắc Liêu Juniors
2009Jeunesse Sportiff
2010Bắc Liêu FC (extinto)
2011Jeunesse Sportiff
2012Jeunesse Sportiff
2012Bắnh Hú
Títulos por clube
Bắc Liêu Juniors5
Jeunesse Sportiff3
Điện Môn1
Bắnh Hú1
Hoàn Toàn (extinto)1
Bắc Liêu FC (extinto)1

Ilha de Máu ViếtEditar

Principais Clubes
Lý Anh
Lương Cát
Máu Viết
Thái Yên
Palmarés
2001Câu Lạc Bộ Bóng
Đá Máu Viết (extinto)
2002Câu Lạc Bộ Bóng
Đá Máu Viết (extinto)
2003Lý Anh
2004Câu Lạc Bộ Bóng
Đá Máu Viết (extinto)
2005Lý Anh
2006Thái Yên
2007Câu Lạc Bộ Bóng
Đá Máu Viết (extinto)
2008Máu Viết
2009Máu Viết
2010Lương Cát
2011Lý Anh
2012Lương Cát
2013Lý Anh
Títulos por clube
Lý Anh4
Câu Lạc Bộ Bóng
Đá Máu Viết (extinto)
4
Máu Viết2
Lương Cát2
Thái Yên1

Ilha de Ngựa ĐồngEditar

Principais Clubes
Vĩnh Hải
Ma Lang Bồ
Phong Xuân
Mang Kè Lậy
Palmarés
1997Vĩnh Hải
1998Mang Kè Lậy
1999Ma Lang Bồ
2000Mang Kè Lậy
2001Vĩnh Hải
2002Vĩnh Hải
2003Phong Xuân
2004Phong Xuân
2005Ma Lang Bồ
2006Vĩnh Hải
2007Ma Lang Bồ
2008Vĩnh Hải
2009Vĩnh Hải
2010Ma Lang Bồ
2011Phong Xuân
2012Ma Lang Bồ
2013Phong Xuân
Títulos por clube
Vĩnh Hải6
Ma Lang Bồ5
Phong Xuân4
Mang Kè Lậy2

Ilha de Sông BùnEditar

Principais Clubes
Na Răng
Han Sông Bùn
Vành Hoa
Avant Công Dân
Palmarés
1992Han Sông Bùn
1993Han Sông Bùn
1994-96Não Houve
1997Na Răng
1998Na Răng
1999Na Răng
2000Avant Công Dân
2001Vành Hoa
2002Na Răng
2003Na Răng
2004Vành Hoa
2005Na Răng
2006Vành Hoa
2007Han Sông Bùn
2008Avant Công Dân
2009Na Răng
2010Han Sông Bùn
2011Na Răng
2012Vành Hoa
2013Han Sông Bùn
Títulos por clube
Na Răng8
Han Sông Bùn5
Vành Hoa4
Avant Công Dân2

Taça da ImperatrizEditar

Palmarés
1992Han Sông BùnSông Bùn
1993Tuyết Bầu TrờiCánh Lửa
1994-96Não Houve-
1997Phượng HoàngCánh Lửa
1998Na RăngSông Bùn
1999Na RăngSông Bùn
2000Não Houve-
2001Phượng HoàngCánh Lửa
2002Vĩnh HảiNgựa Đồng
2003Lý AnhMáu Viết
2004Phượng HoàngCánh Lửa
2005Ma Lang BồNgựa Đồng
2006Phượng HoàngCánh Lửa
2007Han Sông BùnSông Bùn
2008Vĩnh HảiNgựa Đồng
2009Na RăngSông Bùn
2010Tuyết Bầu TrờiCánh Lửa
2011Lý AnhMáu Viết
2012Lương CátMáu Viết
2013Han Sông BùnSông Bùn
Títulos por clube
Phượng HoàngCánh Lửa4
Na RăngSông Bùn3
Han Sông BùnSông Bùn3
Lý AnhMáu Viết2
Tuyết Bầu TrờiCánh Lửa2
Vĩnh HảiNgựa Đồng2
Lương CátMáu Viết1
Ma Lang BồNgựa Đồng1
Títulos por ilha
Cánh Lửa6
Sông Bùn6
Máu Viết3
Ngựa Đồng3

Futebol FemininoEditar

No feminino, não há disputas regionais, por falta de participantes. Em vez disso, cada ilha monta a sua "seleção" e as 6 se enfrentam, também em sede fixa, pelo título da Taça das Ilhas. Essa disputa é completamente amadora.

Seleções por ilha
Cánh Lửa
Gia Tre
Hoàn Toàn
Máu Viết
Ngựa Đồng
Sông Bùn
Palmarés
2002Cánh Lửa
2003Cánh Lửa
2004Hoàn Toàn
2005Ngựa Đồng
2006Sông Bùn
2007Sông Bùn
2008Cánh Lửa
2009Máu Viết
2010Cánh Lửa
2011Ngựa Đồng
2012Ngựa Đồng
2013Gia Tre
Títulos por ilha
Cánh Lửa4
Ngựa Đồng3
Sông Bùn2
Hoàn Toàn1
Máu Viết1
Gia Tre1

Outros EsportesEditar

O esporte número 1 do país é, definitivamente, o baseball, único a possuir uma liga inteiramente profissional (e que paga razoavelmente bem). O softball também é bastante popular entre as mulheres, apesar de não chegar nem perto do status do baseball. Como essas duas modalidades são disputadas a nível profissional apenas no segundo semestre, os demais esportes coletivos brigam pela atenção popular no primeiro semestre. Nessa luta estão, além do futebol, o vôlei e o hóquei na grama. O sepaktakraw, um pouco alheio a essa questão dos semestres por ser um esporte de nicho, também possui um grande número de praticantes e seguidores.

Entre as modalidades individuais, a grande paixão yunjianita é o tiro com arco, bastante difundido pelos colégios do país. A esgrima, o taekwondo e o tênis de mesa são outros esportes tradicionalmente praticados no país, apesar de estarem num patamar inferior se comparados aos demais países da região. Duas modalidades que têm crescido bastante graças ao apoio governamental são a ginástica artística e os saltos ornamentais.

Outros esportes que possuem representantes, apesar de menos relevantes, são o atletismo, o badminton, o hipismo, o judô, o karatê, os lançamentos (em especial de dardo e disco), a natação, os saltos (em especial o salto com vara) e o tênis.

Também no FANDOM

Wiki aleatória