FANDOM

Cidade homônima da Ilha, é onde estão concentrados os maiores centros econômicos, populacionais e culturais do país. Exemplos como a Universidade de Tremelec, centro mundialmente conhecido pela excelência no ramo da saúde, a Ilha Parque Florestal, ilhota usada para estudos biológicos, Lagos como o Birdner, românticos com suas praças ao redor e uma roda gigante famosíssima, praias como a do Esquilo, de areia densa, a Lunar e a das Rochas, de características singulares, Monumentos como o da bandeira, imponente mesmo com apenas 1,75m de altura (e 7 metros de diâmetro, 3,5m de comprimento), e o obelisco da praça do Povo, gordo na base e agulhado no alto, o Governo nacional, discreto e de paredes azulejadas brancas, o Aeroporto de Tremelec, moderno e simpático, o Porto de Tremelec, apto para negócios e turismo, além, claro, da região da Pedra Mãe, o maior monolito do mundo, que fica no centro-leste da cidade.

Tupac Raymi era como os incas conheciam esta enorme pedra, quando desbravavam terra virgem. Numa terra de muitos monolitos, este se destacava pelo assombroso tamanho, e também pela sua altura e agressividade bruta de forma.Virou desde sempre um símbolo do país, junto do trevo de 4 folhas, abundante noutras regiões. Mas este monolito representa simplesmente a escolha do nome do país, e não se conhece outra de tamanho semelhante. Hoje o espaço ao seu redor é alvo de foto para cartão postal, visita de turistas, e inclusive o grande museu da história de Monolito fica ao lado da Grande Pedra. Numa extensão de 130 metros, o pé do monolito-mãe conta com um teto de vidro e uma parede tubular também de vidro, onde se viaja pela história da nação. Região de altas neblinas, a pedra vira um show, pois, iluminada e maquiada pela neblina, transforma-se numa imagem rara de tão magnânima. Muito se planeja, mas não se perfura nem se coloca nenhuma plataforma em cima ou dentro da Grande Pedra.

Em Tremelec há a Avenida Muresan, principal avenida do país, longa e receptiva a variados tipos de comercio e sede de multinacionais e empresas, e por onde se pode chegar a teatros, aos melhores restaurantes do país, e também ao espetacular complexo Princesa de Tremelec. O Princesa de Tremelec, passada as reformas em 2005 e 2006, significa o ápice da arquitetura moderna de Monolito, com um estádio, um anfiteatro, espaços multi-uso, ginásio, alojamentos, espaço empresarial e quadras de tênis, além de funcionar diariamente como um parque para passeio, pois é deslumbrantemente aconchegante, um verdadeiro clube gratuito, com lagos limpos e gramados impecáveis, e apto para receber de Mundial de Futebol a shows de rock, de seminários empresariais a festas populares. A cobertura do estádio e de pedaços do espaço do Princesa é único: é de vidro, com desenhos que lembram ondas, ou gotas, e tornam único o espaço, sendo a garantia de uma casa confortável aos clubes de futebol (e de basquete) da cidade, como Tremelec e Flor, os mais populares, além da Seleção Monólita.

Em seu extremo leste, começam as montanhas e a região de escarpas, que fazem a fronteira com Araguay ser um lugar pouco próprio para habitação, mas rico para a existência da fauna da Ilha, como os citados tigres e servais, além de mais de 50 espécies de aves e também de bisões. A arquitetura de Tremelec, que cresceu de forma um pouco desordenada, sofreu com o crescimento comercial do país, e, em meados da década de 80, foi preciso uma severa lei de urbanismo para repaginar as fachadas e os centros da cidade, infestada por propagandas já envelhecidas. O resultado disso foi o crescimento dos centros e praças tradicionais, o que tornou novamente Tremelec um ótimo lugar para se visitar nas regiões históricas, como o lago Birdner e as Praças. Não à toa, é uma cidade com crescente número de novos bares e choperias, que se aproveitam das bonitas paisagens e do clima que favorece tanto no calor, com um sol que nunca abafa, quanto no frio e na amenidade, quando geralmente a noite e a manhã contam com uma bucólica neblina.

Também no FANDOM

Wiki aleatória