FANDOM

É a edição 2008 da Taça Carlos Valderrama

Regulamento -Pré-eliminatórias: 3 confrontos entre times de Órion contra times de países piores colocados no ranking. Voncedores avançam à fase de grupos. Empate de gols, disputa por penaltys.

-Fase de grupos: 32 times, em 8 grupos de 4 times, turno e returno, classificando-se 16 para a fase final (2 de cada grupo).

-Fase Final: Os melhores campeões enfrentam os piores vices, e fazem mata-mata até a final. Decisão em casa para time de melhor campanha.

PreliminaresEditar

Jogos de ida

Los Patos(ORI) - Bogontá(STO).............3-2 LP: Madeira 34' e 82', Gudjenberg 69' BOG:Cannigia 63'e 76' árbitro: Clairto Martín (MON) CA: Assumção, Mathias, Tanque (BOG), Bombril, Rocha (LP) MOM: Madeira (LP) Estádio: Orlando Manoverdi Público: 30.450 - A retranca do Bogontá não surtiu efeito. O jogo foi aberto com ligeira vantagem para os donos da casa. Os detalhes definiram o vencedor. Jogo de volta promete.

Kineureve(PAR) - Qualtzopec(ORI)..................0-0 árbitro: Jurgen De Roenorld (ART) CA: João Silva, Bartignalia (KIN), Iverson, Ari Souza (QUAL) CV: João Silva (KIN), Iverson (QUAL) MOM: Ibradim (QUAL) Estádio: Samsung Arena Público: 44.980 -Mesmo jogando em casa, o Kineureve não conseguiu furar o bloqueio do Qualtzopec. Criou as melhores chances, colocou bola na trave e teve até gol anulado. Parou nas mãos do goleiro de Órion, o melhor em campo.

Rum Pirata(ORI) - Buffalo(MEG)................2-0 Gols: Mededeu (61´e 89´) árbitro: Jurgen De Roenorld (ART) CA: Tulipa e Orunxá (RP) MOM: Mededeu (Rum) Estádio: Municipal Orlando Manoverdi Público: 31.650 -Um resultado para os visitantes lamentarem. perderam dois gols feitos na primeira etapa, e tomaram dois gols em descuidos. Quando partia para o ataque, com Buforte no lugar de Bobenko, Mededeu teve espaço para arriscar de longe. Varsycka aceitou. O jogo foi controlado de novo, mas, no minuto final, Herzog entregou um passe nos pés de Mededeu, que marcou de novo e apagou a fraca atuação do ataque do time local.

Jogos de Volta

Bogontá 1 x 1 Los Patos Pedro Henrique 21' Madeira 44' árbitro: Oasis Jr (PAA) CA: Tanque, Cannigia, Kempes (BOG), Pixim (LP) CV: Cannigia (BOG) MOM: Madeira (LP) Estádio: Defensores del Chato Público: 36.590

Mudar o estilo de jogo não foi fácil para o Bogontá. O apoio da torcida embora alucinado, não conseguia fazer o time jogar o suficiente para reverter o resultado. Mesmo com o gol aos 21, o Bogontá soou apático na maior parte da partida. Cedeu o empate num lance duvidoso no último minuto da primeira etapa, e não teve forças para atacar e vencer na etapa final.

--- Qualtzopec 0 x 0 Kineureve – pen: 4 x 1 árbitro: Carlos Neder (MON) CA: Kleperson, Ibradim, Montezuma (QUAL), Fabrício (KIN) CV: Montezuma (QUAL) MOM: C. Pereira (QUAL) Estádio: do Sol Público: 18.095

Pênaltis: QUAL Itzá – GOL D. Lima - GOL Ari Souza - GOL Olenko – GOL

KIN Bartignalia – PRA FORA Rafael– GOL Bill – DEFESA DO GOLEIRO

-180 minutos não foram suficientes para que o zero saísse do placar. A igualdade entre as equipes de Órion e Parnapenem levou a partida para a decisão por pênaltis. Vitória dos donos da casa: 4x1. Qualtzopec na fase de grupos.

---

Buffalo - Rum Pirata.......0-1 gol: Mededeu(60´) árbitro: Evandro Tavares Neto (PAR) CA:Sluvatar, Berti (BUF) e Orunxá (RP) CV:Berti(BUF) MOM: Tulipa(Z,RP) Estádio:The Riot Act Público:39.581

-De novo, Mededeu foi o algoz, e, de novo, o Buffalo mostrou falta de malícia. caiu num nervosismo quando o jogo podia penser para o seu lado, e colocou um equilibrado jogo na lata do lixo, quando teve Berti expulso com justiça, e tomou gol em escanteio 2 minutos depois. A torcida não esperou as justificativas no vestiário, e se mostrou desapontada.

Primeira FaseEditar

Rodada 1Editar

Grupo AEditar

Porto-ART - Fernando 1980-FER................2-0 gols: Ralf of Albert 61', Tachinard 76' árbitro: Laércio Gouvêia - ORI CA: Sassafrás, Manito (FER), Moreno Atila, Smith (POR)

-Apesar do primeiro tempo equilibrado, a superioridade do Porto foi a tona na etapa final. O Fernando 1980, foi bravo enquanto teve fôlego para correr e segurar o ímpeto dos donos da casa. Entretanto, apesar dos 2 x 0, o Porto não jogou mais que o suficiente para vencer e ainda contou com a sorte no segundo gol.

Karenshikvinsk-STO - Los Patos-ORI..............1-0 gol: Titov 83' árbitro: Carlos Villarta Neder - MON CA: Pixim (LP) Lesões: Madeira (LP) – 15 dias, Bombril (LP) – 3 dias

-O clima de guerra, depois do confronto entre Los Patos e Bogontá na seletiva voltou, e com força máxima. Mesmo com a segurança reforçada, houve dificuldade em conter a empolgação dos torcedores tomesianos que exigiam uma vitória ante o time orionês. Esta saiu já no fim do jogo, de falta, para explosão da inflamada torcida do Karen, e do Bogontá.

Grupo BEditar

Humaitá-MON - Posto de Gasolina-SPE...................0-0 árbitro: Jonas Warhlberg - ART CA: Barbetto (HUM), Janco, Machado (PG) Lesões: Knorr – 7 dias

-O vice-campeão do Mundo criou uma fábula perfeita para sua estréia na Valderrama. Vinha de vitória na estréia do seu campeonato nacional, e preparara o terreno perfeito para outro triunfo. Parou na marcação dura do Posto de Gasolina que neutralizou as principais jogadas do Humaitá e se deu ao luxo de colocar uma bola na trave já no final do segundo tempo. Duvidoso, um penalty não marcado para os donos da casa, também no segundo tempo. Jogo movimentado em todos sentidos, menos no placar.

Qualtzopec-ORI - 2 de Outubro-FER...............3-1 gols QU: Pedro Itzá 9', Yuri Olenko 16' e 48' gol 2O: Rui Rei 84' árbitro: Vítor Hugo Sampaio - PAR CA: Natal, Foronin, Lesto (2OUT), C. Pereira (QUAL) CV: Natal (2OUT)

-Depois de passar em branco duas vezes na seletiva, o Qualtzopec entrou mastigando o calcanhar do 2 de Outubro. Quando os ferlandeses deram conta do que estava acontecendo, já perdiam por 2x0 e tinham de correr atrás da recuperação. Uma expulsão no final da primeira etapa brecou a iniciativa de reação dos visitantes. Um penalty mal marcado no início do segundo tempo deixou os donos da casa com 3x0 a favor e em condições de jogar em marcha lenta. O esforço do 2 de Outubro só foi recompensado aos 39 da etapa final, gol de honra, mais que justo.

Grupo CEditar

Pão de Açucar-PAA - CSKA-STO..........1-1 gols: PA: Recorte(40´) / CS: Luca(45´) HdJ:Recorte (Z,PA) árbitro:Oscar Riccardi León - MON CA: Franco, diogo(PA), Nikifokorkov, Mapa e Sanchez(CS) Estádio: Olímpico Nacional, público: 52.712

-O jogo vinha calmo, estudado, morno... e em 6 minutos, dois golaços. Recorte fez de meia-bicicleta, e Luca empatou encobrindo o goleiro. Na etapa final, a verdade é que o CSKA teve mais volume d ejogo, mais vontade, porém as chances foram poucas.

Tostebol-MEG - Rum Pirata-ORI..........2-0 gols:Drascoigne (28´ e 68´) HdJ:Thorondor(M,TO) árbitro:Cid Quartzolit - PAA CA: Galileu(T), Orunxá, Tulipa e Gonzalçez(RP) Estádio: Tostebol Arena - Público: 35.101

-Se Drascoigne marcou dois gols, quem deu o show da vitória foi Thorondor. Ele esteve onipresente em campo, e comandou um triunfo que deixou bem claro um tiem calejado diante de um time de pouca malícia. Bons ventos ao Tostebol.

Grupo DEditar

Phitoplankto-SPE - Vila Paraíso-PAR....3-0 gols: Parc(8´), Newman(33´) e McDowells(61´) HdJ: Newman(L,PH) árbitro:Clairto Martín - MON CA: Brocchi(PH), Patolino, Acioli e Gasolina(VP) CV: Acioli(VP) Estádio: Monumentale Catalo - público: 61.070

-Passeio de bola dos pedrinos. Quando Parc driblou goleiro e fez o gol, logo de cara, o jogo ficou mais leve. No fim da primeira etaá, 2x0 e a perda de 1 homem dos visitantes. Assim, os parnapenenses tiveram um segundo tempo inglório.

H.United-ART - Libra-FER...............2-2 gols: HU: Slowbergs(8´) e Faizengard(68´) LI:Pizzicato(55´) e Librelato(90´) HdJ:Baskonia(M,HU) árbitro:Evandro Tavares Neto - PAR CA: Turnier, Menaze, Van Drersden(HU) Estádio: United Of Hockhnheim - público: 21.196

-Um jogo polêmico. O HU saiu na frent eno começo do jogo e pecou por não matar a peleja na primeira etapa. O preço: tomar o empate, num gol de impedimento discutível. Ainda assim o time da casa segiu melhor e Faizengard marcou de peixinho. Vinha tudo bem, mas no minuto final, Librelato dominou balão com a mão e tocou na saída do goleiro. Todos viram, o bandeirinha viu, mas o árbitro bancou, equivocadamente, o lance.

Grupo EEditar

Fernandópolis-FER - Jaspion-MEG..........1-0 gol: Kaelly (3´) HdJ: Tarcio (M,FER) árbitro: Jurgen De Roenorld - ART CA: Maschenando(F) Estádio Municipal - público: 28.830 -Após fazer um gol relampago de carrinho, o time ferlandês ditou o ritmo de uma partida truncada. O Jaspion trocou lateral por atacante, quis o jogo, mas faltou inspiração. Um jogo ortodoxo dos donos da casa, e encorajado dos visitantes. Ganharam os ortodoxos.

D-Ball-MON - HCP-SPE.................0-0 HdJ: Belegund (Z,DBA) árbitro:Pero Vaz de Caminha - PAA CA: Fizzi, Rafa(DB). Pedrinho, Ducad, Tianno(H) Estádio Savio Jau - público: 6.811 -Jogo muito parado, catimbado, onde as bolas paradas foram as mais perigosas chances. O D-Ball insistiu muito pela esquerda, o HCP pelo alto, e o visitante fez o tempo correr com muita habilidade. azar do D-Ball, traído pelo próprio gramado e pela própria pressa.

Grupo FEditar

Eintracht-MEG - Mavêe-PAA Gols: EIN:Suker(2´), Kavlav(22´) e Angrist(78´) MAV:Arnauth (60´) HdJ: Kavlav(M,EIN) árbitro:Luiz Ortibra - FER CA:Summer, McMoon(EIN), Coquinha, Osvaldo, Hernandez(MAV) Estádio:Deushtor Arena - público: 39.809 -O atual campeão estreou-se imponente, marcando gol logo no primeiro minuto, e, depois de blitz alucinante, fazer o segundo. Mas é engano achar que foi sempre assim. Os visitantes fizeram umg rande sgeundo tempo e poderia ter empatado, em parte pela noite desastrada da zaga megathonica. Um gol de contra-ataque no fim, e o respiro aliviado. Valeu ver o Mavêe.

Wilhelmus-ART - Colinas-MON..............1-2 Gols: WIL:Jarenc(77´) COL: Rob (13´e 25´) HdJ: Rob (A,COL) árbitro:Humberto Pule - ORI CA: Stronden e Alonzo(WIL) Contusão:Conti(LD,WIL - ligamentos do joelho direito - 4 a 5 meses) Estádio: Wilhelmus de Oranje - público: 21.742 - Surpresa na Arthurslandia. Rob em noite mais que inspirada abriu vantagem com dois gols de oportunismo, e evitou que o visitante sentisse os desfalques. O Wilhelmus fez um 2 tempo inteiro de abafa, mas só fez um gol, nos minutos finais. O dia era de tanto azar para os laranjas, que Conti é uma sentidíssima baixa.

Grupo GEditar

Gregoriano-PAR 0 x 1 Arsenal-ART gol:Clyde 61' árbitro: José Castillo y Lopez - STO CA: Sarmento, Hamic (ARS), Sylas, Cacau (GRE) CV: Sylas (GRE) Estádio: Getulião Público: 57.850 pagantes

-Casa cheia em Parnapenem. Expectativa de uma grande vitória para sanar o início ruim dos times locais na Valderrama. No primeiro tempo, a esperança de vitória era notória, jogando melhor o Gregoriano desperdiçou no mínimo 3 chances claras para abrir o placar. O cansaço da etapa final e uma cabeçada certeira de Clyde calaram todo um estádio e colocaram fim a esperança.

David Baiano 3 x 2 ASP DAV: Van Der Schultz 11, Aquefa 49' e 66' ASP: Hernando 43', Minna 81' árbitro: Jerome Motard - MEG CA: Betti, Joseh (ASP), Mauro, Jaime Argoto (DB) CV: Joseh (ASP), Rinalto (DB) Estádio: Maicossuel Ferreira Capacidade: 21.175 pagantes

-Grande jogo em Pão de Açúcar. Aberto e repleto de emoções. Venceu quem teve os nervos no lugar e principalmente a melhor pontaria. Aquefa que o diga, melhor em campo e dois gols na conta.

Grupo HEditar

El Pueblo 1 x 1 C.A.F.E ELP: Lukas 18' CAF: Aldo 29' àrbitro: Olavo Von Parsltäed - ART CA: Tito Campos, Morales, Sandro, Lukas (EP), Ivair, Fernandes (CAFE) CV: Morales (EP), Ivair (CAFE) Estádio: Nacional Público: 60.246 pagantes

-Jogar contra times tomesianos tem se tornado tarefa complicada. Que o diga o Campeão do Mundo. Jogo tenso, aguerrido, com muitas faltas, muitas paralizações, e uma arbitragem deveras conivente para ambos os lados. Empate justo pelo que produziram e pelo que erraram.

Zorro 0 x 0 Suton árbitro: Julio Medaglia - FER CA: Larrazu, A.Fontes (ZO), André Laberte (SUT) Estádio: Richland Arena Público: 29.450 pagantes

-A estréia do Zorro não poderia ser pior. Apático em campo, o penta campeão megathonico fez um joguinho sonolento durante todo primeiro tempo. Pra sua sorte, o empate parecia um bom resultado para o Suton, que sem maiores problemas administrou a partida.

Copas Continentais da CONFUSA - 2008
Taça Carlos Valderrama 2008|Taça Nery Pumpido 2008
Taça James Cook 2008|Taça Linha Internacional da Data 2008|Taça dos Navegadores 2008|Copa FEMIFUS 2008|Copa COMETA 2008