FANDOM

SubFutLega
Logo sfl
Fundada
1941
País
Bandeira spedro São Pedro
Número de times
10
Qualifica para
Futbolega
Campeão Atual
San Pablo

A Sublivela Futbolega, bem mais conhecida como SubFutLega, é uma competição de clubes de São Pedro. É a segunda divisão do futebol pedrino.

História Editar

Até 1939, o campeonato pedrino era disputado no sistema de Conferências, e não havia rebaixamento. Em 1940, os maiores clubes do país exigiram que a FPF mudasse o sistema do campeonato, pois o regulamento vigente na época previa muitos jogos contra equipes demasiado fracas, e viagens um tanto desnecessárias. A Federação então aboliu as Conferências e montou a Futbolega de 1941 com dois grupos de 10 times cada. Além disso, criou a Sublivella Futbolega, que seria a Série B do futebol pedrino, dando dois times à Série A, para substituir cada um dos piores de cada grupo. Neste ano, qualquer time que não disputasse a Futbolega podia se inscrever na SubFutLega, o que deixou o número de times muito inxado: 122.

A competição do ano de 1941 serviu de classificatória para a do ano seguinte. Os 8 melhores que não subiram em 1941 e mais os dois que caíram da Futbolega disputaram a SubFutLega de 1942. Era previsto que o número de times continuasse nesses 10, mas, com o passar dos anos, o número de times variou muito: foram 8, 20, 12 e até 4 times em 1944.

Em 1950, a Futbolega passou a ser disputada sem grupos, e sim por 16 times em pontos corridos, e rebaixava apenas um time para a série B. A partir desse ano, a SubFutLega começou a era dos 2 grupos de 6 times, que se enfrentavam em ida e volta, e os campeões de cada grupo se enfrentavam depois para decidir quem subia. Esse foi um dos regulamentos que durou mais tempo: de 1950 a 1959. A partir de 1960, começou a era dos dois turnos em pontos corridos: em 1960, foram de novo 4 times; de 1961 a 1963 foram 9 e em 1964 e 1965 foram 10. Em 1966 e 1967 não houve competição. Em 1968, foram 11 times, e esse formato durou até 2004.

Em 2004, o presidente da FPF, Gioseppe Landio, mudou o formato das duas divisões do futebol pedrino; criando 4 novas divisões com 30 times cada. Os 16 da série A e os 11 da série B de 2004 foram remanejados de acordo com um critério incompreensível, sendo misturados com times que, no ano anterior, não disputavam sequer campeonatos regionais. A Divisão B, que substituiu a SubFutLega, conquistada pelo Occeano - o time do coração de Landio, como se soube depois - após 13 dos 30 times desistirem da disputa. Em 2005, Landio foi demitido e a SubFutLega passou a ter 2 grupos de 4 times até 2010, quando passou a ter 8 times jogando em pontos corridos. Em 2006, a SubFutLega voltou a classificar dois times para a série A, após passar 55 anos enviando apenas um.

Edições Editar

Em construção

Também no FANDOM

Wiki aleatória