FANDOM

Futbolniy Klub Spartak Kazavosi

Nome Spartak Kazavosi
Alcunha Spartaki
Fundação 1970
Localização Kazavosa (SV)
Estádio Grand Tolstoi
Capacidade 35 mil lugares
Patrocínio HomeOffice
Material Esportivo Adidas
Títulos

Elitteliha (2008)

Yggdrasil Kup (2010)

Competições 2014 Elitteliha
Yggdrasil Kup
Uniformes 2014
Spartak3 copy

Uniforme 1 Spartak

Spartak2 copy

Uniforme 2 Spartak

Spartak-escudo

Escudo Spartak

O Spartak é um clube da cidade de Kazavosa, capital de Drazhia . Fundada em 1970, a equipe sempre representou as camadas populares da nova capital do país, e foi uma das principais equipes nos Metropolitanos da capital. Nunca sofreu rebaixamento, mas está na seca de títulos importantes a quatro anos, desde o título da Yggdrasil . Já levantou a Taça Asgard uma vez, em 2008.

HistóriaEditar

Fundado quatro meses após a capital, o Spartak foi um dos caminhos naturais da ORK (Organização de Trabalhadores de Kazanovka), visto que um dos principais passatempos dos operários que construíram a cidade eram as peladas (de futebol) nos canteiros de obra. A fundação do Kazanovka pouco após a da cidade (e o início da política “futebol pra russo ver”) fora o estopim para nascer da ORK um clube popular, em que aqueles obreiros poderiam jogar. Sempre “na casa do adversário” (mesmo que alguns jogadores tivessem trabalhado na construção do estádio), o FORK por muitas vezes calou a multidão de soviéticos e membros do governo e ganhou o apelido de Spartaki. A alcunha virou nome em 1982, num dos períodos de maior equilíbrio do clássico da capital. Em 85, Salazar finalizou a construção do Grand Tolstoi, estádio público para os clubes populares da capital. Foi uma das equipes a fundar o BigDrazhi , e por conta da má participação na última edição em 2002, ficou fora da primeira Elitte em 2003 – mas com o vice-campeonato da Balder deste ano em 2004 já estava a disputar o primeiro escalão nacional. Levantou o Troféu Asgard em 2008 e nunca sofreu rebaixamento.

RivalidadesEditar

A própria criação do Spartak (ainda FORK), teve como uma de suas origens a rivalidade com o Kazanovka, clube da elite política de Drazhia. Muitos dos primeiros atletas do FORK estiveram presentes inclusive na construção do estádio do rival. Com o crescimento do futebol no país, outros clubes se tornaram notáveis e novas rivalidades nasceram: o Bakhta, time dos russos balkianos; e o Slavia, time da elite política de Molovka.

Galeria de HonraEditar

Confira as participações do Spartak Kazavosi nas competições nacionais desde a profissionalização do Futebol em Drazhia.

Legenda: Promovido / Rebaixado

Temporada Posição Competição
2003 Balder Kup
2004 Elitteliha
2005 Elitteliha
2006 Elitteliha
2007 Elitteliha
2008 Elitteliha
2009 12º Elitteliha
2010 Elitteliha
2011 Elitteliha
2012 Elitteliha
2013 Elitteliha
2014

UniformesEditar

Uniforme Titular: Camisa vermelha com uma faixa branca no peito, calção branco e meião vermelho, no mesmo tom da camisa.

Uniforme Reserva: Camisa preta com uma faixa vermelha no peito, calção preto e meião branco.

Transferências 2014Editar

Vadik Maksim (DE) - Lokomotiv K. -> Spartak K.

Perspectiva 2014Editar

O último time da capital a ser campeão nacional mostra evolução no seu futebol a cada ano após o susto de 2009, quando quase teve o desgosto de ser rebaixado no ano seguinte ao título. Os meias Davidyan e Mikhailov se mostram cada vez mais entrosados e o pelotão de fuzilamento Shura e Zakharia foram fundamentais na 3ª posição de 2013. Chegou apenas Vadik Maksim, lateral esquerdo seguro do Lokomotiv, para garantir que Pasternak jogue apenas como zagueiro, sem precisar cobrir subidas indevidas dos laterais.
(Fonte: The Mercury Elitteguide 2014)

Elenco AtualEditar

Goleiros Defensores Meiocampistas Atacantes
1 Mitrofan Petianov 26 Benedikt Pasternak (C) 8 Milen Yanov [BUL] 9 Shura Varfolomei
21 Avedis Abdul 5 Isaak Pavlovic 4 Bozidar Bogdanovic [SRB] 7 Ilya Zakharia
3 Feodor Yakov 11 Matvei Davidyan 18 Sevastian Luka
6 Vadik Maksim 10 Nika Mikhailov 19 Kliment Dimitar
12 Valeri Yulian 14 Ruslan Ermolai 17 Andrei Titov
13 Niko Apostolov 15 Tamaz Asbjorn 20 Momchil Nazariy
16 Petya Harapiev

Também no FANDOM

Wiki aleatória