FANDOM

REPUBLIC OF SARGASSY
Bandeira da Sargassia.png
Motto
Anthem:
Location:
Mapa Localização Sargassy.png
Map:
Mapa da Sargassia.png
Capital (and largest city): Arches
Official language(s): None at federal level
National language(s): English
Vernacular language(s): None
Demonym: Sargassian
Government: Presidential Republic
President: Warren Gartland (2010-2014)

Independence: From the Outside a Place Declared: 12 february 1980  Recognized: 11 august 1983

Area
Population (2014)
Density
HDI (2014): 0,772 (High)
Life expectancy: 70,3
Infant Mortality: 13/1000births
Literacy: 96,2%
Currency: Sarga
Time Zone: UTC -4
Internet TLD: .sar

Sargassia (Sargassy, em inglês), oficialmente República da Sargassia (Republic of Sargassy, em inglês) é um país insular localizado na zona culminante do Mar de Sargaços, no Oceano Atlântico. A nação consiste na ilha principal da Sargassia e duas ilhas menores, além de várias ilhotas. A Sargassia é cortada ao meio pelo Meridiano 60º à Oeste, entre o Paralelo 30º ao Norte e o Trópico de Câncer, à direita do Triângulo das Bermudas. O seu vizinho mais próximo é a Bermuda, à noroeste. Arches é a capital e maior cidade do país, seguida por Red Alleys, Ballantyne e Belscich. A Sargassia está inserida no cinturão de furacões e sujeita à frequente mau tempo.

HistóriaEditar

Uma cronologia dos eventos chaves

A Sargassia foi descoberta por Cristóvão Colombo, em 1492, que declarou as ilhas aparentemente desabitadas para o Império Espanhol. Apesar de duas incursões às ilhas, Colombo nunca desembarcou na Sargassia, pois não encontrou um caminho seguro para cruzar os perigosos rochedos e recifes ao redor dela. 

A Sargassia permaneceu abandonada durante o século XVI e parte do século XVII servindo de importante refúgio de piratas e escravos provenientes das ilhas do Caribe. Em 1648, colonos britânicos da Bermuda, contrários à Coroa Britânica, foram empurrados para as Bahamas e à Sargassia. Em 1653, estabeleceu-se o primeiro assentamento permanente na Sargassia, Wild Nights, fundado por esses colonos. 

Em 1718, a Coroa Britânica apertou o cerco contra a pirataria, colonizou as Bahamas e à Sargassia, adotou dura política escravista nas Bahamas, mas manteve a Sargassia praticamente intocada devido ao difícil acesso e à natureza erma e hostil das ilhas, embora tenha reforçado o policiamento marítimo em suas redondezas. A Sargassia permaneceu pouco explorada durante os séculos XVIII e XIX

Em 1917, Outside a Place dominou a Sargassia durante a guerra da Independência outsider frente ao Reino Unido. Depois da guerra, a Sargassia permaneceu como território outsider. 

A Sargassia foi povoada principalmente nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, quando Outside a Place recebeu centenas de comboios de imigrantes europeus e sofreu um estouro populacional. Outside a Place adotou uma política de distribuição de parte desses imigrantes para a Sargassia. 

Em 1980, a Sargassia declarou Independência e Guerra à Outside a Place. Desde o estouro populacional nos anos 40 a população sargassiana planejava a reivindicação da Independência.

Em 1981, em meio à Guerra da Independência, um vulcão entrou em erupção em Outside a Place, as comunidades de Asquith e Verza foram abandonadas e destruídas pela lava. Em 1982, comunidades do leste outsider foram inundadas após furacão. Outside a Place preocupava-se com remanejamentos internos consequentes dos desastres naturais enquanto a Sargassia atacava. Em 1983, a Sargassia venceu a Guerra. Outside a Place recolheu suas tropas e reconheceu a Independência sargassiana. A Sargassia independente adotou o regime presidencialista. Nas eleições de 1984, o Free National Movement (FNM) obteve maioria e elegeu o primeiro presidente do país, William Carver.

Em 1985, a Sargassia iniciou obras de ampliação de abrigos subterrâneos anti-bombas e anti-furacões. Em 1989, iniciou obras de limpeza, reconstrução e restauração das comunidades afetadas pelas Guerras.

Em 1996, foi oficializada a cartografia sargassiana. Em 1997, a Sargassia fixou relações diplomáticas com os países vizinhos do Caribe e América Central. Em 1998, a Sargassia tornou-se membro da Federação das Índias Ocidentais.

Em 2001, iniciou-se a construção da malha ferroviária sargassiana, responsável pela ligação das comunidades por todo país. Em 2004, a Sargassia sofreu impacto direto de forte furacão, o que testou com sucesso a reforma dos abrigos subterrâneos. Em 2007, foi criado o primeiro parque eólico do país. 

Em 2013, a Sargassia apoiou Albescentlands na Guerra da Independência contra Outside a Place.

Etimologia

O topônimo "Sargassia" foi adotado pelo país por iniciativa do naturalista inglês John Hyde (que deu nome à maior ilha de Albescentlands). Quando era tripulante da corveta Vulture III, Hyde viajou por muito tempo pelo Oceano Atlântico realizando pesquisas científicas para servir de fonte para seus livros de anatomia e taxonomia de mamíferos e pássaros. A origem etimológica do termo: a palavra Sargaço (Sargasso, em inglês), mais o sufixo "ia", da mesma forma que ocorre com outros topônimos, tal como Germânia (Germany, em inglês). 

Bandeira

O azul refere-se ao mar. O castanho, ao sargaço. O dragão marinho rememora a carranca da corveta Sea Dragon, que levou os primeiros colonos da Bermuda à Sargassia. O dragão tornou-se símbolo do país, pois acreditava-se que a carranca do Sea Dragon defendeu os colonos dos espíritos e demônios noturnos que segundo a lenda habitavam a Sargassia. 

Curiosidades

Wild Nights, primeira cidade do país, recebeu esse nome devido aos gritos estridentes das aves tropicais e barulhos amedrontadores de javalis e outros animais selvagens à noite, que originaram lendas sobre espíritos e demônios perambulando pelas noites sargassianas. Essas lendas povoaram o imaginário popular através dos séculos e tornaram-se a principal manifestação cultural no país até a atualidade. 

No século XVII, os colonos residentes em Wild Nights encomendaram uma estátua de mármore marrom, que reproduzisse a carranca da corveta Sea Dragon, para ser colocada na praça central da cidade. Como protesto por não ter recebido a quantia combinada pela obra, o artista entregou-a com o corpo esculpido em mármore marrom e a face em mármore negro.

Futebol

A Sargassia fundou sua Confederação de futebol em 1992, a Sargassian Soccer Association (SSA), e profissionalizou sua liga principal em 1993, a Sargassian League (SL). Em 2014 será a 21ª edição da Liga, cujo maior campeão é o British Sporting, com 8 títulos.

Subdivisões (em construção)

Mapa da Sargassia.png

Também no FANDOM

Wiki aleatória