FANDOM

San Theodoros
República de San Theodoros
San Theodoros
SanTheodoros
Gentílico theodorosiano
Capital Las Dopicos
Maior Cidade Las Dopicos
Língua Oficial Espanhol
Governo:

- Presidente

República presidencialista

Ramón Zárate Alcazar

Independência

- Declarada

da Espanha

8 de setembro de 1812

Fuso Horário GMT - 4
Área Total 31.720 km²
População (2009) 4.346.122 hab.
Moeda Peso theodorosiano
Código (País) STH

San Theodoros é um país localizado entre o Peru e a Bolívia, próximo ao Lago Titicaca. Apesar da extensão limitada, seu território compreende uma porção da Floresta Amazônica e vai até a Cordilheira dos Andes, proporcionando uma imensa diferença de relevo entre o norte e o sul do país, bem como uma grande amplitude térmica e elevada biodiversidade.

Os primeiros ocupantes do território foram os povos indígenas arumbayas e bíbaros. Há controvérsia entre os especialistas sobre o período da chegada destes povos na região. A hipótese mais aceita é que os arumbayas criaram as primeiras aldeias entre 1000 e 800 a.C., na região da floresta, o que leva a crer que sua origem está nos troncos indígenas do coração do continente. Os bíbaros se estabeleceram nas terras mais altas por volta de 500 a.C., provavelmente como grupos que se dissociaram de outros povos andinos. Dedicados à agricultura e extrativismo, estes povos tiveram um período relativamente próximo na virada do primeiro milênio, ajudados pelo isolamento geográfico. Entretanto, os bíbaros foram assimilados pelo império inca por volta de 1400 d.C. e os arumbayas sofreram diversas tentativas de conquista, resistindo em meio à decadência econômica.

A chegada dos espanhóis em 1539 significou o fim do domínio inca, trazendo junto uma nova era de conquista estrangeira. As guerras com os conquistadores e as epidemias trazidas pelos europeus dizimaram as populações locais. Os bíbaros praticamente foram extintos após a conquista de sua capital, Tenuzco, que viria a se tornar um importante centro minerador para a colônia. Os arumbayas conseguiram resistir por mais tempo, mais bem organizados e residindo em regiões menos interessantes para os espanhóis. Eles acabaram se misturando à nova população local e até hoje constituem grande parte dos residentes do país.

A capital Nuestra Señora de Las Dópicos, ou apenas Las Dopicos, foi fundada em 1539 pelos espanhóis. A economia da colônia era baseada na extração de ouro e prata, além da produção de ervas locais. Longe das ocupações mais relevantes como a Colômbia ou o Rio da Prata, a colônia de San Theodoros passou por três séculos de relativa tranquilidade até as guerras napoleônicas na Europa. O desmantelamento da América Espanhola proporcionou a chance de independência para várias nações. Enquanto Simón Bolívar e San Martín lideravam movimentos de libertação na colônia, o general José Olivaro, membro da elite criolla de San Theodoros viu a situação como uma chance de consolidar o poder na região e declarou unilateralmente a independência de San Theodoros, ignorando qualquer plano de unificação com as colônias vizinhas.

Olivaro enfrentou a oposição da metrópole a princípio, mas com um exército coeso e vantagem ao defender áreas de difícil acesso na montanha e no meio da floresta não foi difícil afastar os espanhóis que tinham muito mais a perder nas colônias maiores. Depois de consolidadas as independências dos demais países, o general Olivaro recusou-se a ceder às pressões de Peru e Bolívia e seguiu empregando força militar para defender seu controle sobre San Theodoros.

A morte de Olivaro em 1840 levou o país ao caos. Diversas facções ligadas à elite agrícola lutaram pelo poder em sucessivos golpes de estado. A união nacional só foi restabelecida em 1937, quando a Bolívia invadiu a região do Gran Chapo, próxima à cidade de Crevaisón, provocando um sangrento episódio conhecido como Guerra do Chapo. A ocupação boliviana na área durou até 1950, quando as Nações Unidas determinaram que a região fosse desmilitarizada e dividida entre os dois países. Até hoje, o Gran Chapo é uma fronteira em disputa.

A instabilidade retornou na segunda metade do século. Um jovem general, Alcazar Tapioca, subiu ao poder ao comandar um novo golpe contra um governo de esquerda em 1960, apoiado pelos Estados Unidos. Tapioca ficou conhecido por impor limitações às liberdades civis dos theodorosianos e levar o país a uma abertura econômica sem precedentes, propagando uma ideologia liberal neste campo. Com isso, as desigualdades sociais aumentaram cada vez mais. A insatisfação levou a vários conflitos, que culminaram no surgimento dos guerrilheiros conhecidos como Pícaros. Liderados por Ramón Zárate Alcazar, eles tentaram sem sucesso derrubar o governo Tapioca por 16 anos, com suporte tímido da União Soviética. Em fevereiro de 1976, eles obtiveram sucesso em uma ação furtiva, penetrando na capital durante o carnaval com fantasias. Eles cercaram o Selinto Catayente, o palácio presidencial, e capturaram Tapioca vivo. O general Alcazar assumiu o poder.

Tapioca foi julgado e expatriado, sendo mandado para a Escócia Austral com ajuda dos Estados Unidos. O novo governo foi reconhecido relutantemente pelas potências ocidentais. Apesar do verniz comunista, o governo Alcazar pouco mudou o país. Após um ímpeto reformador no início, a influência das elites locais e a pressão externa levaram o presidente a abandonar seus projetos iniciais depois de alguns anos. Apesar disso, o apelo popular de Alcazar e a lealdade do exército contribuíram para que ele mantivesse o poder até os dias atuais.

Hoje, San Theodoros segue apresentando uma economia primário-exportadora frágil e dependente, com graves problemas sociais e forte concentração de renda. Las Dopicos sofre com problemas de macrocefalia urbana causados pelo êxodo rural na década de 90. O governo Alcazar não abandonou oficialmente a postura esquerdista, mas na prática suas ações vão na direção oposta, mesclando interesses das camadas mais elevadas com ações populistas que garantem o prestígio com as massas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória