FANDOM

San Pablo
Spablo.PNG
Nome completo San Pablo Fútbol Club
Cidade San Juan de Montezuma
Estádio Hestalla
Capacidade 40.000 pessoas
Fundado 09/01/1900
Liga Atual SubFutLega

O San Pablo, conhecido no Brasil como San Juan devido a uma informação errônea dada por um treinador brasileiro, é um clube de futebol de São Pedro da cidade de San Juan de Montezuma. O clube é conhecido por sua grande e fanática torcida, a terceira maior do país, segundo a revista esportiva L'Bolla.

Foi fundado em 1900, por oito sócios de uma pequena montadora de objetos de madeira, a Mogno i Magno. Conseguiu alguns resultados expressivos, como derrotar o poderoso Hurr em 1912, ano em que o time do Xinghu perdeu apenas esse jogo. Nos anos seguintes, altos e baixos, até a conquista da primeira Copa São Pedro, em 1921. Repetiu o feito em 1928, e ficou 12 anos sem títulos até que ganhou em 1940 sua primeira Futbolega. Conquistou a torcida do país inteiro, lotando seu sempre moderno estádio Hestalla.

Em 1933, o técnico brasileiro Franco Leiva fo convidado para treinar o time. Franco nunca tinha viajado para São Pedro, e chegou à cidade de San Juan de Montezuma sem saber sequer o nome do time que treinaria. O negócio com os donos do San Pablo não deu certo, e, ao voltar para o Brasil, Franco pensava que o nome do time era o mesmo da cidade, San Juan. Assim ficou conhecido o clube no Brasil, até 1950, quando o San Pablo excursionou por Porto Alegre, e o nome verdadeiro do clube ficou claro para os brasileiros.

TítulosEditar

Futbolega194019721977
Copa São Pedro192119281940195219771991
Copa dos Campeões19771991
Lega San Juan199920052007

Também no FANDOM

Wiki aleatória