FANDOM

A República de Leopardo, ou Período Leopardino, consiste nos anos de gestão de Elias Leopardo.

República de Leopardo (1866-1882)
Evento Data Motivo
Início 15 de abril de 1866 Posse do presidente Elias Leopardo
Fim 20 de outubro de 1882 Assassinato do presidente
Presidentes
Presidente Como iniciou Como encerrou
Elias Leopardo (Conservadores) 1866, por eleição 1872, por eleição
Elias Leopardo (Conservadores) 1878, por eleição 1882, assassinado
Legados e Opiniões
Positivos Criação de cursos de Medicina e hospitais, melhoria de infraestrutura de transportes e saneamento, relativa estabilidade econômica
Negativos Autoritarismo, arbitrariedade, intransigência, controle violento, desencorajamento de liberdades individuais

Eleição e ConstituiçãoEditar

Nas eleições de 1866, os Conservadores estavam muito fortes e contavam com o argumento de nunca terem eleito presidente. O argumento foi forte, pois os eleitores já estavam cansados dos governos meramente razoáveis dos outros vetores políticos. Assim, ganhou o pleito o conservador Elias F. Leopardo. Militar influente, foi o nome de consenso dos Conservadores para a eleição.

Leopardo aprovou, no primeiro ano de gestão, uma Constituição que ampliava os poderes do presidente e também o mandato, para seis anos, a valer ainda no governo em curso. Denominada Leopardina, foi considerada um retrocesso pela oposição.

Primeira gestãoEditar

Leopardo era implacável. Sempre reagiu duramente às ações dos oposicionistas e já no segundo ano de mandato foi acusado informalmente de ameaçar membros do Parlamento. Não aceitava propostas de Moderados ou Liberais e mostrou cedo seu perfil controlador. Há que se considerar, contudo, que foi o primeiro presidente a realmente trabalhar pela saúde, com a "importação" de médicos, o fomento da formação em Medicina na Pantécia e a fundação das Santas Casas de Bonfim e Mendoza. Também realizou grandes obras, como a reconstrução do porto de Porto Fundo, a melhoria de rodovias e de estruturas urbanas. Leopardo acabou reeleito.

Segunda gestãoEditar

A segunda administração foi mais dura que a primeira, com um maior controle social e postura radicalmente controladora de Leopardo no seu quadro; o presidente centralizava as decisões e não admitia que ninguém em sua gestão fosse contra ele. O único setor sobre o qual não tinha controle era o Parlamento, e com ele travava renhidas batalhas, bate-bocas, guerras legislativas.

O risco de uma oposição popular, entretanto, era pequeno. Apesar de a população sentir na pele uma gestão mais rígida, onde as autoridades usavam da violência para manter o controle social, caracterizando uma postura comum em ditaduras, as constantes obras protagonizadas por Leopardo e a lenta melhoria das condições de vida compensavam as mazelas, para muitos, ou eram um "cala-boca" que aplacava os ânimos, para outros.

O presidente tinha bons relacionamentos com boa parte das elites, o que foi decisivo na eleição seguinte. A obscuridade em que o povo ainda era mantido e o cabresto eleitoral muito mais comum na época levaram Elias Leopardo a uma terceira gestão.

Terceira gestão e morteEditar

Juntamente com uma postura feroz das oposições, alguns grupos organizados tentaram desestabilizar o país a fim de derrubar Leopardo. Não deram um golpe, mas algum efeito se fez sentir; a administração começou a rachar, com figurões mudando de lado, brigas pela preferência do presidente e traições. Enquanto isso, uma parcela da sociedade parecia finalmente estar cansando de doze anos de linha-dura e as oposições atrapalhavam como podiam a vida de Leopardo no Parlamento.

A instabilidade durou mais de dois anos, durante os quais o governo mostrava sinais de declínio, mas continuava garantido pelo controle dos militares e pelas amizades que Leopardo ainda tinha com algumas elites. Entretanto, em outubro de 1882, o presidente foi encontrado morto em seu quarto, com marcas de facadas, na residência oficial. O assassino nunca foi descoberto.