FANDOM

Provences (CDF)

Fundação 2003
País Drazhia (DRZ)
Equipes 63 equipes
Classifica para Balder Kup (8)
SuperDrazhi Kup (4)
Rebaixamento 1 ou 2 vagas
Período Maio a Agosto

Os Provences são o terceiro escalão do futebol profissional em Drazhia. O formato atual é disputado por 63 equipes, divididas regionalmente de acordo com suas províncias, e está em vigor desde 2003, quando foram oficializados. Desde sua origem, os torneios Provences são a fase classificatória para a Balder Kup, a Copa do Acesso, que hoje garante vaga na Confferenza do ano seguinte.

RegulamentoEditar

Desde 2007

Torneios regionais de terceiro escalão disputado por 63 equipes divididas em grupos regionais (de 6, 9 ou 12 equipes). Os campeões de cada torneio, além do vice-campeão de Ishberia, conseguem vaga para a Balder Kup, torneio que dá acesso a segunda divisão nacional. Até este ano, a Balder era classificatória para a Elitte, logo os Provences eram o segundo escalão do futebol profissional de Drazhia. Os critérios de desempate são SG, GP, V, CV e CA. Nas fases finais, estes critérios são os mesmos da primeira fase (gol fora não conta). A partir deste ano também passaram a ser disputados os Troféus de Provence, disputados entre os campeões dos Provences da mesma Federação, que definem de fato os Campeões Provences da temporada.

Torneio com 6 equipes (Valkyre): 2 grupos de 3 equipes. Jogos de ida e volta sem distinções de sorteio. Classifica-se para a final o melhor colocado geral; o 2º e 3º colocados disputam uma semifinal, em jogo único. A final também é disputada em jogo único, na casa do 1º colocado geral. Em caso de empate, prorrogação e penalties. São rebaixados os dois piores colocados gerais. Serão promovidas do Futebol Inferior as equipes com melhor desempenho na Yggdrasil.

Torneio com 9 equipes (Penarth, York, Fjelbystad, Belkha e Braetia): 3 grupos de 3 equipes. Jogos de ida e volta sem distinções no sorteio. Classificam-se os primeiros colocados e o segundo melhor. Disputam Semifinais de jogo único na casa de quem tiver obtido a melhor colocação na classificação geral. A regra para o mandante é a mesma para a Final. Nas semifinais, em caso de empate, o jogo segue para os penalties, sem prorrogação. A Final tem prorrogação e penalties. Braetia e Penarth possuem 1 vaga de rebaixamento, sendo ele o pior colocado geral. Os demais Provences são 2 vagas de rebaixamento, sendo os dois piores colocados gerais. Serão promovidas do Futebol Inferior as equipes com melhor desempenho na Yggdrasil.

Torneio com 12 equipes (Ishberia): 4 grupos de 3 equipes. Jogos de ida e volta sem distinções no sorteio. Classificam-se os primeiros colocados, enfrentam-se em Semifinais de jogo único na casa do melhor colocado na classificação geral. A regra para o mandante é a mesma para a Final. Nas semifinais, em caso de empate, o jogo segue para os penalties, sem prorrogação. A Final tem prorrogação e penalties. O clube rebaixado será o de pior colocação geral.

2012

Durante este ano foi realizada uma Balder Kup experimental com 14 equipes, pois haveriam 3 vagas para a Confferenza - isto significou que nesta temporada todos os campeões e vice-campeões dos torneios Provences estariam aptos a disputa-la. A fórmula não foi bem sucedida e a partir do ano seguinte o formato anterior de 8 equipes foi reincorporado.

2006

Este foi o único ano em que a Balder Kup foi disputada nos moldes atuais (8 equipes) e garantindo acesso à Elitteliha. Nesta temporada também, outros vice-campeões Provences garantiram vaga para a Confferenza, que seria disputada pela primeira vez no ano seguinte.

2003 a 2005

Os Provences davam acesso a 9 equipes a Balder Kup nestes anos. Além dos sete campeões Provences, também participavam da competição os vice-campeões de Belkha e Ishberia. Na época, a Balder dava acesso a Elitteliha.

TorneiosEditar

- York (Nordyork e Sudyork) e Penarth são os Provences de Anglania. Os vencedores de cada um se enfrentam no Troféu Nidhogg, e a partir de 2015 o campeão terá direito a disputar a SuperDrazhi Kup.

- Valkyre e Fjelbystad (Fjelby e Dynestad) são os Provences de Scavia. Os vencedores de cada um se enfrentam no Troféu Brunnhilde, e a partir de 2015 o campeão terá direito a disputar a SuperDrazhi Kup.

- Belkha e Braetia (Bratia e Gretia) são os Provences de Sovietia. Os vencedores de cada um se enfrentam no Troféu Nibelungus,e a partir de 2015 o campeão terá direito a disputar a SuperDrazhi Kup.

- Ishberia (Ishberi e Icebadia) é o Provence de Ishberia. O vencedor tem direito ao Troféu Fenrir e a partir de 2015 de disputar a SuperDrazhi Kup.

Galeria de HonraEditar

Os Troféus Provences são disputados desde 2007, entre os campeões dos torneios Provences das mesmas regiões que não estão a competir nas ligas nacionais. Para consultar os campeões dos torneios Provences (fases de grupo e finais), consulte a página de cada uma, especificamente.

Ano Nidhogg Brunnhilde Nibelungus Fenrir
2007 Mullford FC IFK Stavarn FK Volga NK Gloria
2008 West Oak FC Gerifreki FC Lokomotiv Molovka Norki Warlocks
2009 West Oak FC Bohemians BK Kochevnikis FC Onkamaa
2010 Lynch Rangers Bohemians BK Kochevnikis AK Alaranta
2011 Berwyn United Gerifreki FC NK Linich Chadvak Monarchs
2012 Berwyn United Bohemians BK CSKA Travna Norki Warlocks
2013 Lynch Albion Folkenborg BK Rapid Inneaievo Wakapatu FC
2014 Wolffield City Folkenborg BK Kochevnikis Wakapatu FC
2015

CoberturaEditar

Transmissão

Atualmente, cada Federação é responsável por negociar os direitos de transmissão dos torneios Provences. Os jogos normalmente são transmitidos na programação da SuperSport (canal 11) e Sports+ (canal 12). Quando não há acordo entre o número de jogos que ocorrem no dia e os horários possíveis para transmissão, canais especiais na TV aberta funcionam especialmente no horário dos jogos (como o 14, e do 16 até o 20).

Os jogos dos Provences são sempre as Quintas, podendo em casos excepcionais ocorrer às Segundas ou Quartas.

Artigos RelacionadosEditar

Futebol em Drazhia
Provences 2014
Elitteliha
Confferenza

Também no FANDOM

Wiki aleatória