FANDOM

Phitoplankto escudoPihto uni
Nome completo Phitoplankto Futbol Club
Cidade Cidade de Phitoplankto
Estádio Munumentale Catalo
Capacidade 90.000 pessoas
Fundado 05/02/1904
Liga Atual Futbolega

O Phitoplankto é um dos mais bem sucedidos clubes de futebol de São Pedro. Foi fundado em 1904 e detém 11 títulos da Futbolega, além da vários da Copa São Pedro. É o único time pedrino a conquistar um título internacional na CONFUSA, a Taça FEASCO Nery Pumpido 2011. É conhecido de Squadra Royal, por causa da coroa no escudo do time e dos muitos títulos conquistados.

Foi fundado a partir da fusão do Phitoplankto Yatch Club e a Associazione Sportiva Pankabarud, que eram dirigidos pelos irmãos Jaezi e Dazi Rimolari (L'Fratelli Millonetes, os irmãos milionários). Os dois irmãos organizavam campeonatos amadores de futebol nos bairros da cidade e recrutavam os melhores jogadores para defenderem o verde e azul do Phitoplankto FC em competições profissionais. Em pouco tempo, o time já havia conseguido vários títulos, e se firmou como um dos melhores do país.

Tem a maior torcida do país, segundo pesquisa feita pela revista L'Bolla.

O time viveu sua era de ouro nas décadas de 1950 e 1960, quando tinha um esquadrão de craques. Na década de 1970, o time passou por crises administrativas e não conquistou muitos títulos durante essa década, e apenas um título nos anos 1980.

Com o início dos anos 90, a administração do clube caiu nas mãos de Bento Alvarenga, que reestruturou as categorias de base e as finanças do Phitoplankto, buscando conquistas a médio prazo. O planejado deu frutos, começando com o título da Lega Mawson 1996. A partir do começo do século XXI, o time voltou aos tempos de supremacia, conquistando quase todos os campeonatos em que participava. Sob o comando do técnico Mauricio de Viera, revelando craques como Intentona e Yzastrè, figurou como um dos maiores esquadrões de todos os tempos em São Pedro.

Em 2010, o técnico Mauricio de Viera demitiu-se do clube alegando incompatibilidade com a nova presidência. Junto com ele, saíram grandes nomes do elenco, entre eles Intentona, o maior craque da história recente de São Pedro. O clube, com finanças modestas, refez o elenco, ao redor do qual girava uma grande desconfiança. Porém o elenco surpreendeu, conseguiu uma boa colocação na Futbolega 2011 e o título da Taça Nery Pumpido do mesmo ano.

TítulosEditar

Futbolega195219531958196519661970197820012004200520072009
Copa São Pedro195319782000200120022008
Copa dos Campeões1985200120062007
Taça FEASCO Nery Pumpido2011

Também no FANDOM

Wiki aleatória