FANDOM

Período Rigobertino é o nome dado à gestão do presidente Rigoberto Enero na Pantécia, que durou de 1924 a 1935.

Primeiro mandato: Constituição e reforma partidáriaEditar

Durante os primeiros meses de governo, Enero empenhou-se em criar uma Assembleia Constituinte a fim de promulgar uma nova Carta para a Pantécia. Assim foi feito, e, no fim de 1924, entrou em vigor uma nova Constituição, mais detalhada, clara, que garantia um leque maior de direitos individuais para os pantecianos, e, até hoje, é bem analisada; algumas passagens hoje incabíveis, como alguns privilégios para o marido e para o pai no tocante a casamento e relação com os filhos são encaradas como algo originado da lógica social da época, onde a sociedade era naturalmente mais conservadora que nos dias de hoje.

Também, não sem alguma resistência, Enero, alegando a "necessidade de renovação do cenário político", levou a cabo uma reforma partidária completa. Todas as legendas foram extintas e as que viessem a ser criadas se submeteriam a novas regras. Assim, surgiram o Partido Comunista, o Partido Trabalhista, a Frente da Renovação Democrática e o Partido Conservador. Enero abrigou-se na FRD, que contava com muitos dos antigos "moderados".

No mais, a primeira gestão de Enero foi de conciliação e avanços lentos, porém seguros. As profundas reformas no país, aliadas ao carisma do presidente, conduziram-no à reeleição, derrotando três adversários.

Segundo mandato: trabalhismoEditar

Na segunda gestão, Enero manteve estável a política internacional, conseguiu discretos avanços na área de saúde, educação e infraestrutura, a economia permaneceu em quadro razoável, mas o grande diferencial foi a inclinação para o trabalhismo. Rigoberto Enero propôs, ao longo do tempo, legislações que garantiram direitos para o trabalhador, que, até então, era quase que totalmente desamparado. Além disso, criou o salário mínimo e aumentou ano a ano seu valor; em 1931, por fim, a cereja do bolo: foi criado o Seguro Social Panteciano, que garantiria aposentadorias aos trabalhadores. O sistema tinha piso e teto de contribuições que poderiam ser mensais, bimestrais, trimestrais, quadrimestrais ou semestrais; pagaria a aposentadoria proporcional à contribuição após 25 anos de serviço.

Os avanços conquistaram o apoio da classe trabalhadora e do Partido Trabalhista, que, nas eleições seguintes, preferiu não lançar candidato e formar coligação com a FRD. Não é preciso dizer que Enero venceu facilmente o pleito.

Também no FANDOM

Wiki aleatória