FANDOM



Paertsz cityflag Paertsz coat
País Bandeira brq
Fundação 27/01/1750
População 11.500.000 habitantes (2008)
Prefeito Allan De'Federiceisz
IDH 0.899

Paertsz é a maior cidade e a capital do Brunoquistão, tem uma população de aproximadamente 10 milhões de habitantes e se localiza no estado do Daestrictu Naszionerle, o estado com maior população do país.

HistóriaEditar

A fundação da cidade é do ano de 1750, o pequeno povoado formado por causa das fazendas que haviam pela região se edificou em uma cidade naquele ano. O primeiro nome da cidade foi Romangrado em homenagem a dinastia Romanov,que comandava a Rússia na época. Aos poucos a cidade foi se modernizando, no século XVIII as fazendas deram lugar as indústrias e casas, a cidade já parecia uma pequena metrópole. A partir de 1918 a cidade muda de nome novamente, vira Sovetov e o comunismo começa a reinar sobre o Brunoquistão e sobre Paertsz. A cidade vira um QG soviético, onde eram fabricadas armas e explosivos para a utilização do exército soviético, o povo brunoque era hostilizado pelo colonizadores russos.


A coisa começa a mudar na década de 50 quando latinos vindos da América do Sul vem ao país a trabalho, que se juntaram para protestar contra o regime opressor que se encontrava no país e principalmente na cidade.


Nos anos 90 a abertura começa e a cidade é o principal estopim para uma Revolução Democrática, batalhas violentas pelas ruas de Paertsz se espalharam por todo país, os revolucionários liderados por Gaeston Paertsz, um grande ativista pela democratização do Brunoquistão, conseguiram derrotar os russos, que por causa da abertura começaram a ceder. Gaeston Paertsz morreu em uma dessas batalhas nas ruas da cidade, dias antes da independência do país, Waerlter Retamalesz, que declarou a indepedência do país na Praça Central, hoje conhecida como Praza de'sz Independeszie, declarou que a cidade se chamaria Paertsz, em homenagem ao líder dos revolucionários.


Depois da independência, veio o progresso do país e principalmente da cidade que hoje é uma das principais cidades da CONFUSA, novas empresas surgiram, investimentos do exterior vieram para a cidade, formando uma cidade moderna, com muitos prédios e arranha-ceús.

DemografiaEditar

Em breve

NomesEditar

Em breve

ClimaEditar

Em breve

Atrações turísticas e culturaisEditar

  • Praza de'sz Independeszie

O ponto mais importante da cidade, foi o lugar onde os revolucionários brunoques proclamaram a independência, nela ficam localizadas a estátua do Cidadão Brunoque (um trabalhador com a bandeira do Brunoquistão.

  • Palas de'sz Raeszpublika
Downtownpaertsz

Centro da cidade, ao fundo, o Palas de'sz Raeszpublika

Localizado ao norte da Praza de'sz Independeszie, é a sede do governo brunoque, certas áreas são liberadaas para visitação, dentro do Palas existe uma espécie de museu que mostra todo o processo de independização do país.

  • Parqk'n Bandanverd

É o principal parque da cidade, tem uma grande área verde com muitas árvores e espécies de animais que convivem em harmonia com os visitantes do parque, no parque há um grande lago.

  • Cathédra'l de la Villa

Enorme catedral católica, um lugar histórica e de arquitetura esplendorosa, foi construída no século XIX.

  • Riész Keretak

O Rio Keretak cruza a cidade de Paertsz, é um rio levemente poluído, já que corta praticamente toda a cidade, mas mesmo assim ele é navegável, há vários barcos que fazem viagens pelo rio, mostrando a cidade do ponto de vista do rio.

  • Tsentral Mercade
Torremarconi

Torre Marconi, maior arranha-céu do país.

O mercado central de Paertsz, ocupa uma enorme área, seu edificio é histórico, foi construído em 1890, muito procurado por restaurantes e turistas por conter nele diversos tipos de peixes, frutas, legumes. Recentemente tornou-se também um grande centro de alimentação.

  • Monumental Thatro

Principal teatro do país, sua arquitetura é inovadora, foi construído em 2007, é um dos teatros mais modernos do mundo.

  • Torre Marconi

Maior arranha-céu do Brunoquistão, são 470m de altura distríbuidos em 95 andares. As principais empresas estão instaladas na Torre, além de comércios e restaurantes.

  • Serro Oronovo

É uma pequena serra, que é muito visitadas pelos turistas, para se chegar ao topo é necessários fazer uma longa trilha, ou pegar um teleférico que deixa no topo da serra.

  • Autodromesz de'sz Koromas

Gigante autodrómo com capacidade para 100 mil espectadores, as principais categorias do automobilismo brunoque disputam suas provas cruciais aqui, recentemente ele começou a albergar o Grande Prêmio do Brunoquistão da FOCA, principal categoria automobilistica CONFUSA.

TransportesEditar

Paertsz bus

Ônibus que circulam pelas ruas de Paertsz

Paertsz como toda grande cidade tem um grande meio de locomoção, principalmente com ônibus modernos (toda a frota foi "atualizada" em 2008, já que muitos ônibus eram chamados de sucatões), que percorrem quase todas as principais vias da cidade e pelos principais meios de acessos aos distritos. Outro grande transporte na cidade é o metrô, um dos mais modernos do mundo, começando suas obras em 1998 e acabando toda sua linha em 2007, são 33 estações (8 na linha verde, 12 na linha branca, 5 na linha lilás e 8 na linha vermelha) que percorrem todos os distritos da cidade.

Cidades Irmãs Editar

  • Há vagas

Distritos Editar

A cidade de Paertsz é dividida por distritos, equivalentes a bairros e sub-prefeituras. Paertsz bairros

  • Makarsz - Distrito com vasta área verde, muitos parques (o Parqk'n Bandanverd localiza-se em Makarsz), e áreas ambientais.
  • Oronovo - Distrito mais alto da cidade, por lá se localizar o Serro Oronovo, é também um bairro com muitas residências sofisticadas.
  • Pont-a-Troe - Distrito da classe alta de Paertsz, muitas mansões e shoppings destinados a pessoas com alto poder aquisitivo.
  • Petrokes - Região industrial da cidade, principais indústrias que ainda se encontram na cidade operam nesse distrito.
  • Falesia - Distrito mais baixo da cidade, é um importante centro comercial da cidade.
  • Tsentre - É a parte central da cidade, o principais comércios e centro comerciais se localizam nesse distrito, há também muitos edíficios históricos e estruturas modernas que surgiram pós-independização.
  • Koromas - Distrito bohêmio da cidade, os principais bares e discotecas se localizam na região.
  • Villa Latina - Distrito marcado pela sua maioria latina, o distrito lembra pedaços de cidade sulamericanas com seus restaurantes de comidas típicas e centro culturais.
  • Noov Sul - É a periferia de Paertsz, o zoológico de Paertsz se localiza aqui.
  • Terren - Distrito praticamente exclusivo para residências.
  • Barrio Viejo - Distrito mais antigo da cidade, casas e comércios do século XVIII, XIX, por sua grande história na cidade é o distrito com um grande número de museus.


Festividades Locais Editar

Em breve

EsporteEditar

Paertsz é uma cidade muito esportiva, contendo centenas de agremiações esportivas e locais para a prática do esporte.

FutebolEditar

Os principais clubes da cidade são o Paertsz FK e o Unionsz Paertsz, que fazem o grande clássico da cidade. Outros clubes importantes são o TSKA, Boheemeesz, Tibesti Makarsz, fora outros clubes que sempre militam nas divisões inferiores do futebol brunoque como o Krosmaltinno e o McCoist Pub.

RugbyEditar

O rugby é representado na cidade pelo Cayo Hueso Rugby e pelo England Paertsz, ambos jogam pela divisão de elite do rugby brunoque, a Nazionerle Rugby Union Laega.

BasqueteEditar

O basquete tem muitos representantes em Paertsz, Esparta Kloub e Pallas Atenas fazem um grande jogo, conhecido como o clássico grego. O outro time importante da cidade é a QUINSA, todos eles disputam a Laega Brunoq de'sz Bazqet.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória