FANDOM

Marlon Brando Island
Commonwealth of Marlon Brando Island
1aa1MBIFLAGwithUnionJack MBI coat of arms
(Bandeira) (Brasão de Armas)
Lema: Pax et scientia (Paz e ciência)

Hino: God Save the Queen [1]

MBI map as of 2009
Gentílico Marlondino
Capital Cidade da Quina
Maior Cidade Cidade da Quina
Língua Oficial Inglês
Governo:

- Monarca

- Chanceler

Monarquia Constitucional

Elizabeth II [2]

Maurice Maitland Gauge

Independência

- Declarada

da Nova Zelândia

14 de abril de 1981

Fuso Horário GMT + 12
Área Total

- População (2009)

- Densidade Demográfica

99.952 km²

3.195.952 hab.

31,97 hab./km²

Moeda Libra Marlondina (M£)
Código (País) MBI
TLD (Internet) .MB
Código Telefónico +697
IDH 0,939

Marlon Brando Island é um país localizado a aproximadamente 530 km ao norte da Nova Zelândia, parte da Commonwealth Britânica e súdito da Coroa Britânica. As principais cidades são Quina, Rubacava, Knav, Oakland, Puerto Zapato e Vatersay, além de povoamentos de imigrantes yurilandeses ao leste e feldspatinos a nordeste. O território consiste de uma ilha principal, cuja extensão representa mais de 80% da área total do país, e de cerca de 300 ilhas menores, denominadas arquipélagos exteriores.

Até 1982, o país era um protetorado sob tutela da Nova Zelândia, tornando-se um estado soberano com a intervenção do General Alcazar Tapioca, que ocupou a região e através de negociações pacíficas obteve a independência de MBI mediante pagamento de uma indenização ao governo da Nova Zelândia. A fundação do novo país foi ratificada no Tratado de Auckland, assinado em 14 de abril de 1982. Atualmente, depois da morte do General Tapioca, MBI optou por tornar-se uma monarquia constitucional súdita do trono do Reino Unido.

Após a separação da Tapiocápia, oficialmente o país possui uma maioria de britânicos, australianos e neo-zelandeses, apresentando também uma parcela considerável de imigrantes vindos do México, EUA, França e principalmente escandinavos na região do Monte Knav. A imigração foi amplamente subsidiada durante os anos 80, tanto pelo governo quanto pela iniciativa privada em busca de profissionais de diversas esferas.

Etimologia Editar

A ideia de dar o nome Marlon Brando Island ao país partiu do próprio General Tapioca, que acreditava que isto poderia ajudar a nação a projetar-se como destino turístico em um primeiro momento, baseada na propriedade que o ator Marlon Brando possuía na baía interior.

Hoje o nome é alvo de uma polêmica intensa. O país é chamado de Escócia Austral em quase todas as ilhas nos arquipélagos exteriores. O próprio nome Marlon Brando Island é contestado, por ser considerado pouco sério e um resquício do governo Tapioca. O termo Escócia Austral vem da semelhança do relevo e clima da região norte da grande ilha com a Escócia. Os escoceses são também o grupo mais numeroso no país.

História Editar

Antiguidade marlondina

Não há indícios de habitação humana no território marlondino até o século IX a.C., quando uma expedição fenícia utilizou a ilha como posto avançado no Pacífico, praticamente fundando a cidade da Quina. Os fenícios construíram docas, casas, mercados e o magnífico Anfiteatro Quina, que comportava 1.000 pessoas, encrustado na península rochosa mais setentrional da ilha.

A antiga Quina funcionou até o século II a.C., quando houveram as Guerras Púnicas no Mediterrâneo. Os fenícios se voltaram à defesa da cidade de Cartago (norte da Tunísia) dos ataques vindos dos romanos, e abandonaram a Quina neste período, deixando apenas uma cidade-fantasma. Com a derrota, os fenícios nunca mais voltaram à ilha e a Quina permaneceu inabitada por 2000 anos.

1966: recolonização

Depois de praticamente vinte séculos, mais um barco aportava na ilha. Nele estava o grande ator Marlon Brando, que havia comprado o terreno no Pacífico a ser usado como casa de veraneio. O centro da propriedade foi fixado em uma pequena ilha no meio de uma baía da ilha maior, onde ficava a casa em si e um pequeno vilarejo, onde residiam os zeladores da ilha. Eram 200 no total, e raramente saíam da vila.

O resto do território nesta época permaneceu inexplorado. A exploração econômica era pouco viável nos solos ácidos das Windmill Plains, e os recursos minerais dos Highlands ainda não eram conhecidos. As ruínas deixadas pelos fenícios não haviam sido descobertas em meio à floresta que cobria a península da Quina.

Os mantenedores da ilha eram em sua maioria sul-americanos, vindos de países como Brasil, Chile e Argentina. Um grupo de ingleses coordenava os trabalhadores. Haviam ainda escandinavos e eslavos, que se encarregavam da construção.

Foram fundados três postos no período: Arcebíades do Sul, antiga capital, onde ficava a casa do próprio Marlon Brando; Vila Ananias, uma cidade que servia de portão para as pequenas fazendas na ilha maior; e Villa Braselândia, que era apenas um posto de vigia. Os funcionários nunca passaram dos limites destas cidades, limitados pelo deserto ao norte e a floresta ao sul.

1982: um novo país

Na vizinha Nova Zelândia, estavam radicados dois importantes personagens: General Tapioca e Hank Scorpio. Tapioca fora extraditado de San Theodoros, nação sul-americana da qual era presidente e fora derrubado por um golpe de esquerda. Hank Scorpio havia saído dos EUA após problemas com o fisco.

Em setembro de 1980, eles se conheceram nas festas de alta sociedade de Auckland. Tapioca levava consigo um exército pequeno, mas bem treinado, que ele denominava como Guarda Fúcsia. Scorpio estava sozinho na Nova Zelândia, mas possuía uma fortuna imensurável, um capital bilionário que ele havia acumulado enquanto operava empresas de informática nos Estados Unidos. Não demorou muito para Scorpio financiar o exército de Tapioca. O plano original era reconquistar San Theodoros, mas o intento foi logo abortado quando espiões de Tapioca detectaram que o país havia afundado como tantas nações alinhadas à URSS em declínio. Era mais vantajoso iniciar um novo país, mas faltava um território.

No início de 1981, Tapioca constatou que havia um povoamento na ilha de Marlon Brando, mas que o ator já não voltava à seu retiro de verão haviam alguns anos. Em um movimento pouco planejado, Tapioca levou seus 200 homens para Marlon Brando Island. Apoiado por Hank Scorpio, o General negociou com o governo da Nova Zelândia uma indenização substancial e incentivos à exploração econômica da região sob condições estipuladas pelos neozelandeses. O processo foi pacífico e a 14 de abril de 1982 era assinado em Auckland, Nova Zelândia, o tratado que reconhecia a independência política do novo país.

No primeiro mês, Tapioca governou provisoriamente e passou o comando a Arcebíades Lupicínio, antigo capataz da ilha. Tapioca se proclamou general vitalício dos exércitos de MBI. Scorpio fundou o conglomerado HADESCORP com seu capital extraordinário, e tomou as rédeas da economia local.

1982 – 1985: governo provisório de Arcebíades Lupicínio

As primeiras providências do governo de Arcebíades (fantoche de Tapioca e Scorpio) foram a abertura do país à mão-de-obra e a ocupação de novas áreas. O governo trouxe milhares de europeus e norte-americanos e os naturalizou marlondinos. A preferência era por trabalhadores dos países do Primeiro Mundo, com qualificações e poder aquisitivo mais elevado, uma tática que deu certo na implantação de uma economia dinâmica em MBI, que inicialmente misturava a produção de matérias-primas com manufaturados. Britânicos imigraram em massa, recebendo generosos incentivos do governo marlondino, e em pouco tempo constituíam mais da metade da população. Embora os investimentos para correção dos solos no sul e créditos para as companhias mineradoras criassem uma base econômica, foi a flexibilização fiscal que trouxe ao país a sua principal atividade econômica até hoje, propiciando a transformação do país em um paraíso fiscal. O sistema bancário marlondino em poucos anos tornou-se um dos mais avançados do mundo.

Foram fundadas as cidades de Rubacava e Oakland em 1982. Rubacava foi desenhada para ser um porto ao norte da ilha, e Oakland seria o principal entreposto entre o sul agrícola e os portos do norte. Logo o porto rubacavano virou um ponto de jogos, repleto de cassinos e a tradicional corrida de gatos. Em Oakland foi fundada a WCFC TV no mesmo ano.

Em 1983, as ruínas fenícias foram decobertas após 2000 anos perdidas. O General Tapioca ordenou a instalação de uma cidade na Quina, para fazer do sítio arqueológico um ponto turístico. A indústria foi incentivada na região, que se tornou um imenso parque industrial produzindo para todo Pacífico.

Entre 1983 e 1984, os marlondinos subiram o Monte Knav, de 2200 metros de altura, e fundaram a cidade de Knav. Os colonizadores eram predominantemente escandinavos e desenvolveram um dialeto particular, misturando inglês às línguas nórdicas. A cidade era um importante ponto de escoamento da produção das minérios extraídos da montanha.

A usina nuclear de El Nada foi construída no meio do deserto em 1985, para suprir a demanda crescente por energia.
MBIfenicios

Sítios arqueológicos fenícios em MBI

No mês de novembro daquele ano, Arcebíades Lupicínio renunciaria ao cargo de presidente. Era a vez de Hank Scorpio subir ao poder.

1985 – 1989: gestão Scorpio

Hank Scorpio foi eleito sem maiores dificuldades, apoiado por praticamente todos setores da sociedade com larga vantagem nas urnas. Foi o período de solidificação econômica, com o país já montado.

Scorpio trouxe indústrias de ponta para MBI, mantendo a produção de matérias-primas. Exímio negociador, Scorpio firmou acordos a União Europeia e os EUA para facilitar a exportação de produtos nacionais. Apesar da produção pouco volumosa, comparando a países maiores, o PIB marlondino subiu consideravelmente baseado na intensa atividade bancária e o nível de vida da população acompanhou. A Quina era de uma vez por todas o centro econômico do país, sede de grande parte dos bancos e empresas marlondinas.

Em 1988 estourava a Revolução Yurilandesa. Milhares de yurilandeses fugiram para o litoral leste de MBI, fundando pequenos povoamentos, unidos entre si. Eles acabariam por ser uma fatia importante do mercado marlondino, com vários aristocratas yurilandeses levando seu dinheiro ao país.

O período Scorpio foi de calmaria, e em 1989 ele entregaria o poder ao seu aliado Tapioca.

1989 – 2008: governo do General Tapioca

O General Tapioca foi eleito em 1989, e reeleito em 1993, 1997, 2001 e 2006. Foram 18 anos nos quais o equilíbrio econômico implantado por Scorpio permaneceu intacto.
1aa1MBIFLAGnew

Bandeira nacional de 1984 a novembro de 2007

No ano de 1991, a poluição no ar da Quina atingiu niveis preocupantes. O fato despertou consciência ambiental no povo marlondino, e iniciou-se uma intensa campanha de limpeza do país. Em 1999, a Quina foi considerada oficialmente despoluída por órgãos internacionais, e mantém a qualidade do ar comparável a cidades escandinavas. O parque industrial foi movido para o deserto de El Nada e os impostos sobre poluentes aumentados. A Quina passou a viver, além do turismo, das vultosas operações bancárias movidas no país.

A única turbulência do governo Tapioca ocorreu em agosto de 2006. Financiados por uma rede internacional (que havia atuado na Yurilândia), guerrilheiros colatudinos tentaram se rebelar contra o governo. Mas o General Tapioca perpetuou a ordem, auxiliado por tropas de diversos países da CONFUSA (organização à qual MBI havia recentemente se filiado). Tapioca propôs o Tratado da Cúpula de Arcebíades do Sul, assinado por Orcrist, Pão de Açúcar, País Menor e Megathon em um primeiro momento. A cidade de Villa Braselândia foi completamente destruída no conflito, e em seu lugar foi construída uma nova cidade, Marlorcrist (em parceria com o capital orcristiano). Foram mortas 700 pessoas no capítulo mais triste da história do país. Mais tarde, estes revoltosos conseguiram a independência por vias pacíficas.

Após a tribulação, MBI encontrou um período tranqüilo e próspero, com o turismo tomando um importante papel na economia nacional após o estreitamento das relações do país com outras nações, como Monolito, FEIA e País Menor. Entretanto, os grupos anglófonos do norte do país se viam cada vez mais fortes e independentes. A partir de 2008, tensões veladas entre o governo central e a imensa maioria da população e de figuras políticas influentes nas principais cidades diminuíram consideravelmente o poder de Tapioca, que se via governando um povo que não era seu. Sua queda era inevitável nas próximas eleições, marcadas para 2011.

O mandato do General foi interrompido tragicamente no dia 8 de dezembro de 2008. Ele voltava de Monolito após uma visita ao presidente Alborguetti quando, pouco antes do pouso, sua aeronave oficial foi atingida por uma forte tempestade na ilha de Stratshpey Moor durante os procedimentos finais do vôo. Testemunhas afirmam que os ventos eram tão intensos que o avião caiu transversalmente, com a cauda atingindo uma rocha violentamente, e finalmente acidentando-se próximo a uma praia. O General Tapioca e o vice, Coronel Sponja, foram mortos no instante do impacto. Ao todo, 9 mortos e 13 sobreviventes. A caixa-preta e os depoimentos do comandante Kevin McIntyre mostraram que, de fato, os ventos desestabilizaram o avião, que perdeu altitude e chocou-se com uma enorme rocha.

O prefeito da cidade da Quina, Gilbert Bassak, assumiu a presidência provisória e convocou plebiscitos para definir o novo formato de governo do país.

2008: independência da Tapiocápia e período de transição

A primeira medida de Bassak foi a negociação com insurgentes nas regiões leais ao General Tapioca. Bassak convocou uma consulta com o objetivo de definir a independência da região central do país, mais especificamente os arredores da cidade de Arcebíades do Sul. O norte concordou com a proposta e a cisão foi pacífica, embora a Tapiocápia continue altamente dependente de MBI em quase todos os aspectos.

Um segundo plebiscito definiu o regime de governo. A maioria de britânicos conseguiu implantar o parlamentarismo, tendo como chefe de Estado a Rainha Elizabeth II do Reino Unido e God Save the Queen como hino nacional. O primeiro-ministro será denominado Chanceler, escolhido pelo Parlamento com a aquiescência formal do monarca. O Parlamento terá 100 deputados, divididos proporcionalmente entre os departamentos.

2009: formação do Parlamento

Mais de 6 meses após a subida de Gilbert Bassak ao governo interino, foram organizadas as primeiras eleições parlamentares da história do país. Os prognósticos foram confirmados e o Partido Conservador obteve maioria no Parlamento, embora os trabalhistas tenham obtido representatividade maior que o esperado. O Partido Verde ganhou grande importância, com 10% das cadeiras, tornando-se uma peça vital na política nacional. As eleições para Chanceler também não tiveram grandes surpresas. O economista Maurice Maitland Gauge foi escolhido como autoridade máxima do país, sendo nomeado oficialmente no dia 10 de agosto de 2009. Gauge deve manter as tendências dos governos anteriores, porém promovendo a abertura política e a descentralização do poder.

Demografia e divisões administrativas Editar

MBI departamentos
Departamento Sede administrativa População
Quina Cidade da Quina 1.672.121
Rubacava Rubacava 151.275
Mt. Knav Knav 538.716
Highlands Fool-on-the-Hills 257.919
El Nada Melonweed 45.359
Oakland Oakland 92.540
Yurilandisher Departments Nova Yuritown 152.779
Vatersay and Galloway Vatersay 98.368
Puerto Zapato Puerto Zapato 109.264
Feldsparian Departments Nova Feldspato 59.231
Unknown Regions Western End 18.029
Southern National Park - 350

Marlon Brando Island na verdade é um arquipélago de quase 400 ilhas, algumas delas com apenas pequenas vilas ou até mesmo inabitadas. A ilha maior, às vezes chamada de Escócia Austral, é a maior e mais populosa, com as três maiores cidades do país e as maiores variações na paisagem natural. Entretanto, cada vez mais aumenta o movimento para as ilhas do norte, com a descoberta de campos de petróleo e a intensificação do turismo na região. O país está dividido administrativamente em 12 departamentos.

Quina

Praticamente metade da população do país concentra-se na cidade da Quina e suas regiões adjacentes. A cidade não é apenas a capital do país, mas seu principal eixo financeiro e principal corredor de exportação. O porto da Quina é um dos mais movimentados do Pacífico sul, sendo responsável pelo escoamento de aproximadamente 75% das exportações de MBI. A descoberta das ruínas fenícias nos anos 80 deu outro aspecto à economia da região, que passou a basear-se também no turismo. O constante fluxo migratório para a cidade foi responsável pela ampliação da rede de prestação de serviços, criando o ambiente propício para a instalação das sedes de grandes empresas e bancos nacionais, como o Bank of Hades e a Helios Airways. A região vizinha da cidade da Quina é repleta de pequenas cidades, sendo que Mull of Kintyre destaca-se como a segunda maior cidade do departamento. Localizada em uma pequena península denominada mull pelos escoceses, a região possui algumas das praias mais visitadas do país, tendo sua economia voltada ao turismo doméstico e a exploração do oceano. O departamento da Quina também engloba o arquipélago de Kiln, um grupo de ilhas a oeste da península. As ilhas de Kiln são o principal pólo petroquímico do país, tanto na extração quanto no refino do petróleo. Embora MBI possua uma produção pequena e insuficiente até mesmo para suas necessidades internas, o petróleo de Kiln apresenta boa qualidade e sua proximidade com o principal centro consumidor do país torna os custos de transporte e refino baixos.

Highlands e Mt. Knav

Embora sejam duas divisões administrativas distintas, os departamentos do Mt. Knav e dos Highlands complementam-se. A população que habita os Highlands está envolvida, em sua maioria, com atividades agrícolas e de pecuária, em pequenas propriedades. Os Highlands são importantes como a segunda maior região de abastecimento de alimentos de MBI, atrás apenas das Windmill Plains. As temperaturas menores e terrenos diferenciados proporcionam condições ideais para a cultura de gêneros como trigo e cevada. Fool-on-the-Hills é a maior cidade, embora sua população não passe de 50.000 pessoas, e é importante como um dos centros nervosos da malha de transportes de MBI, sendo um ponto de intersecção de várias ferrovias menores que cortam o interior. A fronteira com o departamento do Mt. Knav começa nas regiões onde as fazendas dão lugar a terrenos rochosos de maior altitude. A principal atividade econômica no Mt. Knav por muito tempo foi a mineração de metais e carvão em cidades como Wuthering Heights. Hoje, a cidade de Knav destaca-se como grande centro de prestação de serviços de toda a região. Knav é a segunda maior cidade do país, e a única área urbana de grande porte na região. Inicialmente uma região mineradora, Knav passou por transformações semelhantes às da cidade da Quina, e atualmente é o mais importante pólo do agronegócio em MBI, no qual são negociados os preços de todos os gêneros produzidos nos Highlands.

Rubacava e El Nada

O departamento de Rubacava é pequeno em extensão e a base de toda sua economia é o turismo. Rubacava muitas vezes é chamada de "Mônaco do Pacífico" devido a seus cassinos e ruas luxuosas, construídas ao redor do velho porto. O porto de Rubacava ainda é bastante ativo, mas sua importância diminuiu drasticamente enquanto o porto da Quina destacava-se. A população absoluta de Rubacava é reduzida, mas a região é cercada por inúmeras cidades-dormitório onde vivem os empregados dos cassinos e hotéis que deslocam-se diariamente para trabalhar. A paisagem é seca, mas torna-se definitivamente desolada ao sul, no deserto de El Nada. A região é um enorme vazio demográfico. Nos limites com a península da Quina concentra-se boa parte da população. Esta área é o principal parque industrial do país, próximo ao Celtic Lake. Ao sudoeste, localiza-se Corleyville, que concentra boa parte da indústria automobilística. No entanto, o coração do deserto não é completamente despovoado, com algumas áreas de extração de petróleo próximas a Melonweed.

Também no FANDOM

Wiki aleatória