FANDOM


Liga Maior de Orion
3800812COF.png
Fundada
2003
Nação
Orion Órion
Rebaixamento para
Liga Menor de Orion
Número de times
16 (a partir de 2012)
Qualifica para
Taça Carlos Valderrama FEASCO
Taça Nery Pumpido FEASCO
Campeão Atual
Termodínamo

A Liga Maior de Orion (popularmente conhecida como LiMaO ou LMO) é uma liga de futebol profissional que conta com clubes do topo do escalão do futebol orionês. É a primeira divisão nacional de futebol.

A fundação da Liga ocorreu em 2003, e o número de equipes participantes variou bastante nos últimos anos, indo desde quatro clubes, em 2003, até dez clubes, em 2009. A intenção é manter a LiMaO com dez clubes nos próximos anos.


Formato Editar

No início, em 2003, a Liga era disputada em 2 turnos e quem tivesse mais pontos era o campeão. Este sistema foi utilizado até 2005. Em 2006 e 2007, o campeonato passou a ser disputado em turno único, com uma final em duas partidas entre os dois primeiros colocados. Em 2008, a LiMaO passou a ser disputada em turno e returno novamente. Neste ano, houve uma final em dois jogos (ida e volta) entre os dois primeiros colocados, tal qual nos anos anteriores. Em 2009, houve novamente uma mudança: de agora em diante, a final será disputada em partida única, em campo neutro.

Com a entrada na CONFUSA da Confederação Orionesa de Desportos, Orion passou a fazer parte da FEASCO, e passou, consequentemente, a enviar equipes para suas competições 'continentais'. Atualmente, os três primeiros colocados da competição garantem vaga na Taça Carlos Valderrama FEASCO, e o quarto e quinto colocados garantem vaga na Taça Nery Pumpido FEASCO.

HistóriaEditar

A Liga Maior de Orion foi fundada em 2003, pela já existente Confederação Orionesa de Desportos. Já havia campeonatos de futebol amadores no país, mas somente com a criação da LiMaO é que o esporte passou a ser profissional, de fato.


CampeõesEditar


Ano Campeão Vice Artilheiro Gols
2003 Rastefala Mar Azul Jardélio (MAR) 5
2004 Maya Rastefala Adriano Andrade (MAY) 6
2005 Portuário Rum Pirata Pirão (POR) 4
2006 Los Patos Rum Pirata Johnson Gudjembërg (LPT) 5
2007 Rastefala Los Patos Mikael Madeira (RAS) 4
2008 Los Patos Rum Pirata Pedro Itzá (QUA) e Juanito (RPR) 5
2009 Maya Rum Pirata Martin Fresko (LPT) 12
2010 Maya Rum Pirata Valério Ugahowa (CAO) e In-Digrei (ZUL) 9
2011 Termodínamo Los Patos Cléber Delgado (TRU) 11


  • Número de títulos por clubes


Clube Títulos
Maya 3
Los Patos 2
Rastefala 2
Portuário 1
Termodínamo 1

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória