FANDOM

Komintern
Komintern uni
Nome completo Deportiv Komintern Atletich
Cidade Pankabarud
Estádio a'Vermælla
Capacidade 75.000
Fundado 02/03/1919
Liga Atual

Futbolega

O Komintern é um tradicional clube de futebol de São Pedro. Fundado em homenagem à Internacional Comunista[1], o time é um símbolo do comunismo em São Pedro, como se pode ver por suas cores e seu escudo, que ostenta o emblema da foice e martelo. Foi fundado por imigrantes ucranianos que chegaram por volta de 1910 na cidade de Pankabarud e se surpreenderam com a popularidade do futebol em São Pedro. Possui a 8ª maior torcida do país, e seu estádio é o lendário a'Vermælla, que já recebeu um desfile em homenagem à visita de Lênin ao país.

Fundado inicialmente como Komintern Klub, disputou e ganhou a Copa do Rei de 1918, surpreendendo a todos com seu elenco semi-profissional composto quase totalmente de ucranianos. Grande parte desse elenco campeão voltou para a Ucrância no início de 1919. O Komintern então foi refundado em março deste mesmo ano como Deportiv Komintern Atletich. Mas não conseguia repetir o sucesso de 1918, e passou vários anos como coadjuvante do futebol nacional.

No início da década de 1930, o elenco do Komintern era de jovens atletas que haviam saído de esportes como atletismo e hipismo. A grande falácia na cidade de Pankabarud na época era de quanto o Komitern ia perder os jogos. Em 1931, de fato o time foi muito mal. Em 1932, conseguiu resultados surpreendentes como uma vitória sobre o então campeão nacional Atletich Tocopheryl. Em 1933, o primeiro título da Futbolega foi uma consagração para os 11 jovens atletas do sovietti. Repetiram o feito no ano seguinte e continuaram disputando títulos na década. Os anos 1940 foram com altos e baixos, e a década de 1950 trouxe um título da Futbolega em meio a badalação do Phitoplankto e do Roterdan, que tinham grandes times nessa época.

Nos anos 1960, a dupla Phito-Roterdan continuou a dominar o futebol nacional, mas o Komintern sempre disputava de igual para igual, conquistando três títulos e quatro vice-campeonatos nesse período. O elenco do Komintern nessa época é apontado por alguns torcedores como o maior da história do clube. No fim dessa década dourada, houve uma grande quebra na economia da cidade de Pankabarud, o que fez com que o futebol não fosse uma atividade profissional muito rentável, e os jogadores tiveram que procurar outras profissões. Por conta desse fato, a cidade de Pankabarud não conseguiu nenhum título nacional nessa década, que foi dominada pelo chamado Trio San (San Pablo, San Mateus e São Lucas).

A crise da cidade de Pankabarud passou com o fim dos anos 70, mas o Komintern amargou uma fila de 18 anos sem título nacional, interrompida pelo controverso título da Copa dos Campeões de 1987, e retomada por mais 10 anos até o título da Futbolega de 1997. Com o início dos anos 2000, o time voltou a fazer grande campeonatos e conquistar títulos.

Em 2007, depois de um péssimo planejamento, o time caiu para a SubFutLega. Em 2009, conseguiu voltar para a elite do futebol pedrino, fez uma boa temporada em 2010, e conseguiu seu 10º título nacional na Futbolega 2011.

TítulosEditar

Futbolega1933193419391950196319671969199819992011
Copa São Pedro1918196719691997
Copa dos Campeões1987
Lega Mawson1992200320042005

Também no FANDOM

Wiki aleatória