FANDOM

Khemed
Imarat Khemed (خهءمءد إمارة)
Bandeira do Khemed
Localização do Khemed
Gentílico Khemedita
Capital Wadesda
Maior Cidade Khemikhal
Língua Oficial Árabe
Governo:

- Monarca

Monarquia islâmica absoluta

Mohammed ben Kalish Ezad

Independência

- Declarada

do Reino Unido

26 de novembro de 1939

Fuso Horário GMT + 3
Área Total 4.845 km²
População (2009) 808.236 hab.
Moeda Dirham khemedita
Código (País) KHD

O Khemed é um país localizado no Oriente Médio, na região do Mar Vermelho, destacando-se por ser um dos poucos países com terras em dois continentes - no caso, a África e a Ásia. O território consiste em duas porções de terra, uma na África, encravada no território do Egito, e uma na Ásia, cercada pela Arábia Saudita. Além disso, há um arquipélago que corta o Mar Vermelho, ligando as duas partes.

A população khemedita é composta basicamente por grupos beduínos originários do Saara, que ocuparam as ilhas do Khemed no início da Idade Média. Acredita-se que eles tenham origem em antigos povos egípcios e núbios. Convertidos ao Islã, os khemeditas se estabeleceram como mercadores e navegantes do Mar Vermelho, e suas ilhas eram importantes entrepostos comerciais. Posteriormente, estabeleceram-se em terras da Península Arábica e do Egito para defender posições estratégicas em torno de seus dois portos mais importantes, Wadesda e Khemikhal. Apesar desta pequena expansão, nunca conseguiram ir além em suas conquistas territoriais.

O país sofreu constantes invasões na Idade Moderna, chegando a ser dominado pelos turcos otomanos por um longo período. A ocupação otomana só acabou de fato quando o Império Britânico interviu na região. Até 1939, o país era administrado por um mandato colonial britânico, que só se dissolveu com o início da Segunda Guerra Mundial.

Após a independência, o poder foi transmitido ao emir Abdallah ben Kalish Ezad, proclamado monarca do Khemed. Desde então, existe tensão política entre os clãs liderados pela família ben Kalish, proeminente no lado asiático, e pela família El-Ehr, baseada na porção africana. A capital administrativa é Wadesda, mas para simbolizar a união do país, a residência do emir é na ilha de Hash el-Hemm, a média distância entre Wadesda e Khemikhal. 

Hoje, a principal atividade econômica é a extração de petróleo. O Khemed é um importante fornecedor na região do Mediterrâneo, devido à sua proximidade do Canal de Suez. O regime é moderado, permitindo a estrangeiros ocidentais até mesmo consumir bebidas alcóolicas (embora seja proibido vendê-las), por exemplo. 

O Khemed chegou a se envolver em conflitos contra forças do Ocidente no passado, como a Guerra dos Seis Dias. O atual governante Mohammed ben Kalish Ezad tem frequentemente buscado a neutralidade nos assuntos internacionais, embora o Khemed mantenha uma firme posição pró-Palestina.

Também no FANDOM

Wiki aleatória