FANDOM

O grande responsável pela independência panteciana foi Júlio Castillos, curiosamente filho de uma portuguesa com um espanhol. Bonfinense, Castillos era um jovem estudado que acreditou ser a independência de Portugal e de Espanha a solução para os problemas pantecianos e fundou um movimento separatista a fevereiro de 1718. Sem nome definido, o movimento difundiu-se secretamente e conseguiu a adesão de muitos intelectuais bonfinenses. Na cúpula dos separatistas, destacavam-se Rui Verdescampos, poeta famoso, e Pedro Corrediz, comerciante letrado e viajado.

Corrediz foi o responsável por levar o movimento para fora de Bonfim. Graças às suas viagens, a ideia foi disseminada aqui e ali, e em alguns meses o movimento tinha grupos seguros de apoiadores em várias cidades, ainda que fossem pequenos. Uma proeza foi conseguida entretanto: a aliança com Mendoza. Intelectuais das cidades rivais, Bonfim e Mendoza, se uniram em torno do ideal panteciano.

O movimento, embora não tivesse muita ligação com os populares, infiltrou-se no meio militar. Foi graças à sabotagem de soldados separatistas que tombou num barranco a carroça do governador espanhol em 10 de julho, matando-o. A cúpula espanhola julgou que havia sido obra portuguesa; sabendo disso, os separatistas organizaram um atentado de escravos ao governador português, que, apesar de falho, conseguiu o seu intento: fazer com que os portugueses julgassem que havia sido uma retaliação espanhola ao atentado que eles sabiam que lhes fora imputado.

O resultado foram semanas de tensão e posterior embate entre portugueses e espanhóis,. As fracas relações foram cortadas e tropas de ambos os lados começaram a bater-se em escaramuças. O movimento separatista foi ganhando força enquanto os colonizadores enfraqueciam. Em janeiro de 1719, finalmente mostrou a sua cara: organizou uma ofensiva composta de setenta homens, talvez metade com armas de fogo, à vila de Salto Grande, na época um pólo agrícola. A batalha foi sangrenta e terminou com a vitória dos revoltosos, que tomaram a sede do município com apenas onze sobreviventes. Ali foi declarada abertamente a revolta separatista e Salto Grande passou a ser a principal base do movimento.

Antes que portugueses e espanhóis pudessem se organizar e deixar de lutar entre si para preocupar-se com esse novo inimigo, o movimento separatista tomou diversas pequenas povoações, em ambos os lados. A revolta, agora explícita, foi ganhando adesão popular e Castillos passou de intelectual conspirador a general. Organizou um ataque a Mendoza, que teria a ajuda de sabotadores militares espanhóis. Em 15 de abril teve lugar o confronto; mais de duzentos revoltosos invadiram a cidade. Começou uma violenta contenda de rua; as forças espanholas, baseadas em três fortes, tiveram sua força minada pois os sabotadores promoveram uma escaramuça em um deles, matando ou prendendo boa parte do efetivo. O combate ia se alongando muito e Castillos, que acompanhava a tudo dos arredores da cidade, ordenou a retirada das suas tropas. Reorganizou suas forças, e, quatro dias depois, reatacou com 110 homens sadios. As forças mendozanas, combalidas, foram derrotadas.

Mesmo com a tomada de Mendoza, a guerra não terminou. Os espanhóis agruparam-se em algumas cidades estratégicas e promoveram grandes resistências a investidas dos separatistas. Do lado português, também houve agrupamento, mas na capital; os portugueses estocaram todos os mantimentos que puderam e aquartelaram-se em Bonfim. Em agosto, os revoltosos tomaram à força dois redutos espanhóis e dois outros se renderam, libertando definitivamente o "lado espanhol" da Pantécia; restava Bonfim. Sitiada, foi mantida intacta pelos revoltosos, que foram reunindo forças para um ataque final. Em 4 de setembro, quase mil revoltosos invadiram a cidade, que foi bravamente defendida pelas tropas portuguesas bem treinadas e postadas. A batalha terminou só no dia seguinte. Em 5 de setembro de 1719 estava libertada a Pantécia.

Também no FANDOM

Wiki aleatória