FANDOM

Garra
Garra
Nome Garra Futebol Clube
Localização País Menor - Bandeira Barra dos Tigres, Estarlândia
Mascote Tigre
Estádio Fúria
Capacidade 14 mil pessoas
Fundação 2002
Títulos 1 Torneio de Outono A (2011)

2 Regional Leste (2012, 2013)
1 Liga Menor B (2007)

Ranking da FFM
Apelidos Quadricolor
Uniformes
Garra 1Garra 2

O Garra Futebol Clube é um clube de futebol do País Menor que atualmente disputa a Liga Menor A. Fundado em 2002, como GARRA - Grupo Atlético e Recreativo Raça e Amor (mudaria para o nome atual ainda em 2002), é um dos clubes de futebol mais antigos do país. Disputou a Liga Menor B entre 2005 e 2007, quando se sagrou campeão e garantiu a promoção para a primeira divisão, onde permanece até hoje. Desde que subiu, assumiu o papel de um dos clubes financeiramente mais prósperos do país, contratando jogadores de ponta, como o volante Ferrari, em 2010, a maior transação interna do futebol Menor.

Os resultados, no entanto, só viriam a aparecer em 2011, após fracassos internacionais, na Copa Menor e até mesmo no campeonato nacional. Nesse ano, o Garra conseguiria a façanha de bater o Fenícia Celta, da Escócia Austral, sendo semi-finalista da LID e conquistando uma vaga para a JCC. Além disso, o clube fez um Torneio de Outono arrasador, sendo campeão com 40 pontos em 45 disputados. Entretanto, o Garra deixaria o ritmo cair no segundo semestre, culminando apenas num vice-campeonato da Liga Menor A.

O clube possui uma inusitada combinação de 4 cores: preto, branco, marrom e amarelo, por isso chamado de Quadricolor. Com o fim do De León, o time não possui mais um rival propriamente dito. Emre e Paladino, no entanto, são adversários tradicionais e de grande importância.

Caso CASSORC Editar

Graças a um início de temporada desastroso, o Garra ocupava a última colocação da Liga Menor B em 2006, apesar das projeções do clube de brigar pela promoção. Como naquele ano as quatro últimas equipes seriam rebaixadas para a recém-criada Liga Menor C, o clube entrou em estado de emergência. Duas empresas estrangeiras, a orcristiana CASSORC e a açucrina Desire's Hotel, acenaram com a oportunidade de um patrocíno galático: R$ 40 milhões. O clube, vendo no dinheiro a solução para seus problemas, aceitou. O investimento em um clube amador foi considerado desleal por grande parte dos envolvidos no futebol nacional, mas a federação não encontrou bases legais para impedir o contrato. Devido a essa ocorrência, houve enorme movimentação no cenário, nos anos vindouros, para evitar a entrada de capital estrangeiro no futebol local, mesmo após o profissionalismo.

Grande parte do dinheiro foi investido na reforma do estádio Fúria e na construção do CT Raça e Amor. A chegada de jogadores indicados pelas empresas parceiras (entre eles o meia orcristiano Pititinho Maravilha, considerado um dos melhores jogadores do mundo à época) impulsionou o clube do 16º ao 7º lugar, ainda insuficiente para a promoção. No ano seguinte, no entanto, comandado pelo meia Edgarzinho, titular da seleção orcristiana, o clube conquistou o título com sobras e chegou à inédita promoção.

Em Julho de 2008, entretanto, foi revelado um enorme escândalo envolvendo a CASSORC em Orcrist ([1]). A metade do patrocínio proveniente de Pão de Açúcar foi considerada legal, mas o Garra foi punido por utilizar os R$ 20 milhões ilegais recebidos de Orcrist.

Desse dinheiro, 16 milhões foram abatidos da punição ao serem investidos no repatriamento do volante Guerrón, que estava no Minners ST, de Orcrist. O Garra, portanto, foi condenado a pagar à FFM R$ 8 milhões, o dobro do dinheiro que teria sobrado do patrocínio orcristiano. Durante os anos de 2008 e 2009, o clube se dedicou a pagar a dívida, mas conseguiu evitar maiores danos, permanecendo na primeira divisão.

À partir de 2010, com os débitos sanados, o Garra mostrou possuir uma estrutura financeira muito mais saudável do que o esperado, ao bancar a compra do volante Ferrari, então do Sporting Lions. A FFM proíbe a divulgação dos valores exatos das transferências internas, mas já confirmou anteriormente tratar-se do maior valor pago por um jogador no mercado interno.

Alguns argumentam que o patrocínio recebido entre 2006 e 2007 garantiu vantagens estruturais e financeiras ao clube, e que a punição não teria sido suficiente para compensar esses acontecimentos. Por conta disso, o Garra possui um forte trabalho de marketing visando recuperar a sua imagem arranhada devido a essa parceria.

Histórico Editar

Desempenho na Liga Menor
Ano POS Pts J V E D GF GS SG SIT.
2005 21 15 5 6 4 23 18 5
2006 47 30 13 8 9 60 49 11
2007 52 22 16 4 2 68 35 33
2008 43 30 14 1 15 48 55 -7
2009 41 32 11 8 13 34 43 -9
2010 48 32 13 9 10 60 50 10
2011 60 34 19 3 12 68 41 27
2012 53 32 15 8 9 47 38 9
2013 41 30 11 8 11 40 40 0
2014 40 30 11 7 12 36 41 -5

Divisões:

Liga Menor A
Liga Menor B
Liga Menor C

Situações possíveis:

Classificado para a JCC
Classificado para a LID

Promovido
Promovido através do Jogo da Morte
Não conseguiu a promoção no Jogo da Morte

Assegurou a permanência na divisão através do Jogo da Morte
Rebaixado através do Jogo da Morte
Rebaixado

Desempenho na Copa Menor
2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014
Q O E E E Q Q S S Q

PE - Pré-Eliminatórias, E - Eliminatórias, O - Oitavas, Q - Quartas, S - Semi, F - Final (Vice), C - Campeão

Desempenho na COMPACTA
Ano Fase Adversário Placar(es) Gols
2008 Oitavas Vendadacruz Volvo 0x1 (N) -
2009 Oitavas Vendadacruz Mangueira 1x2 (N) Kalaharati (N)
2010 Oitavas Bandeira Polinásia Country Blens Derrota (N) ? (N)
2011 Quartas ESAflag Fenícia Celta 1x0 (N) Ferrari (N)
Semi ESAflag Wuthering Heights 1x2 (N) Leonhardsen (N)
Classificado para a JCC
2011 Fase de Grupos País Menor - Bandeira Young Inverness 0x1 (C), 1x2 (F) Silkar (F)
ESAflag Knavish 0x2 (C), 0x2 (F) -
Bandeira Anonima Catedral 2x3 (C), 1x3 (F) Leonhardsen e Krato (C); Leonhardsen (F)
2012 Fase de Grupos Seamore flag Vodygorod FC 0x1 (C), 1x4 (F) Leonhardsen (F)
Bandeira Polinásia Country Blens 1x2 (C), 1x0 (F) Ferrari (C); Ferrari (F)
ESAflag Clapton Hill Park 0x2 (C), 0x2 (F) -
2013 Fase de Grupos País Menor - Bandeira Paraduseve 2x2 (C) Kalaharati e Guerrón (C)
ESAflag Kilburn Towers 1x1 (F) Tilger (F)
Bandeyra Olímpico 2x0 (F) Res e Tilger (F)
Bandeira Polinásia Chiton Bay 1x1 (C) Silkar (C)
Bandeira Polinásia Wasps 0x1 (C) -
Repescagem Bandeira Polinásia CPU Tyler 0x0 (C); 0x3 (F) -
JCC
LID

(C) - Em casa, (F) - Fora de casa

Elenco AtualEditar

Ver Elencos do Garra por Ano

Também no FANDOM

Wiki aleatória