FANDOM

Futebol swanzski Editar

O futebol na Swanzskia é, ao lado do hóquei no gelo, o esporte mais praticado do país. A associação principal do desporto SFF (Swanzsky FotballForbund) se encontra situada na capital e mais populosa cidade, Sephisck. O esporte é praticado desde o final década de 1860, quando jovens trabalhadores do norte inglês desembarcaram no porto de Servali, trazendo consigo a notícia da invenção de um novo esporte nas ilhas britânicas. Com a ligação de Swanzsky com a Inglaterra e Escócia não foi de se estranhar a rápida ascensão do futebol no país. Aos poucos, os praticantes de ginástica e outros jogadores de críquete que, na verdade, jogavam de tudo, começaram a dividir suas tardes esportivas com críquete e futebol. 

Os primeiros times foram criados na costa oeste, por trabalhadores de uma indústria têxtil e outros ex-jogadores de críquete. Na cidade de Lemah, a popularização do futebol foi imediata de tal forma que ali foi disputada a primeira partida entre times de cidades distintas, Lemah x Malrytz se tornaria uma das maiores rivalidades do país na época. Os dois times acabaram falindo por problemas financeiros futuros. No norte, as cidades Murstein e Heingers também já tinham times desde a década de 80 (século XIX). Em 1892, o Murstein mudou de nome para NossMurstein, devido a uma junção de dois times da cidade, mudança essa em virtude do primeiro torneio de futebol de Swanzsky que se aproximava, a Platzz Turnering.   

Platzz Turnering Editar

Em 1892 aconteceu o primeiro torneio disputado por clubes, a Platzz Turnering, com organização da SFF (Swanzsky FotballForbund), vencido pelo Hette Glass. A Platzz Turnering acabou desativada em 1895, tendo como vencedores o Hette Glass (1892 e 1893), o Klub de Hera (1894) e o NossMurstein (1895). Para substituição da extinta Platzz Turnering foi criada em 1897 a Swanzsky Kopp, iniciando a ainda existente mais antiga competição do país. Passou por algumas mudanças e reformulações no regulamento desde então, no entanto continua sendo a copa mais importante de Swanzsky.

SFF Editar

Em 1891 foi criada a Swanzsky FotballForbund, ela é a instituição principal de futebol cujo presidente é Dr. Theodor Bjørnå. Atualmente é sediada na capital Sephisck mas já se encontrou em Lemah e em Malrytz. É responsável por organizar a Swanzsky Kopp quando em sua fase final, já que sua fase inicial é organizada pela FMK (Føderasjon Mesterkap Kommunale), a Swanzsky Hoved Ligaen e a Sekundær Ligaen, liga primária e secundária respectivamente. As ligas de terceira (Tredje Ligaen) e quarta divisão, são reguladas por filiações da SFF, assim como as extintas copas regionais foram.

Também no FANDOM

Wiki aleatória