FANDOM

Início Editar

No inicio do século XX o futebol foi introduzido no país por Escoceses que paravam na cidade de Playa Arrobada e ensinavam o esporte para os pedrinos. Mas como não havia bolas apropriadas no país, os pedrinos tiveram que jogar com bolas confeccionadas por eles mesmos, feitas com borracha e muito mais leves. Nessa época, não havia ninguém que se propusesse a ser goleiro, então eles criarm o Futebol pedrino, em que o goleiro não podia pegar a bola com as mãos. Esse esporte foi praticado em massa até 1915, quando foi fundada a Liga Pedrina de Football, que já contava com 12 clubes profissionais.

A era de ouro Editar

Desde 1919 já haviam alguns torneios nacionais, o mais importante era a Copa Rossa. Em 1930 foi oficializada a Royal Premier Legue Pedrina(atual Futbolega, com 85 clubes de todo o país. Ao longo dos anos o número de times foi diminuindo. Na década de 1950, o futebol pedrino conheceu sua era de ouro. O maior craque da hitória do país despontava. Liveral encantou a todos com seu lindo futebol. Nessa mesma década surgiu o segundo maior craque: Angiosperm. E o melhor de tudo, eles dois jogavam no mesmo time. O Sport Roterdan coneceu em 1953 seu melhor ano, ganhou a liga nacional e a Copa do Rey de forma invicta.