FANDOM

A prática esportiva é muito vasta no Brunoquistão, mas apenas ganhou força após a independização do país em 1991, com soberania total, começaram a surgir verbas para profissionalizar o esporte praticado no país.

Futebol Editar

O futebol é o esporte que mais mexe com o povo brunoque, os primeiros índicios da pratica do jogo é de 1902, quando poucos ingleses chegaram a ilha.

A maior competição de futebol no país é a A-League, que atrai olhos de diversos países diferentes, pelo seu futebol jogado e também pelo vasto mercado.

A seleção nacional é um grande estandarte para o orgulho nacional, já que o país se sagrou campeão mundial no ano de 2008.

Ver mais em Futebol no Brunoquistão

Rugby (Union) Editar

Na mesma época em que o futebol chegou ao Brunoquistão pelos ingleses, ao mesmo tempo, desembarcava o rugby em terras nacionais, muito disputado no centro e no sul do país, e divide a paixão do povo com o futebol.

A NRUL é a principal competição do esporte no país, que é um dos principais idealizadores para o Rugby se expandir pela CONFUSA.

A seleção nacional representa o país nas competições masculinas de rugby union.

Basquete Editar

O basquete se solidificou no país a partir dos anos 90, quando o país se independizou, apesar do pouco tempo em que se tornou popular, já é o terceiro esporte em número de praticantes no país.

A LBB é a liga majoritária do basquete nacional e uma das maiores ligas da CONFUSA, graças a sua organização.

Automobilismo Editar

O "boom" do automobilismo brunoque foi na metade da décade de 90, com a Autonok Series, uma categoria de turismo que pouco durou, mas inspirou muitos pilotos a correrem, muitos pilotos excelentes nasciam no kart nacional, levando a criação da Formula Autonok, categoria de monopostos que engloba vários países CONFUSOS.

O país também é representado na FOCA, que é a principal categoria de monopostos da CONFUSA pela Flamínia, equipe formada em Paertsz.

Outros Esportes Editar

Além dos três esportes mais populares do país, deve haver destaque a outras modalidades do futebol, principalmente o Futebol de Praia, muito praticado pelos jovens que visitam as costas litorâneas do país.

O hóquei na grama também é um celeiro de jovens talentos, que sempre brigam por medalha nos jogos olímpicos.

E algumas modalidades de lutas, como o taekwondo que é muito praticado no país.

O país nos Jogos Olímpicos COISO Editar

Ver artigo, Brunoquistão nas Olímpiadas COISO

Também no FANDOM

Wiki aleatória