FANDOM

Elitteliha (CDF)

Elitteliha-escudo2014

Elitteliha 2014

CDF-escudo

Escudo CDF

Fundação 2003
País Drazhia (DRZ)
Equipes 12
Rebaixamento Confferenza (3)
Edição 12ª (2014)
Campeão Atual Spartak Kazavosi
Maior Campeão Mohaki (5 títulos)
Período Maio a Outubro

A Elitteliha é a liga de primeiro escalão em Drazhia. O formato atual, disputado por 12 equipes, está em vigor desde a temporada 2013, após dois anos de redução. O campeonato começou a ser disputado em 2003, após o nascimento da CDF (Confederaciav Drazhi Fotboll). A Elitteliha veio em substituição ao BigDrazhi, torneio organizado pela FIS (Federatia Ishberia) entre 2000 e 2002.

RegulamentoEditar

Desde 2013

Liga nacional de primeiro escalão disputada por 12 equipes, com 2 vagas diretas de rebaixamento e 1 condicional. Caso a diferença de pontos entre o 9º e 10º colocados seja igual ou menor que 2, as equipes disputam por playoff de ida e volta o direito de permanecer na divisão. Os critérios de desempate são SG, GP, V, CV e CA. Os critérios de desempate nos playoffs são os mesmos da Liga (gol fora não conta). Em caso de empate, o jogo segue para prorrogação e penalties.

2003 a 2006

A Elitteliha nasceu em 2003, junto a criação da CDF. Os primeiros 16 participantes foram os melhores colocados do BigDrazhi 2002, o último a ser disputado. Até 2006, era a Balder Kup que definia as duas equipes promovidas que disputariam a Elitte na temporada seguinte – a partir de 2007, a Confferenza passou a ser o campeonato classificatório para a primeira divisão nacional.

2007 a 2010

Neste período, a Elitteliha foi disputada por 16 equipes, com duas vagas de promoção da Confferenza, liga de segundo escalão nacional, também com 16 equipes.

2011

Neste ano foi iniciada a redução da Elitteliha proposta pelas federações com o objetivo de chegar a 12 equipes, de forma a aumentar o nível dos dois escalões nacionais: cairiam 4 equipes para a Confferenza e subiriam apenas 2 até que o número ideal fosse atingido. Esta temporada, a Elitte foi disputada por 16 equipes, com 4 vagas para descenso direto - entre o 13º e o 16º.

2012

Ainda em processo de redução, a Elitteliha este ano foi disputada por 14 equipes, novamente com 4 vagas para descenso. 2013 foi o primeiro ano da Elitteliha com 12 equipes. A partir deste, o número de vagas entre as duas divisões nacionais (rebaixamento/promoção) foi ampliado para 3 pela CDF.

Galeria de HonraEditar

O Mohaki FC contabiliza 5 títulos pois foi tricampeão do BigDrazhi, campeonato que deu origem a Elitteliha, disputado entre 2000 e 2002. A equipe com mais vicecampeonatos é o FK Bakhta, chegando quase lá por três vezes.

Ano Campeão 2º lugar 3º lugar 4º lugar
2003 Mohaki FC Kazanovka Dynamo Molovka IFK Aegir
2004 Mohaki FC FK Bakhta Wolf Rangers IF Merak
2005 Dynamo Molovka FK Jättes IF Merak Kazanovka
2006 Kazanovka FK Bakhta Lynch Albion Spartak Kazavosi
2007 Kazanovka FK Bakhta Spartak Kazavosi Mjöllnir
2008 Spartak Kazavosi Newport United Mjöllnir Lynch Albion
2009 IF Merak Mohaki FC Kazanovka Lynch Albion
2010 Kraken FF Mjöllnir Spartak Kazavosi Mulligans
2011 Manukau AFC IF Merak Mulligans FK Bakhta
2012 Dynamo Balka Wolf Rangers Manukau AFC IF Merak
2013 Dynamo Balka Kazanovka Spartak Kazavosi Mulligans
2014 Spartak Kazavosi IFK Valkarian Manukau AFC Kazanovka
2015

CoberturaEditar

Transmissão

Atualmente, a CDF negocia os direitos de transmissão da Elitteliha com todos os canais em funcionamento no país. Os jogos normalmente são transmitidos na programação da DrazhiTV (canal 5), TV Nord (canal 7), SuperSport (canal 11) e Sports+ (canal 12). Quando não há acordo entre o número de jogos que ocorrem no dia e os horários possíveis para transmissão, canais especiais na TV aberta funcionam especialmente no horário dos jogos (como o 14, e do 16 até o 20).

Os jogos da Elitteliha são sempre aos Domingos.

Outras coberturas

A Elitteliha sempre foi o centro das atenções no futebol drazhi, e também das mídias. Os jornais The Mercury e The Belkhan enviam equipes para cobrir todos os cantos do estádio (desde torcida, beira do campo, fotografia) e produzem os melhores materiais sobre as rodadas da liga nacional. Apesar de a Radiotroll estar em todas, essa forte cobertura inibe outras mídias, com equipes menores de profissionais.

Artigos RelacionadosEditar

Futebol em Drazhia
Elitteliha 2014
Confferenza
Provences

Também no FANDOM

Wiki aleatória