FANDOM

Confferenza (CDF)

Confferenza-escudo2014

Confferenza

CDF-escudo

Escudo CDF

Fundação 2007
País Drazhia (DRZ)
Equipes 16
Promoção Elitteliha (3)
Rebaixamento Provences (3)
Edição 8ª (2014)
Campeão Atual Lokomotiv Kazavosi
Período Maio a Outubro

A Confferenza é a liga de segundo escalão em Drazhia. O formato atual, disputado por 16 equipes com três vagas de promoção e descenso, está em vigor desde a temporada 2013. O campeonato começou a ser disputado em 2007, de forma a apoiar o crescimento do futebol no país gerando uma liga e calendário para mais 16 equipes.

RegulamentoEditar

Desde 2013

Liga nacional de segundo escalão disputada por 16 equipes, com 2 vagas diretas e 1 condicional de promoção e rebaixamento. No rebaixamento para os Provences, caso a diferença de pontos entre o 13º e o 14º seja igual ou menor que 2, as equipes disputam por playoff de ida e volta o direito de permanecer na divisão. Na promoção para a Elitte, o 3º colocado recebe a vaga diretamente se não houver empate no número de pontos com o 4º. Se houver, é jogado playoff de ida e volta, independente dos outros criterios de desempate. Estes critérios são SG, GP, V, CV e CA. Nos playoffs, os critérios de desempate são os mesmos da Liga (gol fora não conta). Em caso de empate, o jogo segue para prorrogação e penalties.

2007 a 2010

Os primeiros participantes da Confferenza foram: Crusaders e Senka (rebaixados da Elitte 2006), as 6 equipes da Balder Kup não promovidas para a Elitte (Mulligans, Völuspá, Dynamo Balka, Chadvak Monarchs, CSKA Travna e Kraken) e os 8 vice-campeões dos Provences 2006 (Jormungandr, Wuyajan Rapids, Lynch Rangers, Oakheart, Folkenborg, Ymir, Lokomotiv Molovka e Lokomotiv Kazavosi).Do nascimento do campeonato até 2010, a Confferenza foi disputada por 16 equipes, com duas vagas diretas de promoção para a Elitteliha e duas de rebaixamento para os Provences.

2011

Neste ano foi iniciada a redução da Elitteliha proposta pelas federações com o objetivo de chegar a 12 equipes, de forma a aumentar o nível dos dois escalões nacionais: cairiam 4 equipes para a Confferenza e subiriam apenas 2 até que o número ideal fosse atingido. Esta temporada, a Confferenza foi disputada por 16 equipes, com 4 vagas para descenso direto para os Provences - entre o 13º e o 16º.

2012

Ainda em processo de reorganização, a Confferenza este ano foi disputada por 16 equipes, porém com 5 vagas para descenso, já que a Balder Kup passou a promover três equipes esta temporada (disputada ste ano por 14 times). 2013 foi o primeiro ano da Confferenza nos moldes atuais, com 16 equipes e o número de vagas entre as duas divisões nacionais (rebaixamento/promoção) ampliado para 3.

Galeria de HonraEditar

Nenhuma equipe ainda conseguiu o feito de chegar ao bicampeonato da Confferenza, apesar de muitas delas já a terem disputado mais de uma vez. Em 2014, Oakheart e Wuyajan Rapids jogam com esta possibilidade. Dependendo do regulamento em vigor no ano, as equipes promovidas estarão marcadas.

Ano Campeão 2º lugar 3º lugar 4º lugar
2007 Oakheart FC Lokomotiv Kazavosi Kraken FF Mulligans
2008 Mulligans Völuspá FF Jormungandr Slavia
2009 Kraken FF Dynamo Balka IFK Valkarian Folkenborg
2010 Manukau AFC Wakapatu FC Lokomotiv Kazavosi IFK Valkarian
2011 Dynamo Balka IFK Valkarian FK Jättes Slavia
2012 Wuyajan Rapids Dynamo Molovka Slavia Jormungandr
2013 Slavia IFK Aegir IFK Valkarian Völuspá FF
2014 Lokomotiv Kazavosi Rapid Inneaievo Jormungandr AK Mjöllnir FC
2015

CoberturaEditar

Transmissão

Atualmente, a CDF negocia os direitos de transmissão da Confferenza com todos os canais em funcionamento no país. Os jogos normalmente são transmitidos na programação da DrazhiTV (canal 5), TV Nord (canal 7), SuperSport (canal 11) e Sports+ (canal 12). Quando não há acordo entre o número de jogos que ocorrem no dia e os horários possíveis para transmissão, canais especiais na TV aberta funcionam especialmente no horário dos jogos (como o 14, e do 16 até o 20).

Os jogos da Confferenza são sempre as Terças e Quartas, ou Sextas e Sábados.

Outras coberturas

Com o foco total dos meios de comunicação impressos na Elitteliha, a Confferenza recebe uma cobertura um tanto mais bem humorada, já que os veículos responsáveis são em sua maioria website ou webmagazines. Os jornais de grande circulação fazem presença normalmente com um repórter e um fotógrafo, a nao ser que seja um jogo de maior apelo. Radiotroll e FutLIVE se fazem muito presentes, já que possuem muito conteúdo colaborativo.

Artigos RelacionadosEditar

Futebol em Drazhia
Confferenza 2014
Elitteliha
Provences

Também no FANDOM

Wiki aleatória