FANDOM

O basquete panteciano tem três Conferências.

Conferência AcadêmicaEditar

Pioneira do formato de conferências do basquete panteciano, a Conferência Acadêmica (CA) começou em 1979 com 40 equipes, todas representando, como se faz até hoje, instituições de ensino ou entidades estudantis. Na primeira edição, a Universidade Regional do Sudeste (URSE) foi campeã numa competição marcada por muitas mobilizações estudantis contra a ditadura militar; houve várias dificuldades, inclusive na final, quando dois jogadores de um time e três do outro desfalcaram suas equipes por estarem presos.

Visando aumentar o profissionalismo e o nível técnico da competição, a Conferência Acadêmica de 1980 foi reduzida a 24 equipes, terminando com o título da Universidade de Novo Atlas. No ano seguinte, novo enxugamento, desta vez para 16 (Universidade Bonfinense campeã), mas com a realização de um campeonato paralelo para os excluídos, a CA Prata, com 32 times. No ano posterior, redução de 16 para 12 equipes, e, em 1983, firmou-se o sistema usado até hoje: três "divisões", sendo a primeira a Conferência Acadêmica com 8 equipes, a segunda a Liga Acadêmica Principal com 24 equipes, de onde sobe uma e caem quatro para a terceira, que é a Liga Acadêmica de Acesso, cujo número de participantes varia conforme o ano.

Atualmente, o meio acadêmico tem cinco equipes consideradas grandes: a Bonfinense, a Aliança Estudantil da Pantécia, maior entidade de representação estudantil do país, que joga na capital por mero simbolismo, já que onde quer que jogue é recebida como mandante; a Universidade de Novo Atlas (UNA), Universidade de Torre Azul (UNITAZ) e a Universidade Mendozana. Existe um grupo de equipes tradicionais e/ou médias, nos quais estão incluídos a Universidade Javali, o Colégio Central de Novo Tempo, o Centro de Educação Labattiano. Como a elite da Conferência é pequena, essas equipes alternam muito entre a CA e a Liga Acadêmica, ou senão permanecem estacionadas na Liga.

O grande clássico da CA certamente é entre as universidades Bonfinense e Mendozana, que representam com muita raça as duas maiores cidades do país, que são naturais rivais. É Portugal contra Espanha. Outra curiosidade é a AEP, a Aliança Estudantil da Pantécia. É entidade de representação estudantil presente em todo o país, e onde chega, é recebida muito bem pela torcida local. Muitos torcedores dos adversários ficam divididos por serem também participantes da entidade; sempre que a AEP joga, o que se vê é o congraçamento das entidades e suas torcidas. No entanto, há opositores que não se sentem representados pela AEP que fazem questão de esquentar as partidas e muitas vezes protagonizam confusões.

Campeões

  • Universidade Bonfinense: 1980, 1987, 1992, 1999, 2001, 2006, 1984
  • Aliança Estudantil da Pantécia: 1981, 1982, 1986, 1996, 2004, 2009
  • Universidade de Novo Atlas: 1980, 1994, 2000, 2005, 2008, 2011
  • Universidade Mendozana: 1983, 1989, 1993, 2003, 2007, 2010
  • Universidade de Torre Azul: 1990, 1998, 2002, 2012
  • Universidade Javali: 1985, 1991, 1997
  • Universidade Regional do Sudeste: 1979
  • Centro de Educação Labattiano: 1995
  • Universidade Regional do Sudoeste: 1988

Conferência FederalEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória