FANDOM

A Pantécia foi descoberta por portugueses em 1560; os forasteiros aportaram na Ilha da Vitória, batizando-a, na época, de Ilha da Santidade e fundando o povoado de Capitão. Noa anos seguintes, os portugueses investiram na colônia, buscando riquezas naturais, e fundaram, na ilha maior, o povoado de Feitores, de onde partiam expedições de reconhecimento e colonização. Inicialmente, a ilha tinha diversos mandatários e comandantes; em 1590, Portugal nomeou o fidalgo Henrique Lucas como governador.

Pantécia recebeu também outros povos. Europeus diversos aportaram em outros pontos da costa, e, embora por terra não fosse possível batalhar já que as possessões de uns e outros eram separadas por quilômetros e quilômetros de floresta, no mar ocorriam diversas rusgas entre navios de uma nação e outra. Para atrapalhar ainda mais, havia uma população limitada, mas irredutível, de indígenas na Pantécia: foram eles que em 1601 destruíram Feitorias, matando Henrique Lucas.

Foi nomeado governador um certo João Cortes Guimarães, que decidiu procurar no interior da ilha maior um lugar bom para sede administrativa; desbravou as matas com seus homens, e achou, no coração da mata, um lugar relativamente alto, com fonte de água potável e sem nenhuma ameaça indígena próxima. Guimarães fundou ali Bonfim. Um ano depois da fundação de Bonfim, um certo José Quesada Mendoza, famoso espanhol desbravador de matas, fundou em lugar estratégico uma cidade que levava seu último nome, Mendoza. Não havia problema entre portugueses e espanhóis pois era a época da União Ibérica. Assim, acabando ainda mais com os indígenas, fundando cidades e abrindo caminhos, os latinos foram colonizando a Pantécia.

Em 1640, com o fim da União Ibérica, estourou na Pantécia uma verdadeira guerra interna entre portugueses e espanhóis para ver quem ficava com a colônia; acabou que ambos permaneceram, só que cada povo comandando determinadas cidades; Bonfim passou a ser a capital portuguesa, e Mendoza, a capital espanhola. Durante muitos anos, a colonização permaneceu dupla, com escaramuças constantes entre os dois povos, que não só tentavam tomar as cidades do outro, mas também continuavam desbravando e fundando povoações. Houve também influências francesa, inglesa e holandesa, que também fundaram alguns pontos de extração de recursos e fizeram alianças temporárias ora com portugueses, ora com espanhóis.

Também no FANDOM

Wiki aleatória