FANDOM

Salamandra
Salamandra
Nome Clube Salamandra de Futebol
Localização País Menor - Bandeira Guaru, Central
Divisão Conferência Nordeste, Região Norte
Mascote Fênix
Estádio Solar de Guaru
Capacidade 3 mil pessoas
Fundação 2007
Títulos 1 Conferência Nordeste (2015)

1 Liga Menor Feminina B (2014)
1 Torneio de Outono B (2014)
1 Torneio de Primavera B (2014)

Ranking da FFFM 17º
Apelidos Salamandras
Uniformes
Salamandra 1Salamandra 2

O Clube Salamandra de Futebol é um clube de futebol feminino do País Menor que atualmente disputa a Liga Menor Feminina A. Fundado em 2007, possui 1 título da Conferência Nordeste e 1 da extinta segunda divisão nacional. Dentre os 14 participantes da primeira edição da Liga Menor Feminina, é um dos 4 que ainda não disputou competições regionais, sendo os demais Mel, Novo Horizonte e Social.

Tem como cores o vermelho, o amarelo e o laranja. Sua principal rivalidade ocorre com o Novo Horizonte. Os jogos contra Benny Jets e Estrella também são considerados bastante importantes pela torcida salamandrense.

HistóriaEditar

2000sEditar

Tradicional na era amadora, sendo o grupo de jogadoras mais conhecido do norte do país, o Salamandra foi um dos principais competidores da primeira Liga Menor Feminina disputada, em 2008, terminando na 4º colocação. Nos anos seguintes, faria campanhas apenas medianas, se consolidando como uma força intermediária do futebol feminino Menor.

2010sEditar

O começo da década foi bem ruim para a equipe. Fora as eliminações duras na Copa Menor (3 à 0 para o Social, em 2010, e para o Perfumaria, em 2012, ainda no primeiro jogo), o clube passou a sofrer na Liga. Em 2011, quando ainda não havia rebaixamento, foi 14º entre 16. Em 2012, com a criação da segunda divisão, o Salamandra sabia que precisaria melhorar seu desempenho para evitar a queda. No entanto, acabaria a competição na lanterna, sendo rebaixado junto ao rival regional Novo Horizonte.

A expectativa, para um clube tão tradicional, era que pudesse vencer com facilidade a pouco competitiva segunda divisão. Ou, no mínimo, brigar pela promoção. O que se viu em campo, em 2013, foi algo muito diferente. Com inúmeros problemas internos, o Salamandra fez uma campanha muito ruim e terminou a competição novamente na lanterna, sendo o primeiro clube a ocupar a última colocação nas duas divisões do futebol feminino.

A diretoria que assumiu em 2014 levou adiante algumas mudanças na identidade do clube, que ganhou um novo escudo e uma nova mascote, a Fênix, símbolo ideal para o momento da equipe. As mudanças surtiram efeito, o trabalho foi bem feito e o Salamandra dominou de forma absoluta a Liga Menor Feminina B naquele ano, vencendo os dois torneios sazonais e conquistando o título da divisão. Foram 19 pontos de vantagem sobre o 2º colocado, o Chimera, fora as duas vitórias na final.

Com moral e um time muito coeso, formado em grande parte por jovens pratas-da-casa, entre elas a jóia Ayla, e reforçado por nomes como Ayanne, ex-Miragem e um dos principais destaques da equipe, o Salamandra chegou forte à Liga principal, agora com as divisões unificadas, e não fez feio. O clube conquistou o título da Conferência Nordeste, bateu o favorito Unión CASC nas semi-finais da Região Norte e chegou à decisão regional contra o eventual campeão nacional, o Benny Jets. Após vitória por 3 à 0 em casa, o Salamandra esteve muito perto de eliminar o Benny e seguir para a fase nacional do mata-mata, mas acabou sucumbindo ao fortíssimo adversário no jogo de volta, fora de casa, quando foi derrotado por 5 à 1.

Histórico Editar

Desempenho na Liga Menor
Ano Pos. Reg. Conf. Pts J V E D GF GS SG Sit.
2008 - - 37 22 11 4 7 55 38 17
2009 - - 37 26 11 4 11 29 31 -2
2010 - - 40 30 10 10 10 45 54 -9
2011 14º - - 34 30 9 7 14 38 60 -22
2012 16º - - 22 30 5 7 18 31 56 -25
2013 - - 26 28 7 5 16 28 54 -26
2014 - - 70302244743440
2015 37251141041374

Divisões:

Liga Menor Feminina A
Liga Menor Feminina B

Regionais e Conferências:

Campeão
Classsificado
Repescagem

Situações pós-temporada:

Classificado para o Mundial de Clubes Feminino
Classificado para a JBC
Promovido
Rebaixado

Desempenho na Copa Menor Feminina
2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015
O Q Q O Q E E Q E

E - Eliminatórias, O - Oitavas, Q - Quartas, S - Semi, F - Final (Vice), C - Campeão

Desempenho na COMPACTA
Ano Fase Adversário Placar(es) Gols
Nunca participou
JBC

(C) - Em casa, (F) - Fora de casa

Elenco AtualEditar

Ver Elencos do Salamandra por Ano

Também no FANDOM

Wiki aleatória