FANDOM

Ciclista
Nome completo Club Ciclista de Armenteros
Apelidos Plata y negros
Academia
Ciclistas
Capo de Província
Cidade Armenteros
Estádio Parque del Velodromo
Capacidade 14.000 pessoas
Fundado 25/01/1921
Liga Atual A-League

O Club Ciclista de Armenteros ou Ciclista de Armenteros é um clube brunoque de futebol da cidade de Armenteros. O time é famoso por ser o maior clube da era amadora do país.

HistóriaEditar

Em 1921, na pacata Armenteros, nascia o Club Ciclista, criado por um grupo de amigos praticantes do ciclismo de alto nível, o clube logo depois começou com o futebol, devido a vasta popularização do esporte no país.

O ciclismo foi posto de lado, o clube continuava com suas pistas, mas começava a aumentar sua sede social e multiplicar os campos do esporte bretão já existentes. O boom do Ciclista foi na década de 30, com um elenco praticamente 100% da cidade de Armenteros, ganharam a liga amadora de San Juan del Mayo, nove vezes seguidas, de 1930 a 1939, ninguém podia parar os ciclistas.

O time continuou com seu histórico copeiro na região nas décadas seguintes, em 1946, o estádio Parque del Velodromo foi inaugurado, uma realização imensa para a pequena Armenteros, que lotava os jogos do time nas ligas regionais. Em 1945, foi formado o histórico time liderado por Nestór Sangiovanni, que muitos falam ser o maior jogador da história do país, mas há pouquíssimas informações sobre ele, outros jogadores de destaque desse super esquadrão eram Gastón Maggiarini e Francisco Di Maglia.
Ciclista classico

O time liderado por Sangiovanni, gerou o apelido Academia já que ensinavam os adversários a jogar

Em 1950, o clube tinha tanta fama que foi convidado a Sovetov (atual Paertsz) para jogar contra o maior time da capital do país, o TSKA Sovetov, o épico 4 a 0 aplicado pelos Ciclistas fez com que o time virasse notoriedade nacional. O time ainda dominava San Juan del Mayo, totalizando até o fim de 1959, 26 campeonatos regionais.

Com a dissolução da COAM (Compania Oro ArMenteros), o clube perdeu totalmente o apoio financeiro para se manter, começou a ficar caro depois de inúmeras instalações construídas graças a COAM que acreditou no Ciclistas por ser o clube da cidade, a situação era insustentável, o futebol podia ser amador, mas grandes jogadores do Ciclistas deixaram o clube e partiram para novas regiões do país para jogar futebol, o clube encerra suas atividades em San Juan del Mayo em 1964, após penar nos campeonatos regionais que disputou na década.

Esforços foram feitos para o clube voltar, mas não haviam investidores para o time se reerguer, principalmente porque na época o futebol era amador e pouco se faturava, apenas nos ingressos e em artigos do clube. O time esteve totalmente parado entre 1964 até 1999, quando o futebol no país já era profissional, o time chegou a jogar alguns jogos contra times profissionais, mas viu-se que já não era fácil manter um clube de futebol, a idéia de reativar o clube foi esquecida.

Dez anos depois, em 2009, Faryd Montés, prefeito de Armenteros, avisou que o Ciclistas ia voltar, com a prefeitura bancando quase tudo, esperando ajuda de patrocinadores locais. O clube começou um trabalho de marketing, reconquistando sua antiga torcida, jogando contra grandes elencos como o Juvenalies FK e Gaxxbaxx Petrosz em suas pré-temporadas na cidade. Dois anos depois, em 2011, o clube estava inscrito na FFB e pela primeira vez iria competir nacionalmente e profissionalmente, já começando na B-League.

Jogadores FamososEditar

  • Bandeira brq Nestór Sangiovanni
  • Bandeira brq Gastón Maggiarini
  • Bandeira brq Francisco Di Maglia

TítulosEditar

UniformesEditar

Ciclista homeCiclista away

Também no FANDOM

Wiki aleatória