FANDOM

A Catalenha (em espanhol Cataleña) é uma ilha situada entre o Uruguai e a Argentina, na região do Mar del Plata. Dividida em seis províncias, Campito, Colónia, Fidel, Monte Áureo, Prosperidád e Saviera; e uma comunidade autônoma, a capital Nova Catalenha (Nueva Cataleña).

A cultura local foi altamente influenciada pelos diversos povos que se estabeleceram no país ao longo da história. Sonoramente, nosso acento é muito semelhante ao acento portenho, pela pronúncia de "y" e "ll" e pela preferência do voseo ao invés do tuteo. Povos que se estabeleceram na Catalenha: espanhóis, portugueses e italianos, em maior escala; e ingleses e alemães, em menor escala.

Capital: Nova Catalenha

Cidade mais populosa: Nova Catalenha

Idioma: Espanhol

Área: 1 250 000 km²

População: 25 125 456

Moeda: Franco Solitário (Plata Catalenha)

O afastamento da Confusa

A COCAF - Confederación Cataleña de Fútbol estava em crise. Após desavenças com países membros da Confusa, a COCAF foi afastada da Confederação e a Catalenha se isolou. A COCAF já vinha sendo investigada por suspeita de desvio de verbas e máfia do apito. Sem disputar as competições da Confusa, os clubes e a Seleção Catalenha passaram a receber valores baixíssimos, o que gerou grande descontentamento. Nesse período, os principais jogadores catalenhos e os estrangeiros que aqui atuavam foram para outras ligas, em busca de maior visibilidade e salários mais altos. 

Um a um, os clubes foram se desfiliando da antiga Confederação. Unidos, fundaram a Federación Cataleña de Fútbol - FCF. À COCAF e às suas afiliadas regionais, restou aceitar a derrota e fechar as portas e hoje a FCF é a maior autoridade no futebol nacional, além de ser responsável pela Seleção Catalenha.

O futebol na era FCF

Uma completa reformulação ocorreu no futebol catalenho. Os regionais como conhecíamos não mais existem. Agora, são apenas torneios seletivos para La Liga e não contam a presença dos grandes clubes. As divisões inferiores também foram extintas. Não teremos mais Copa Catalenha, apenas a Liga, com um formato inédito: 18 times, uma fase em pontos corridos + mata mata. Apertura e Clausura, com os campeões fazendo a grande final.

Muitas caras novas nos elencos do times, que após as saídas dos principais jogadores tiveram que apostar na base e em jogadores dos países vizinhos.

As mudanças também promoveram um novo cenário da história dos clubes. A Copa Catalenha passou a ser contabilizada como título nacional equivalente à Liga. Após a recente homologação da Copa Unión, temos o seguinte quadro de títulos:

Independiente - 10

Deportivo Nueva Cataleña- 8

Desbravadores - 7

Atlético Cataleña - 5

Malta - 4

Fidelidád - 3

Real Petrolero - 3

Nacional - 2

Azzuri - 1

Sporting - 1

Também no FANDOM

Wiki aleatória