FANDOM

Escudo CSKA São Tomé.png
Nome oficial Professionalhnîy Futbolhnîy Klub CSKA São Tomé
Alcunha CSKA São Tomé, CSKA
Fundação 1916
Uniforme CSKA São Tomé.png
Estádio CSKA Arena (36 mil lugares)
Cidade Cidade de São Tomé
Cores Vermelho
Rivais Não possui grandes rivalidades, mas vem criando uma pequena com o El Pueblo.

História Editar

Fundado em 1916, o CSKA São Tomé inicialmente era o time dos quartéis da Cidade de São Tomé. Seu nome significava originalmente Tsentralnyi Sportivnyi Klub Armii São Tomé.

Foi criado pelos soldados mesmo, e só soldados estavam no histórico time que venceu com sobras o Campeonato Nacional em 1916.

No ano seguinte uma virada de mesa proibiu soldados de jogarem a liga, praticamente desmontando o CSKA, que foi continuado por seus torcedores, com um time muito fraco.

A medida proibiu citações ao exército no nome dos clubes, e o CSKA adotou o nome de Futbolhnîy Klub CSKA São Tomé, mantendo apenas a sigla, sem significado, apenas por marketing. Anos depois, com a profissionalização do time, a palavra Professionalhnîy foi adicionada ao nome.

O CSKA a partir daí foi mediano, vencendo campeonatos aqui e ali, poucos campeonatos. Foi um dos "times da oposição" a Ditadura, e participou dos Campeonatos Revolucionários. Após a Revolução, o CSKA cresceu de forma incrível, sendo atualmente um dos melhores times da ilha de São Tomé.

Atualmente, sendo um time muito forte, o CSKA é muito respeitado dentro e fora da ilha de São Tomé, principalmente por ter sido o 4º colocado por duas vezes na Taça Carlos Valderrama, tendo assim conquistado o direito de disputar o Mundial de Clubes da CONFUSA.

Elenco Titular Editar

Pos País Nome
1GSão ToméSanchez
2LDOAmericanoGustavo
3ZSão ToméKokovtuz
4ZSão ToméMapa
6LEDSão ToméVálber
5VSão ToméNikifokorkov
8VSão ToméCoimbra
7MSão ToméLuca
10MSão ToméAdriano
9ASão ToméJosiel
11ASão ToméXandy

Reservas Editar

Pos País Nome
12GSão ToméCássio
13LDOSão ToméAnder
14ZSão ToméOliveira
15VSão ToméMilito
16ASão ToméHernandes
17MSão ToméJosé Skrënbesnky
18VSão ToméNoel
19ZSão ToméRuy Lopez y Castillo
20MSão ToméSantthanna Pérez

Títulos Editar

Campeonato Nacional 4 títulos
Copa Nacional 3 títulos
Supercopa Nacional 1 títulos

Também no FANDOM

Wiki aleatória