Futebol Solitário Confusopedia
Advertisement
CONFUSAVISÃO 2015
Logo do CONFUSAVISÃO 2015
Final 17 de Janeiro de 2016
Apresentadores


Emissora Sede

Local


Canção Vencedora
Amna Al-Sahaf, Maddy Al-Sahaf e Etty Al-Sahaf

MNTV

Uen Aragi ka Shidegaan, Ukataubi (Shidegaan - MAH)

Brávia & Outlands Brávia & Outlands
"Dreams and illusions"
Sistema de Votação 12p - 1º
10p - 2º
8p - 3º
7p - 4º
6p - 5º
5p - 6º
4p - 7º
3p - 8º
2p - 9º
1p - 10º
Participantes

Países Estreantes




Países que Retornaram

Países que Saíram




Países Desistentes
19

Ilhas Hoven Hoven Islands
Iwakora Iwakorá
Mondrudsky Mondrudsky
Patagônia do Sul Patagônia do Sul

Parnapenen Parnapenen


Britânia Britânia
Dalklândia Dalklândia
Kekaisaran Pusat Kekaisara Pusat
Kinamasi Kinamasi
São Pedro São Pedro

Polinásia Central Polinásia Central

Zero Pontos

Apresentações













Ninguém

- Crianças mahirianas interpretando sucessos da carreira de Don Habib (abertura)

- Don Habib e Orquestra Sinfônica do Mahiri - Shabab" ("شباب") (abertura)

- Albano Baroni e Orquestra Sinfônica do Mahiri - "Caruso" (intervalo)

- Darlene Dukson - "Waterfall" (contagem dos votos)

O CONFUSAVISÃO 2015 foi o décimo Festival CONFUSAVISÃO da Canção, sediado no Mahiri. Foi a primeira vez que o festival foi realizado na África e também em um país figurante. A cidade de Ukataubi, em Shidegaan, foi a escolhida para o evento, que teve como palco o Uen Aragi ka Shidegaan ("Grande Visão de Shidegaan"), o maior teatro do país e famoso por estar localizado na selva mahiriana.

Foi um ano complicado para a organização do evento, que precisou superar inúmeros empecilhos para ver o festival tomar forma. Por conta disso, um atraso fez com que a grande festa ocorresse apenas em Janeiro do ano seguinte, naquele que foi o maior atraso da história do evento. A vitória ficou com Brávia & Outlands que, desde sua estréia no ano passado, tem se notabilizado por um bom investimento na sua participação no CONFUSAVISÃO. Já a Verstíngia, de forma impressionante, ficou com o vice-campeonato pelo terceiro ano seguido, num feito que faz lembrar a trajetória do Reino Unido em diversos momentos da história do Eurovisão. Em terceiro lugar ficou uma estreante, Hoven Islands. País-sede, o Mahiri foi apenas 13º, dando sequência à fama de maus resultados dos anfitriões.

Dos 20 participantes do ano passado, 14 retornaram ao evento. Com 4 estréias e o retorno de Parnapenen, esse número foi de 19, uma queda de 1 em relação a 2015. Essa queda poderia não ter acontecido, não fosse a desistência de última hora da Polinásia Central. O sistema de votação dos anos anteriores foi mantido, com cada país oferecendo pontos a outras 10 nações, na escala que começa em 12, para o país preferido, 10 para o segundo, e de 8 até 1 para os demais. Os critérios de desempate são: Número de países que votaram na canção, Maior número de 12 pontos, Maior número de 10 pontos, (...), Maior número de 1 pontos, e Ordem de apresentação (quem se apresenta antes leva vantagem).

O Evento[]

Ver Lista de Países Participantes do CONFUSAVISÃO
Ver Lista de Idiomas Apresentados no CONFUSAVISÃO

Estreante em 2014, o Mahiri teve a honra de receber o festival já em sua segunda participação. A organização ficou a cargo da MNTV (Mahiri National Television). Para apresentar o evento, o Mahiri apostou no trio de irmãs Al-Sahaf, filhas de uma família de banqueiros, das mais ricas do país. Elas se notabilizaram pela defesa dos direitos da mulher e pela mobilização no apoio a mulheres do norte da África, em especial no período da Primavera Árabe.

Amna Al-Sahaf, a mais velha das três, é jornalista e âncora do maior telejornal local. Maddy Al-Sahaf, a irmã do meio, é atriz, apresentadora e considerada uma das mulheres mais bonitas do país. Estava afastada da TV há dois anos, por conta do nascimento do filho, ainda que muitos apontassem que a razão também passava pela polêmica em que se envolvera com o setor mais conservador da sociedade mahiriana, ao se casar grávida e ao se recusar a adotar o sobrenome do marido (polêmica externa, uma vez que o próprio marido nunca fez questão da mudança). Já Etty Al-Sahaf, a irmã mais nova, apresenta o programa de música mais famoso do país e é a mais nova "queridinha" da TV mahiriana.

O número de abertura começou com crianças mahirianas interpretando sucessos dos mais de 30 anos de carreira de Don Habib, cantor vencedor do CONFUSAVISÃO 2015. Em seguida, o próprio Don subiu ao palco para interpretar, junto à Orquestra Sinfônica do Mahiri, uma versão da canção "Shabab", vencedora no ano passado. No intervalo, o famoso cantor lírico mahiriano Albano Baroni, de reconhecimento internacional, interpretou "Caruso", também acompanhado pela orquestra. Durante a contabilização dos votos, foi a vez da cantora Darlene Dukson apresentar sua canção "Waterfall", que detém o recorde de vendas digitais no país. Com essas apresentações, o Mahiri conseguiu levar ao festival seus três idiomas oficiais, o inglês, o árabe e o italiano.

A diferença de apenas dois pontos entre a canção vencedora, de Brávia, e a vice, da Verstíngia, igualou à de 2011 como a mais apertada da história do Festival. Além da campeã, Brávia & Outlands, Yamato (6º), Swanzsky (7º), San Theodoros (9º) e Ivanlândia (14º) conquistaram suas melhores classificações. Já Iwakorá foi o primeiro país desde 2011 a não atingir os dois dígitos na sua pontuação.

[]

CONFUSAVISÃO 2015

Logo do CONFUSAVISÃO 2015

A logo do CONFUSAVISÃO utilizou o mesmo design desenvolvido no ano anterior. O slogan para esse ano foi a repetição da palavra juventude nos três idiomas do país, o inglês, o árabe e o italiano. Abaixo das três palavras, a versão para "juventude" em mahiriano, idioma nativo que caiu em desuso e é preservado apenas em nomes próprios, principalmente de localidades, e na arte.

Postcards[]

Antes de cada país se apresentar, foi apresentado um vídeo, onde foram mostradas imagens do Mahiri, das suas belezas naturais às suas cidades e pontos de destaque. Durante o vídeo, cada um dos participantes foi convidado a declamar um Uaqbharita, gerando um resultado muito bonito e curioso, com o sotaque de cada um sendo aplicado ao praticamente extinto idioma mahiriano.

Uaqbharita são poemas curtos tradicionais mahirianos, datados do século XVIII. São escritos no idioma original do país, que viria a ser substituído pelo árabe e, posteriormente, pelo inglês, num formato de 1-3-4-2 palavras. Eles estão organizados em 6 compêndios: Degaan (Floresta), o mais antigo deles; Dogada (Vale) e Malin (Dia), são os maiores e mais famosos; há também o Labo (Rio), que é consideravelmente menor que os três anteriores; o Habin (Noite), que é bem pequeno e, por conta disso, levanta debates entre os historiadores se estaria incompleto, tendo uma parte sido perdida ao longos dos séculos; e o Ma (Terra), que é autenticamente incompleto.

Os textos são atribuídos a um Shermarke Aberashid Keeynaan, o que causa bastante discordância entre os historiadores. Muitos afirmam que ele, de fato, existiu, e teria sido um ancião xamanista das comunidades do norte do país. Para outros, o nome genérico e a falta de evidências dão a entender que esse seria um pseudônimo, criado para agrupar os textos, que seriam oriundos de uma tradição oral.

Para o CONFUSAVISÃO, foram escolhidos 19 Uaqbharita. Entre eles alguns famosos, como o que foi recitado pela própria participante do Mahiri, que supostamente é a origem do nome do país. Mas há também outros, como o apresentado pelo grupo da Verstíngia, que ganhou notoriedade mais recentemente, por ser considerado engraçado, ganhando status de meme na rede mahiriana.

  • Brávia & Outlands Brávia & Outlands - "Ho'osqi / Ka guda halkan / Ni in egidi ku / Daiaqai ho'osqa" - Degaan (Sombras; Daqui; Tudo me parece; Sombras abandonadas)
  • Escócia Austral Escócia Austral - "Dulimajha / Tashai ku dauato / A tigid ka khairun / Ba'alashi qulu" - Malin (Vôo; Nascido para vigiar; A personificação da pureza; Asas pesadas)
  • Ivanlandia Ivanlândia - "Uaqa / Halka'as tunta'na baad / Hirarqa kha'alinta u kamu'uta / Laba-laba" - Labo (Lá; Onde o mar infiltra; As ondas mancham a areia; Duas de cada vez)
  • Iwakora Iwakorá - "Amni / U ba'alashi saqata / Holaqa laga qa tagai / La amni" - Malin (Segurança; As asas batem; As chamas deixadas para trás; Em segurança)
  • Khemed Khemed - "Ushada / So auodo arqi / Malin, galabta, habin dulajha / O'o shigmada" - Dogada (Pressa; Pode-se ver; Dia, tarde e noite voam; Sem sabedoria)
  • Ilhas Hoven Hoven Islands - "Samada / Aragi so khortiai / Rinji ag a'ad gaqmo / Sakhai shorijada" - Malin (Céu; Visão que se expande; Pintado por muitas mãos; Liberdade precisa)
  • Mahiri Mahiri - "Mahiri / Dagdagaisa daiaki aad / So tasha, so jhimashinto / So noloshoda" - Ma (Terra do nascer do sol; Também do despertar fugaz da lua; Se nasce, se morre; Se vive)
  • Mondrudsky Mondrudsky - "Khalaamad / U tihanou Si'iai / Ag badbadista, ag maris / Kasta talaab" - Degaan (Insígnia; Coragem concedida; Pela sobrevivência, pela passagem; A cada passo)
  • País Menor País Menor - "Kato / Ni u kin'uanada / So bishinta u qimaha / Ag sakha" - Dogada (Fúria; Toda a determinação; Paga-se um preço; Pelo correto)
  • Pantécia Pantécia - "Ni / Ani horeba gubai / Shita'a bi'aha, shita'a tata'ab / Rebo daruusho" - Dogada (Tudo; Eu já queimei; Até a água, até as pedras; Exceto as nuvens)
  • Parnapenen Parnapenen - "Faragelin / Kamba'areineisa si un / Fula'o o'o gar maga / O'o dono" - Malin (Interferir; Denuncia a si; Covardes sem próprio nome; Sem vontade)
  • Patagônia do Sul Patagônia do Sul - "Habin / Marki jira daiaki / U rabitan qa'adata shukumid / Uakale ahinta" - Dogada (Noite; Quando a lua nasce; O desejo assume o controle; Nada mais importa)
  • Pomedor Pomedor - "Daliniaro / Fular u'u khamal / La nu'urqi ka se'ef / Io talatei" - Dogada (Jovem; Realizou seu destino; Com o brilho da espada; E renasceu)
  • San Theodoros San Theodoros - "Ajada / Dibad ka dono / Fudud on u'u jihada / Iojer lahain" - Degaan (Musgo; Manifestação da vontade; Simplesmente em sua direção; Sempre insignificante)
  • Swansky Swanzsky - "Dajinta / Odorozo ka fin / Shirai guda u'u arimaha / O'o run" - Degaan (Revelação; Prever o futuro do topo; Preso em seu interior; Sem verdade)
  • Tarmaquestão Tarmaquestão - "Tashai / Hoos u daiakhafeif / Rakain khamatambeishi si he'esauota / Ka uadnaha" - Habin (Nascido; Sob a luz da lua; Sucumbirá eventualmente ao canto do poder; Do coração)
  • Verstíngia Verstíngia - "Khaila / Kua u getqa / Kahor tiki on tulqa / Kahor jaq" - Degaan (Ao acaso; sobre uma árvore; antes de cair no chão; antes de rachar)
  • Yamato Yamato - "Dabi'ishi / Dabqa ua qsan / Bi'aha sida u ba'al / Negeria takhsan" - Labo (Natureza; O fogo é caótico; A água, como uma pena; Congela rápido)
  • Yunjian Yunjian - "Du'urjogta / Aan ua uadnaha / Aan ua dabqa il / Khunaha gunti" - Degaan (Selvagem; Nós somos coração; Nós somos olhos de fogo; E nó na garganta)



Resultados[]

Ordem País Idioma Artista Música Tradução Colocação Pontos
01 Yunjian Yunjian Vietnamita Thái Thị Nữ Tường Paredes 12 51
02 Pantécia Pantécia Português MendoReyes Uma Canção pra Você - 10 61
03 Iwakora Iwakorá Espanhol Los Negros Volveré a mi casa Voltarei à minha casa 19 9
04 Brávia & Outlands Brávia & Outlands Inglês Joe Shapiro Dreams and illusions Sonhos e ilusões 1 117
05 Patagônia do Sul Patagônia do Sul Espanhol José Luis Gonzales Danza de Duos Amores Dança de dois amores 5 80
06 Parnapenen Parnapenen Português Cosmic O Dia Difícil de Um Herói - 18 13 [3]
07 Yamato Yamato Japonês Nana Miyazaki & Band もてき (Moteki) - [1] 6 73
08 Verstíngia Verstíngia Alemão Staplerfahrer Klaus Grünere Weiden Grama Mais Verde 2 115
09 Tarmaquestão Tarmaquestão Tarmaque Pripev Vekovoy Vremena (Вековой Времена) Velhos Tempos 11 53
10 País Menor País Menor Português Arcane Moon Não Mais - 8 67
11 Ilhas Hoven Hoven Islands Inglês Black Crown Fear and Love Medo e Amor 3 96
12 Ivanlandia Ivanlândia Português Trajanos Casa Azul - 14 33
13 San Theodoros San Theodoros Espanhol Ricardo Rana Corazón Esclavo Coração Escravo 9 63
14 Mahiri Mahiri Italiano Antonia Cresta Superare Superar 13 47
15 Pomedor Pomedor Francês S-Aville Pour Estelle Por Estelle 15 31
16 Escócia Austral Escócia Austral Inglês Bob Welsh The Outrider O Batedor 4 92
17 Mondrudsky Mondrudsky Inglês e Russo Aleksandr Boronov I Win Eu Venço 17 13 [2]
18 Khemed Khemed Árabe Muhsin لحظة Um Instante 16 20
19 Swansky Swanzsky Norueguês Skamløs Prøve Julgamento 7 68

  • [1] "Moteki" é uma gíria em japonês para um período de tempo (geralmente que acontece só uma vez na vida e nunca volta) no qual uma pessoa é muito popular com o sexo oposto.
  • [2] recebeu pontos de 6 países
  • [3] recebeu pontos de 2 países


Desistências[]

O número de participantes pré-inscritos foi de 20. A Polinásia Central, lanterna em 2014, acabou desistindo de última hora e não participou do evento, do qual tinha participado nos últimos 3 anos, com dois 3º lugares nas duas primeiras participações.

Planilha de Votos[]

Reveja a votação do CONFUSAVISÃO 2015

CONFUSAVISÃO 2015 - Resultados

12 Pontos
Em 2015, o maior valor a ser recebido foi o de 12 pontos.

Para De
3 Brávia & Outlands Patagônia do Sul, Verstíngia e Yamato
País Menor Mahiri, Swanzsky e Yunjian
Pantécia Brávia & Outlands, Hoven Islands e Parnapenen
Verstíngia Escócia Austral, Khemed e Tarmaquestão
2 Patagônia do Sul Iwakorá e San Theodoros
1 Escócia Austral Ivanlândia
Hoven Islands Pantécia
Parnapenen Mondrudsky
San Theodoros Pomedor
Yunjian País Menor


Porta-Vozes[]

  • Brávia & Outlands Brávia & Outlands - Graham Winterford
  • Escócia Austral Escócia Austral - Patrick Knittelfeld
  • Ilhas Hoven Hoven Islands - Helmut Lincher
  • Ivanlandia Ivanlândia - Ricardo Liam Doerthy
  • Iwakora Iwakorá - Diego Pabón
  • Khemed Khemed - Haheem ben Kalish Ezad
  • Mahiri Mahiri - Adaue Sigaal Kader
  • Mondrudsky Mondrudsky - Anna Kassinska
  • País Menor País Menor - Herji Naj
  • Pantécia Pantécia - Antonio Fabiazzo
  • Parnapenen Parnapenen - Mauro Giovanelli
  • Patagônia do Sul Patagônia do Sul - Mariella Benquierzo
  • Pomedor Pomedor - Vivienne Des Meaux
  • San Theodoros San Theodoros - Feliciano Medina
  • Swansky Swanzsky - Eline Gjerdrum
  • Tarmaquestão Tarmaquestão - Yemelyan Koç
  • Verstíngia Verstíngia - Franka Kistler
  • Yamato Yamato - Haruko Matsuoka
  • Yunjian Yunjian - An Thị Kết Niên


CONFUSAVISÃO
2006|2007|2008|2009|2010|2011|2012|2013|2014|2015|...|2020|2021|2022
Advertisement