FANDOM

CONFUSAVISÃO 2013
Logo do CONFUSAVISÃO 2013
Final 21 de Dezembro de 2013
Apresentadores

Emissora Sede

Local

Canção Vencedora
Joe Materazzi, Wilhelm Bow, Jurj Daeleraden e Wenner Macaroni (The Frontbacks)

WCFC TV

Space Ghost Studios Hall, Quina (ESA)

País Menor País Menor
"Fronteira Pessoal"
Sistema de Votação 12p - 1º
10p - 2º
8p - 3º
7p - 4º
6p - 5º
5p - 6º
4p - 7º
3p - 8º
2p - 9º
1p - 10º
Participantes

Países Estreantes

Países que Retornaram

Países que Saíram

Países Desistentes
12

Ilhas Cairiri Ilhas Cairiri
Pantécia Pantécia
Vera Cruz Vera Cruz
Vulcano Vulcano
Yamato Yamato

Salistick Salistick

Arthurslândia Arthurslândia
Bahávia Bahavia
Colatina Colatina
Crush Crush
Odina Odina
Outside a Place Outside a Place
Zehcnas Zehcnas

-

Zero Pontos

Apresentações

Ninguém

- The Frontbacks (Abertura - "Every Passion Sinks Into Greed")

- The Frontbacks (Intervalo - Medley de "Night Watch" e "Forever Train"; "Her Name is Unending")

- Anita Coventry (Intervalo - "Reflections")

O CONFUSAVISÃO 2013 foi o oitavo Festival CONFUSAVISÃO de Música, sediado pela quarta vez na Escócia Austal. A cidade de Quina se tornou a primeira cidade a sediar por duas vezes o evento, depois de ter recebido o evento em 2010. O local escolhido foi, novamente o Space Ghost Studios Hall.

Mais uma vez, o Festival foi abrilhantado por uma votação emocionante. A Verstíngia esteve no topo durante 8 dos 12 países votantes, mas perdeu o título para o País Menor no último voto, a exemplo do que ocorrera no ano anterior, com Polinásia Central e Escócia Austral. O País Menor, que não ficara em 1º em nenhum momento antes do último país votante, conquistou o triunfo pela primeira vez com a canção "Fronteira Pessoal", defendida pela banda Shady Roses. O 2º lugar da Verstíngia acabou se tornando a melhor colocação do país, enquanto a Polinásia Central conquistou a 3º colocação pelo 2º ano consecutivo.

O sistema de votação dos anos anteriores foi mantido. Com a saída de 7 países e a entrada de apenas 6, o número de participantes foi reduzido novamente, de 13 em 2012 para 12, neste ano. Esse é o número mais baixo de participantes desde 2008. Os critérios de desempate foram Número de países que votaram na canção, Maior número de 12 pontos, Maior número de 10 pontos, (...), Maior número de 1 pontos, e Ordem de apresentação (quem se apresenta antes leva vantagem).

Apesar da queda no número total de participantes, a quantidade de estreantes (5) se tornou a maior desde 2009. Dentre eles, o melhor resultado foi o de Vulcano, 5º colocado. Os outros 4 acabaram consecutivamente entre a 8º e a 11º posição. O evento deste ano também marcou o retorno da Salistick, conquistando um 4º lugar que se tornou a sua melhor classificação na história. Entre os países que não retornaram, estão Outside a Place, 2º colocado no ano anterior; Arthurslândia, um dos países com maior número de participações no Festival; e Bahavia e Zehcnas, que haviam participado dos últimos 4 e 3 eventos, respectivamente.

O Evento Editar

A organização desta edição ficou a cargo, novamente, da WCFC TV, da Escócia Austral. Para apresentar o evento, foram convidados os quatro membros da banda The Frontbacks, bi-campeã do Festival em 2007 e 2008: Joe Materazzi, Wilhelm Bow, Jurj Daeleraden e Wenner Macaroni. A banda, que é uma lenda da música CONFUSA, começou o evento anunciando a sua separação, o que causou grande comoção entre os presentes, que já digeriam os boatos há algum tempo. No número de abertura, eles apresentaram a canção "Every Passion Sinks Into Greed", de seu último disco, "Unsung Heroes". No intervalo, os Frontbacks voltaram ao palco para apresentar um medley das suas duas canções vencedoras do CONFUSAVISÃO, "Night Watch" e "Forever Train". Em seguida, eles tocaram mais uma canção inédita do próximo disco, "Her Name is Unending". Por fim, a cantora Anita Coventry, vencedora da última edição, interpretou a canção "Reflections" diretamente de uma praça lotada de Quina, de onde ela também anunciaria, posteriormente, os votos austrais.

O número de participantes pré-inscritos foi de 14. No entanto, as saídas de Arthurslândia e Bahavia, no decorrer do projeto, fizeram com que o número de participantes do evento caísse para 12, o seu menor valor em 5 anos. O recorde de idiomas, por outro lado, foi novamente batido, chegando a 7, com as estréias do datsevano, do japonês e do sérvio. Outro fator linguístico interessante: pela primeira vez desde o evento de estréia, em 2006, o português superou o inglês como o idioma mais utilizado em uma edição, com 5 canções contra 2.

País Menor, Verstíngia e Salistick, entre os 6 países não-estreantes, foram os que conseguiram as melhores classificações de sua história, enquanto a Polinásia Central igualou o 3º lugar do ano anterior. Já o 6º lugar da Escócia Austral e o 12º de Parnapenen acabaram sendo os seus piores resultado no evento. São Pedro, por fim, teve uma ligeira melhora, do 9º lugar do ano passado para o 7º deste ano.

A apuração se iniciou com os votos do País Menor, dando 12 pontos a Salistick. A partir do 2º país votante, a Verstíngia assumiu a 1º colocação, que manteria até o 7º votante. O 8º seria a própria Verstíngia, que deu 10 pontos a Salistick, perdendo a liderança para a mesma. Os 12 pontos do país germânico foram para o País Menor que, pela primeira vez na votação, alcançou a metade superior da tabela. O país que acabaria por vencer a competição, chegou a ficar na última posição durante os 3 primeiros votantes. Verstíngia e Salistick passaram a se alterar na ponta até o último país votante, que seria a própria Salistick. Nesse momento, o país, com 65 pontos contra 67 da líder Verstíngia, não tinha mais chances de vitória. Entretanto, País Menor, com 66, Vulcano, com 64, e Polinásia Central, com 61, tinham todos a possibilidade de triunfar. Salistick deu 1 ponto para Vulcano, 4 para a Verstíngia, 6 para a Polinásia Central e 12 para o País Menor, selando o resultado com vitória para os Menores, que nunca tinham estado no topo da tabela durante a votação. Único país a ter participado de todas as edições do evento, o País Menor enfim chega à vitória em sua 8º tentativa. Os 78 pontos conquistados pelo país se tornaram a menor pontuação de um vencedor na era dos 12 pontos, o que é justificável também pelo fato desta edição ter recebido o menor número de participante nessa era.

Resultados Editar

Ordem País Idioma Artista Música Tradução Colocação Pontos
01 País Menor País Menor Português Shady Roses Fronteira Pessoal - 1 78
02 Vulcano Vulcano Datsevano Tsnvatsba'Cho Lusapsak ? 5 65²
03 Ilhas Cairiri Ilhas Cairiri Português Tsunami do Oeste Bianca - 10 50
04 Parnapenen Parnapenen Português Alakrazoid Geografia - 12 40
05 Polinásia Central Polinásia Central Inglês Wallta Overpower Dominação* 3 67
06 Yamato Yamato Japonês Critical Beats Miageru Procurar* 11 42
07 Escócia Austral Escócia Austral Inglês Marsellus Wallace All That Is Solid Melts Into Air Tudo Que é Sólido Derrete no Ar* 6 60
08 Verstíngia.png Verstíngia Alemão Hansel Hägen Mitternacht Tanz Dança da Meia-Noite 2 71
09 São Pedro São Pedro Pedrino Arianna Galli Di Cercere Nimi De procurar demais 7 54
10 Vera Cruz Vera Cruz Português Tambores do Bairro Protesto... pelo direito ao protesto - 8 53
11 Pantécia Pantécia Português Chico Bass Amado - 9 51
12 Salistick Salistick Sérvio Zvuk Majetok T'ažké dni Poucos dias 4 65¹
  • *Traduções livres.
  • ¹recebeu votos de 10 países
  • ²recebeu votos de 9 países

Desistências Editar

A lista preliminar de países inscritos continha 14 nações. Arthurslândia e Bahavia chegaram a iniciar seus processos seletivos, com a Arthurslândia inclusive alcançando uma etapa avançada desse processo, mas acabaram por não enviar representantes para o evento.

Planilha de Votos Editar

CONFUSAVISÃO 2013 - Resultados.png
12 Pontos
Em 2013, o maior valor a ser recebido foi o de 12 pontos.

Para De
3 País Menor Salistick, São Pedro e Verstíngia
2 Vulcano Ilhas Cairiri e Vera Cruz
1 Escócia Austral Yamato
Ilhas Cairiri Parnapenen
Pantécia Polinásia Central
Polinásia Central Escócia Austral
Salistick País Menor
Vera Cruz Pantécia
Verstíngia Vulcano

Porta-Vozes Editar

  • Escócia Austral Escócia Austral - Anita Coventry
  • Ilhas Cairiri Ilhas Cairiri - Afrânio Siqueira Campos
  • País Menor País Menor - Herji Naj
  • Pantécia Pantécia - Danylo Prata
  • Parnapenen Parnapenen - André Luiz
  • Polinásia Central Polinásia Central - Kaahu Perlinge
  • Salistick Salistick - Ivan Mandzukic
  • São Pedro São Pedro - Vidal Alcaraz
  • Vera Cruz Vera Cruz - Bob Tubahyna
  • Vulcano Vulcano - Ħarsa Ilma istilla ta
  • Verstíngia Verstíngia - ?
  • Yamato Yamato - Haruko Matsuoka
CONFUSAVISÃO
2006|2007|2008|2009|2010|2011|2012|2013|2014|2015

Também no FANDOM

Wiki aleatória