FANDOM

CONFUSAVISÃO 2012
CONFUSAVISÃO 2012
Final 16 de Dezembro de 2012
Apresentadores

Emissora Sede

Local

Canção Vencedora
Crablocke Fishwife e Marcão Lourenço

ETV

George Harrison Hall, Archerland (ODN)

ESAflag Escócia Austral
"Reflections"
Sistema de Votação 12p - 1º
10p - 2º
8p - 3º
7p - 4º
6p - 5º
5p - 6º
4p - 7º
3p - 8º
2p - 9º
1p - 10º
Participantes

Países Estreantes

Países que Retornaram

Países que Saíram

Países Desistentes

13

Colatina Colatina
Bandeira Polinásia Polinásia Central
Verstíngia Verstíngia

Arthurslaande Arthurslândia
Flag Outside a Place Outside a Place

Bandeira brq Brunoquistão
Catalenha Catalenha
Eskaino Eskaino
Bandeiramonolito Monolito
Estapafurdiadosul República da Estapafúrdia
Bandeira de Salistick Salistick

Ivanlandia Ivanlandia
Orion bandeira Orion
Sud Sudetos
Veracruz Vera Cruz
Vid Vida
Zero Pontos

Apresentações

Ninguém

- Montreal (Abertura - "Saudades" e "Veni, vidi, vici")

- Montreal (Intervalo - Mashup das canções vendedoras do CONFUSAVISÃO entre 2006 e 2010: "2000 chatos", "Night Watch", "The Forever Train", "Island of Me" e "Comiziò General di Coraziones Infratidos")

O CONFUSAVISÃO 2012 foi o sétimo Festival CONFUSAVISÃO de Música, sediado pela primeira vez em Odina. O processo de organização novamente não fluiu como desejado e o evento só tomou parte no dia 16 de Dezembro, no George Harrison Hall, em Archerland.

A votação foi uma das mais equilibradas e emocionantes da história do Festival. E o que se desenhava uma vitória da Polinásia Central acabou pendendo para a Escócia Austral no último voto. Com isso, Anita Coventry e sua canção, "Reflections", levaram o Festival pela 4º vez para a nação austral. Em segundo e terceiro respectivamente, Outside a Place e Polinásia Central conquistaram os melhores resultados de sua história até então. A quarta conquista austral significou também a quarta vitória de uma canção em inglês.

O sistema de votação dos anos anteriores foi mantido. Com a saída de 6 países e a entrada de apenas 5, o número de participantes caiu de 14 para 13, o número mais baixo desde 2008. A situação seria diferente caso o número de desistentes não tivesse sido tão grande: 5. Os critérios de desempate foram Número de países que votaram na canção, Maior número de 12 pontos, Maior número de 10 pontos, (...), Maior número de 1 pontos, e Ordem de apresentação (quem se apresenta antes leva vantagem).

Dentre os estreantes, tivemos a Polinásia Central, que já flertava com o Festival há alguns anos, e dois dos chamados países secundários: Colatina e Verstíngia. O evento deste ano também marcou o retorno da Arthurslândia e de Outside a Place, ambos ausentes desde 2010. Já entre os 6 países que não retornaram após o evento do ano passado, estavam os tradicionalíssimos Eskaino e República da Estapafúrdia. Com isso, dos 8 países que participaram da edição inaugural, em 2006, apenas País Menor e Parnapenen estiveram presentes em 2012. Porém, como Parnapenen não participou em 2007, o País Menor passou a ser o único país a ter marcado presença em todas as 7 edições do CONFUSAVISÃO.

O Evento Editar

Nessa edição, a organização ficou a cargo da ETV, de Odina. Para apresentar o evento, foram chamados Crablocke Fishwife, o proeminente diretor de cinema Odinense, e Marcão Lourenço, famoso cantor do país, conhecido como "o Tim Maia Odinense". O número de abertura coube ao grupo Montreal, vencedor do ano anterior, que interpretou a canção "Saudades" (que lhes deu o título em 2012) e também seu mais novo single, "Veni, vidi, vici". No intervalo, os odinenses surpreenderam com uma escolha pouco usual: o grupo Montreal retornou ao palco, mas dessa vez para realizar um medley das músicas vencedoras dos Festivais CONFUSAVISÃO anteriores ("2000 chatos", "Night Watch", "The Forever Train", "Island of Me" e "Comiziò General di Coraziones Infratidos").

O número de participantes pré-inscritos foi de 18. Entretanto, desde cedo se fez vigente a preocupação de que sequer seria possível manter os 14 participantes do ano anterior. E, de fato, foi isso que ocorreu, com a queda no número de países presentes (13). Ao menos um recorde, no entanto, foi batido: o maior número de idiomas, no caso, 6. Destaque para o retorno do finlandês e para a estréia do alemão. Em termos de resultados, apenas Escócia Austral e País Menor conseguiram manter as boas colocações obtidas no ano anterior, com a atual campeã Odina caindo para o 7º lugar. Os dois países que retornaram ao evento tiveram bom desempenho, com o vice-campeonato de Outside a Place e o 6º lugar da Arthurslândia. Destaque também para os estreantes. Dois deles ficaram entre os 5 primeiros (Polinásia Central em 3º, Verstíngia em 4º), enquanto o outro (Colatina) acabou sendo o lanterna.

A apuração teve início com a Bahavia recebendo 12 pontos nos dois primeiros anúncios. O que desenhava como um possível título, no entanto, se transformou em pesadelo mais a frente. Os bahavianos receberiam apenas mais 27 pontos nos demais 11 países (quase o mesmo que os 24 recebidos nos 2 primeiros) e não passariam do 10º lugar. Após o 4º país, a Escócia Austral assumiu a liderança, retirando-a da Bahavia pela primeira vez. Liderança que não durou, pois logo no voto seguinte passou às mãos da Polinásia Central. E assim permaneceria por um bom tempo. Apesar da dianteira, os polinásios viam a diferença para a segunda colocada, Escócia Austral, se reduzir a cada voto (de 8 para 6, de 6 para 3...). Como o 10º país a anunciar era justamente a Escócia Austral, essa ampliou-se para 13 pontos, a medida que os austrais distribuiram 10 pontos aos polinásios. Nesse momento, na realidade, até mesmo Odina e Outside a Place (a primeira por 1 ponto, a segunda no desempate) ultrapassavam a Escócia Austral e ocupavam o 2º e 3º lugares respectivamente. Vieram os votos de Colatina e Crush e o grande desempenho austral nos mesmos trouxe a diferença de volta aos 3 pontos. Após 12 dos 13 países terem votado, a Polinásia Central, que liderava desde o 5º país a votar, estava 3 pontos à frente da Escócia Austral. De maneira surpreendente e emocionante, seria justamente a Polinásia a informar os últimos votos. Quando foram anunciados os 6 pontos para a Escócia Austral, confirmou-se a virada e o tetra para a nação austral. E não foi só: com os 12 pontos dados à Outside a Place, a Polinásia provocou um empate na segunda colocação. Como OaP recebera 12 pontos 4 vezes, contra apenas 1 da Polinásia Central, venceu o desempate e ficou com o vice-campeonato, em seu retorno ao evento. Já a estreante e outrora líder Polinásia teve de se contentar com o terceiro lugar.

Resultados Editar

Ordem País Idioma Artista Música Tradução Colocação Pontos
01 País Menor - Bandeira País Menor Português Sol Nascente Anos Dourados - 5 69
02 Bandeira spedro São Pedro Pedrino Gianna Roche E de achi nuovamend Mais uma vez daqui* 9 52
03 Flag Outside a Place Outside a Place Inglês Transcedent Express Stations - Transparents Rodoviárias - Transparentes* 2 80¹
04 Parnapenen2 Parnapenen Português Pimenta Malagueta É Essa a Hora - 11 40
05 Odina Odina Português Walter Ponce Odeon - 7 65ª
06 Zehcnas Zehcnas Inglês God of Thunder Thor - 8 56
07 BandeiraBahavia Bahavia Finlandês Tarja Hulkkenberg Toivottavasti Esperançosamente* 10 51
08 Arthurslaande Arthurslândia Inglês Thomas Culbreth I Hate The Outdoors Eu Odeio Os Outdoors* 6 65³
09 Verstíngia Verstíngia Alemão Kardinal Richelieu Taxifahrer Motorista de Táxi* 4 75
10 ESAflag Escócia Austral Inglês Anita Coventry Reflections Reflexões* 1 83
11 Colatina Colatina Português Bonde da Tang Força da Tang - 13 13
12 Crush nova bandeira Crush Espanhol Natasha Mirales Você está bem - 12 25
13 Bandeira Polinásia Polinásia Central Inglês 931 My God, how you gained weight! - 3 80²
  • *Traduções livres.
  • ¹recebeu votos de 12 países, com 12 pontos quatro vezes
  • ²recebeu votos de 12 países, com 12 pontos uma vez
  • ³recebeu votos de 12 países
  • ªrecebeu votos de 10 países

Desistências Editar

A lista preliminar de países inscritos continha 18 nações. Cinco delas, Ivanlandia, Orion, Sudetos, Vera Cruz e Vida, não levaram adiante seus planos de participar do evento. Neste ano, entretanto, nenhuma delas chegou sequer a iniciar o processo de seleção nacional.

Planilha de Votos Editar

CONFUSAVISÃO 2012 - Resultados
12 Pontos
Em 2012, o maior valor a ser recebido foi o de 12 pontos.

Para De
4 Outside a Place Arthurslândia, Escócia Austral, Polinásia Central e Zehcnas
2 Bahavia País Menor e São Pedro
Odina Outside a Place e Verstíngia
1 Arthurslândia Parnapenen
Escócia Austral Crush
Polinásia Central Odina
Verstíngia Colatina
Zehcnas Bahavia

Porta-Vozes Editar

  • Arthurslaande Arthurslândia - Jonas Casleer
  • BandeiraBahavia Bahavia - Kari Tuominnen
  • Colatina Colatina - Anitta Lousada
  • Crush nova bandeira Crush - Rickerson D'Agostini
  • 1aa1MBIFLAGwithUnionJack Escócia Austral - Richard Austin
  • Odina Odina - Rusty Laboriel e Paul Starkey
  • Flag Outside a Place Outside a Place - Mary Huw
  • País Menor - Bandeira País Menor - Herji Naj
  • Parnapenen2 Parnapenen - André Luiz
  • Bandeira Polinásia Polinásia Central - Willian Martín-Suarez
  • Bandeira spedro São Pedro - ?
  • Verstíngia Verstíngia - Barbara Wendlinger
  • Zehcnas Zehcnas - Abdoula Seeford
CONFUSAVISÃO - Logo
2006|2007|2008|2009|2010|2011|2012|2013|2014|2015

Também no FANDOM

Wiki aleatória