FANDOM

CONFUSAVISÃO 2007
Logo do CONFUSAVISÃO 2007
Final 15 de Setembro de 2007
Apresentadores

Emissora Sede

Local

Canção Vencedora

- Deckvoint Hilst Trub
- Fran Silva Sauro
- Pó-de-mico Alel

Rede Loco de Televisão

Teatro Roco Monsanto, Sonoron (Mali)

1aa1MBIFLAGwithUnionJack MBI
"Night Watch"
Sistema de Votação 5p - 1º
3p - 2º
2p - 3º
1p - 4º
Participantes

Países Estreantes

Países que Saíram

Países Desistentes

8

Arthurslaande Arthurslândia
Feia FEIA
1aa1MBIFLAGwithUnionJack Marlon Brando Island

Orcrist Orcrist
Paodeacucar Pão de Açúcar
Parnapenen2 Parnapenen

██ Terra Alternativa (Lion League)
Vid Vida
Zero Pontos

Apresentações

Ninguém

- Pó-de-mico & Bola
- The Beagles

O CONFUSAVISÃO 2007 foi o segundo Festival CONFUSAVISÃO de Música, sediado em Mali. O festival aconteceu no dia 15 de Setembro, no Teatro Roco Monsanto, em Sonoron.

A canção representante da estreante MBI, "Night Watch", do The Frontbacks, se sagrou a vencedora do festival, com 21 pontos de um máximo de 35. Com isso, MBI ganhou o direito de sediar o evento em 2008. Em segundo lugar ficou, novamente, a Estapafúrdia do Sul e, em terceiro, a também estreante FEIA. Assim como no ano anterior, o 2º e o 3º colocados terminaram empatados, agora com 14 pontos.

Em relação à edição anterior, foi modificado o sistema de pontuação. Devido ao número reduzido de países, optou-se por bonificar apenas os 4 primeiros, com 5, 3, 2 e 1 pontos, respectivamente. Arthurslândia, MBI e FEIA fizeram a sua estréia, enquanto Orcrist, Pão de Açúcar e Parnapenen não retornaram ao Festival após 2006. Terra Alternativa e Vida demonstraram interesse em participar, mas acabaram desistindo antes do evento.

O Evento Editar

A transmissora local dessa edição foi a Rede Loco de Televisão e os anfitriões do evento foram Deckvoint Hilst Trub, Fran Silva Sauro e Pó-de-mico Alel. O número de abertura foi realizado por Pó-de-mico & Bola, vencedores do ano anterior, com sua nova canção, "Número e tempo das músicas", possuindo forte influência árabe e elementos eletrônicos.

No intervalo, foi a vez da mega-banda The Beagles, a mais popular de Mali, conhecida pelos seus 400 membros. Na ocasião, ela se apresentou com 50 membros no palco, devido às limitações de espaço. Eles tocaram o primeiro grande sucesso de sua carreira, "Got to get you into my life, my love", numa versão reduzida, de 4 minutos. Em seguida, o apresentador e membro da banda, Deckvoint Hilst Trub, assumiu os vocais em "A Deckvoint Boffeo". Por fim, a banda passou a ser liderada pela dupla Pocotó e Obs, que cantou o mais recente single de ouro da banda à época: Frit.

Durante o evento, ocorreu um problema na Rede Loco, que ficou 20 segundos fora do ar, durante a apresentação da música da Arthurslândia. Por conta disso, o país se reapresentou ao fim da 8º canção. Posteriormente, durante a apuração dos votos, o nome das porta-vozes da Arthurslândia e de MBI (Sophie Cartier) não apareceu devido a problemas da TV maliana com a geração de caracteres.

O público maliano, que já havia desdenhado do número de abertura, se mostrou sonolento durante a canção marlondina, que viria a ser a vencedora, e vaiou fortemente a canção local, a última a se apresentar, revoltados com a indicação desta para representar o país. A música causou polêmica, pois a coordenação do evento maliano cancelou as seletivas e indicou o filho do organizador para a final internacional.

Coincidência ou não, o vocalista maliano, Jules Desenhet V, engasgou no terceiro verso, mas se recompôs rapidamente. Incidentes na platéia foram reportados durante as apresentações de FEIA, Anime e Mali. Nesse último, um grupo presente ameaçou jogar ovos nos representantes locais, mas nada se concretizou.

A grande figura do evento foi Cristina Valvulino, uma senhora de 82 anos, natural do Pedra Entalada. Ela apareceu no telão, dançando, durante as apresentações de Arthurslândia e Estapafúrdia do Sul. Durante a apuração dos votos, ela passou mal e foi tirada às pressas do teatro. Mas, em seguida, um médico de plantão confirmou que não se tratava de nenhum problema grave.

Outro acontecimento no mínimo curioso foi o fato das operadoras de celulares de Mali anunciarem que era possível votar no próprio país. Não só isso era mentira, como também a ligação não era gratuita, como anunciado: possuía uma taxa de SD$0,70 por ligação (aprox. R$0,65), sendo apenas a duração do telefonema gratuita.

Repercursão Editar

Apesar de não ter conquistado o público local, a vitória de MBI foi incontestável, abrindo 7 pontos de diferença para o 2º colocado e garantindo a conquista quando ainda faltavam 2 países anunciarem seus votos. Os Frontbacks, que já possuíam o rótulo de maior nome da música CONFUSA, fizeram valer sua força e venceram a competição com folga. O vocalista, contrabaixista e compositor da canção, Joe Materazzi, constatou ao final do evento:

"(...)Gostaria de agradecer a todos pela votação extraordinária que tivemos neste que é o mais tradicional festival de música da CONFUSA! Viajamos por quase todos países levando nossa arte a todos públicos e fico muito feliz que fomos tão bem recebidos."

No País Menor, o resultado deixou a desejar. A cantora Raika Oariz representou o país pela 2º vez consecutiva e não conseguiu repetir ou melhorar o 3º lugar, ficando apenas com a 7º posição. Uma revista local noticiou a decepção da cantora e atribuiu o mal resultado ao fato de "o estilo musical não agradar a maior parte da população CONFUSA, visto que o gosto musical Menor é bastante peculiar comparado aos demais países confederados."

Resultados Editar

Ordem País Idioma Artista Música Tradução Colocação Pontos
01 País Menor - Bandeira País Menor Português Raika Oariz Chrono - 7 6
02 Feia FEIA Inglês Jamie Rosswell I'll Come Back Eu Voltarei 3 14
03 Arthurslaande Arthurslândia Inglês Gardjs Frönm Jarde Back to Back De costas* 6 7
04 Eskaino Eskaino Eskainer Erne Lavask & Gasu Haskon He Hinche Ine A Última Luz 8 6
05 Anime Anime Português Família de Monstros Você, Teu Pai e Tua Mãe - 4 11
06 Estapafurdiadosul Estapafúrdia do Sul Sul-Estapafúrdio Jos Josash Camerún Tsjdiatka Camarão Assassino 2 14
07 1aa1MBIFLAGwithUnionJack MBI Inglês The Frontbacks Night Watch Vigília Noturna* 1 21
08 Mali Mali Português Jules Desenhet V e Alexandre Silva 3 minutos perdidos - 5 9
  • *Traduções livres.

Desistências Editar

A competição foi disputada por apenas 8 países devido às saídas de Orcrist, Pão de Açúcar e Parnapenen, que haviam disputado o festival em 2006. Desses, apenas Orcrist se inscreveu, mas sequer iniciou sua seletiva. Terra Alternativa e Vida, por sua vez, organizaram disputas internas para selecionarem suas músicas. Vida não chegou a concluir o evento, mas a Terra Alternativa escolheu a sua canção, que acabou não sendo enviada para participar em Mali.

País Idioma Artista Música Tradução
██ Terra Alternativa Inglês Dark Wish Behind Wooden Boards Atrás de placas de madeira*
  • *Tradução livre.

Planilha de Votos Editar

Apenas os 8 países participantes estiveram envolvidos na votação. A ordem da apresentação dos resultados foi a mesma da apresentação das canções:
1- País Menor
2- FEIA
3- Arthurslândia
4- Eskaino
5- Anime
6- Estapafúrdia do Sul
7- MBI
8- Mali

Resultados
Participantes Total Anime Arthurslândia Eskaino Estapafúrdia do Sul FEIA Mali MBI País Menor
Anime 11 5021300
Arthurslândia 70 500200
Eskaino 600 00015
Estapafúrdia do Sul 14210 3521
FEIA 145211 050
Mali 900030 33
MBI 21332551 2
País Menor 61030200

5 Pontos
Pela primeira vez, abdicou-se do tradicional sistema de 1 a 12 pontos, utilizando-se 1 a 5 pontos.

Para De
2 FEIA Anime e MBI
MBI Estapafúrdia do Sul e FEIA
1 Anime Arthurslândia
Arthurslândia Eskaino
Eskaino País Menor
Estapafúrdia do Sul Mali

Porta-Vozes Editar

  • Anime Anime - Renne Roberts
  • Arthurslaande Arthurslândia - ?
  • Eskaino Eskaino - Erhun Gaisker
  • Estapafurdiadosul Estapafúrdia do Sul - Tamara Viñas
  • Feia FEIA - Hellena Connova
  • Mali Mali - Deckvoint Hilst Trub
  • 1aa1MBIFLAGwithUnionJack MBI - Sophie Cartier
  • País Menor - Bandeira País Menor - Herji Naj
CONFUSAVISÃO - Logo
2006|2007|2008|2009|2010|2011|2012|2013|2014|2015

Também no FANDOM

Wiki aleatória