FANDOM

CONFUSAVISÃO 2006
Logo do CONFUSAVISÃO 2006
Final 5 de Agosto de 2006
Apresentadores

Emissora Sede

Local

Canção Vencedora

- Ihe Sorun
- Launa Svierker

EKRT

Palácio dos Esportes, Energumen

Mali Mali
"2000 chatos"
Sistema de Votação 12p - 1º
10p - 2º
8p - 3º
7p - 4º
6p - 5º
5p - 6º
4p - 7º
Participantes

Países Estreantes

Países Desistentes

8

Anime Anime
Eskaino Eskaino
Estapafurdiadosul Estapafúrdia do Sul
Mali Mali
Orcrist Orcrist
País Menor - Bandeira País Menor
Paodeacucar Pão de Açúcar
Parnapenen2 Parnapenen

ICM ICM
Vendadacruz IVC
Sud Sudetos
Vid Vida
Zero Pontos

Apresentações

Ninguém

- Naskagor
- Erne Lavask e Gasu Ilaskon
- SolTerkun

O CONFUSAVISÃO 2006 foi o primeiro Festival CONFUSAVISÃO de Música, sediado em Eskaino. O festival aconteceu no dia 5 de Agosto, no Palácio dos Esportes, em Energumen.

A canção representante de Mali, "2000 chatos", de Pó-de-mico & Bola, se sagrou a primeira canção vencedora da história do festival, com 63 pontos de um máximo de 84. Com isso, Mali ganhou o direito de sediar o concurso em 2007. Em segundo lugar ficou a Estapafúrdia do Sul e, em terceiro, o País Menor, ambos empatados com 58 pontos.

O sistema de votação utilizado foi o mesmo do Eurovisão: 12 pontos para o 1º, 10 para o 2º e de 8 até 1 para o 3º até o 10º colocados em cada país. Como apenas 8 países participaram, a pontuação utilizada foi de 12 a 4. Além desses 8 participantes, outros 4 países manifestaram interesse em disputar o festival, mas não o fizeram pela impossibilidade de transmitir o espetáculo.

O Evento Editar

A transmissora local dessa edição foi a EKRT e os anfitriões do evento foram Ihe Sorun e Launa Svierker. O número de abertura foi realizado pelo grupo musical eskainer Naskagor, especializado em um misto de folclore de Leteniki (região onde fica Energumen) e música Pop.

No intervalo, ocorreram outros dois números musicais. Primeiro, o casal Erne Lavask e Gasu Ilaskon se apresentou com a música "Kai su Usi?" ("Sim ou Não?"). Após encerradas as votações, foi a vez do grupo SolTerkun se apresentar com a música "Galesnau Debeiskeger" ("Indústria do Sentimento"), uma mistura de Rock com Surna, um tipo de toada forte característico da região de Trona.

O 1º Festival CONFUSAVISÃO da Canção foi marcado por algumas confusões. Primeiro, a final foi adiada, o que acabou causando muitos problemas com patrocinadores e público para a emissora que o transmitiu, a Rede Loco de Televisão (Mali). Mas, por outro lado, acho que acabou atraíndo audiência para o festival, que alcançou audiência média de 53 pontos, 8 a mais que o normal do horário (segundo o IMPT - Instituto Maliano de Pesquisas para a Televisão). Depois, o fato lamentável ocorrido durante a exibição pública em Parnapenen, um dos países participantes do Festival. A morte dos dois jovens foi uma tragédia que acabou marcando negativamente o festival.

Repercussão Editar

"Eu assisti o festival no auditório do Teatro Federal Brasiense, em meio a 4000 pessoas que se reuniram por lá, comportando-se como se o festival fosse ali mesmo. Muitos vibraram por algumas músicas e escolhiam suas favoritas, muitas vezes não era a nossa representante.

Falar nela, 2000 chatos causou espanto ao ser classificada na primeira eliminatória do festival (que, pelos problemas do nosso planeta, acabou sendo a única). Derrotou monstros consagrados da música, como o grupo Revolution e a favoritissima "Vamos dar amor às crianças desamparadas do nosso povo", do cantor Ratotu. A canção que pretendia se tornar hino do combate à pobreza no mundo, acabou ficando em 4º lugar.

Mesmo durante sua apresentaçao, cerca de um terço do teatro vaiou e muitos, desavisados, se perguntavam: "Mas Mali mandou ISSO?". Depois da apuração dos resultados, os animos eram dividos: muitos comemoravam, seja porque gostavam da música, seja porque eram Malianos que venciam. E a maioria vaiava, já que estavam meio que dividos entre "As meninas dos seus olhos" e "Amor sem volta" (6a e 4a colocadas, respectivamente)."
(Bobble, diretamente de Mali)

Tumulto em Parnapenen Editar

Durante o evento, ocorreu um tumulto na praça principal de Levy. A polícia, chamada por um vizinho que não conseguia dormir por causa da música alta, tentou acabar com a festa do Confusavisão na marra. Começou um corre-corre e os policiais lançaram gás de pimenta e gás lacrimogêneo em cima da multidão. Formou-se o caos e várias pessoas passaram mal e foram atendidas pelos paramédicos presentes no local.

Um casal de namorados morreu pisoteado no meio da multidão. Vítor Coelho dos Santos, de 23 anos e Clara Rafaela Zanetti, de 22, foram esmagados pela multidão apavorada com a violência dos policiais da cidade e morreram na hora. Um acontecimento lamentável.

Posteriormente, outro parnapenense veio a falecer. Um senhor de 71 anos, não identificado, teve um infarto durante o tumulto e foi levado às pressas para o hospital Dom Fabio.

No final, o telão foi desligado e a festa na praça de Levy, pela música "As meninas dos seus olhos", acabou de forma trágica. E tudo por causa de uma minoria de vizinhos descontrolados querendo dormir.

Resultados Editar

Ordem País Idioma Artista Música Tradução Colocação Pontos
01 Orcrist Orcrist Português Belle Jour Belo Crepúsculo na beira da praia com o monte Orc ao fundo - 8 38
02 Eskaino Eskaino Eskainer Gesuneri Sarte gor usi Deuns O trem que não vem 5 50
03 País Menor - Bandeira País Menor Português Raika Oariz Floresta Negra - 3 58
04 Mali Mali Português Pó-de-Mico e Bola 2000 chatos - 1 63
05 Estapafurdiadosul Estapafúrdia do Sul Sul-Estapafúrdio Sainta Heingnorantszia Poólenjt Pólen 2 58
06 Parnapenen2 Parnapenen Português Paulinho Gomez As meninas dos seus olhos - 6 48
07 Anime Anime Inglês The Putsomes Lay Over Me - 7 47
08 Paodeacucar Pão de Açúcar Português Agnaldo Dutra Amor sem volta - 4 54

Desistências Editar

A competição foi disputada por apenas 8 países devido à impossibilidade de IVC, Sudetos, ICM e Vida transmitirem o evento. Os representantes desses países tocaram no festival, antes dos países competidores.

País Idioma Artista Música Tradução
ICM ICM Português Majestade 12 Onde o oceano encontra o céu -
Vendadacruz IVC Português Me Lambe Katrina -
Sud Sudetos Português Carlos Lavutrih e Lucas Bitencourt Rainha na Beira do Mar -
Vid Vida Português Reverendo Cuidado com os humanos! -

Planilha de Votos Editar

Apenas os 8 países participantes estiveram envolvidos na votação. Foi feito um sorteio para determinar a seguinte ordem da apresentação dos resultados:

1- Pão de Açúcar
2- Estaparfúdia do Sul
3- Parnapenen
4- Anime
5- País Menor
6- Orcrist
7- Eskaino
8- Mali

Resultados
Participantes Total Anime Eskaino Estapafúrdia do Sul Mali Orcrist País Menor Pão de Açúcar Parnapenen
Anime 47 51284765
Eskaino 506 101010554
Estapafúrdia do Sul 58512 1256126
Mali 6312107 841012
Orcrist 384744 847
País Menor 58868712 710
Pão de Açúcar 5410856710 8
Parnapenen 4874656128

12 Pontos

Para De
3 Estapafúrdia do Sul Eskaino, Mali, Pão de Açúcar
2 Mali Anime, Parnapenen
1 Anime Estapafúrdia do Sul
País Menor Orcrist
Parnapenen País Menor
CONFUSAVISÃO - Logo
2006|2007|2008|2009|2010|2011|2012|2013|2014|2015

Também no FANDOM

Wiki aleatória