FANDOM

Bandeira.png

Bandeira de Berdibai adotada em 2007. Sua versão anterior não possuía as inscrições em branco.

Berdibai é um país cujo território localiza-se inteiramente em uma ilha de 39058 km². A ilha não se encontra no nosso mundo conhecido, nem tampouco noutro planeta: simplesmente não há uma definição para sua posição no mundo, de modo que sua federação de futebol é parte da COMETA.

HISTÓRIA

O país surgiu em 1554 por meio de um naufrágio do navio Santa Rita, que partiu de um continente em direção a outro para fazer comércio e acabou sendo pego por uma tempestade que desviou sua rota. Os tripulantes sobreviveram e não tiveram como reconstruir o navio, de modo que começaram a viver dos recursos naturais da ilha. Em busca de chamar a atenção de navios que passassem para tentar um resgate, os tripulantes apanharam um pedaço de tecido azul que seria comercializado e nele pintaram uma faixa com tinta verde, fazendo assim uma bandeira que foi fincada na praia. A faixa verde fazia referência a um rio que havia próximo, de coloração esverdeada, o qual foi denominado "Berdibai", que no idioma horopês arcaico significa "verde". Essa primeira flâmula era muito semelhante à atual bandeira do país.

Alguns anos depois o navio Esperança partiu em busca dos tripulantes do Santa Rita, acreditando que estariam no continente a que se destinaram na partida. O navio, ao contrário do primeiro, partiu não somente com comerciantes, mas também com familiares dos naufragados do Santa Rita, e procurou fazer o mesmo percurso do primeiro, na mesma época do ano. Por isso, acabaram também naufragando na mesma ilha, alguns quilômetros ao sul. Ao desbravarem a ilha acabaram por descobrir que os naufragados do Santa Rita haviam feito uma pequena comunidade, à qual denominaram "Berdibai". Os dois povoados se juntaram e passaram a conviver e a se multiplicar. Nascia uma pequena civilização selvagem mas formada por pessoas que outrora viveram com muito conforto. Havia entre eles pessoas muito instruídas, o que favoreceu o rápido desenvolvimento de Berdibai.

Alguns anos mais tarde atracou no extremo norte da ilha (muito longe de Santa Rita e Esperança) o navio São Carlos, vindo de outro país e que pretendia explorar a ilha recém-descoberta. Devido ao avanço das técnicas de navegação, eles conseguiram atracar sem naufragar, e em questão de dias descobriram as novas comunidades. No início, fizeram apenas comércio, mas em pouco tempo tentaram a dominação. Os "berdibenses", como já eram chamados, resistiram bravamente à dominação, e finalmente se auto-proclamaram como uma nação livre. Os outros países os reconheceram, já que a ilha não possuía tantos atrativos que compensassem um conflito, e passaram a comercializar com Berdibai.

Agora, com a presença de produtos estrangeiros, o crescimento daquela comunidade se deu de forma ainda mais rápida, e seus territórios foram crescendo. Paralelamente ao desenvolvimento do sudoeste da ilha, onde se encontra o início de sua civilização, houve ainda outros pontos que começaram a crescer: a rica família Ashdode se instalou na região centro-norte da ilha, onde praticaram agricultura; na Serra da Luz, no norte da ilha, instalaram-se mineradores em busca de ouro, o que trouxe à região o nome de "Auriópolis"; entre outras ocupações ainda tímidas.

Tornou-se rei o líder do movimento contra a dominação da ilha, o jovem Jeânio Queiroz, que iniciou assim a primeira dinastia de Berdibai, em 1599. O país seguiu se desenvolvendo rapidamente ao longo dos séculos subseqüentes. Nos reinados que se seguiram (Constantino, Aécio e Felipe Ashdode Queiroz) houve avanços políticos e econômicos e estabelecimento definitivo das regiões mais importantes do país: as cidades vizinhas de Esperança e Santa Rita; a região de fazendas que se transformava em metrópole, em Ashdode; a capital do país, São Carlos. Houve ainda dois reis antes da proclamação da república: Hermínio e Clemende Diógenes. A revolução republicana ocorreu na cidade de São Carlos em 1728, quando um grupo revolucionário assassinou o rei. O primeiro presidente, Nael Fermínio, renomeou a cidade para Revolucionários. A capital foi movida alguns anos depois para a região central do país, na cidade de Berdur, que fica nas duas margens do Rio Berdibai.

Nos anos que se seguiram, Berdibai conheceu certa instabilidade política, com partidos que surgiam, se fundiam e/ou despareciam muito rapidamente, presidentes que ficavam mais tempo do que deveriam e períodos de autoritarismo. A instabilidade só veio surgir mesmo nos anos 1940.

Em 1999 o então presidente Edson Rosinski foi assassinado em um atentado, e quem assumiu foi seu vice, o Gurutense Ian Caesar. Mais tarde foi revelado que ele foi o autor do plano do atentado, e que possuía intenções de liderar um domínio de Berdibai por parte de seu país, a Gurútia. Isso de fato ocorreu ao longo do início da década passada, quando o presidente Ian tornou-se um ditador e entregou Berdibai nas mãos de seu país. Durante oito anos houve uma imensa instabilidade no país, com conflitos ocorrendo todos os dias nas ruas, seja entre berdibenses e gurutenses ou entre cidadãos e policiais. Em 2007 enfim houve a Revolução Restauradora, quando o grupo revolucionário denominado Resistência organizou um grande plano que derrubou o presidente Ian Caesar e retornou o país ao normal.

Hoje o país retorna aos eixos aos poucos.

FUTEBOL

O primeiro campeonato ocorreu em 1944, e teve apenas quatro participantes: Santa Rita, Esperança, Ribeirense e Esportivo. O Santa Rita levou a taça. A partir daí o torneio foi se desenvolvendo, tendo cada vez um número maior de times. A segunda divisão surgiu em 1951. Eis abaixo uma tabela com todos os campeões da primeira e segunda divisões ano a ano. Em 1992, primeiro ano de existência da terceira divisão, começou a ser disputada também a Copa de Berdibai, em formato de mata-mata.

Lista de times.png

Lista com todos os times de Berdibai, divididos por Estados.

Lista de campeões.png
Titulos.png

Escudos berdibai.png

Escudos dos times da primeira divisão

Escudos berdibai 2d.png

Times da segunda divisão de 2011

Também no FANDOM

Wiki aleatória