Futebol Solitário Confusopedia
Advertisement

Bandeira de São Pedro
Bandeira de São Pedro
Bandeira
Instituição 17 de novembro de 1988
Cores Laranja, branco, verde e vermelho.

A bandeira pedrina representa a nação de São Pedro. Foi instituída em 17 de novembro de 1988. A bandeira deve ser tricolor verticalmente, a lista à esquerda deve ser laranja, a listra do meio deve ser mais espessa que as outras e deve ser branca; a listra à direita deve ser verde.

História e Simbolismo[]

A bandeira que deu origem à atual foi criada por Yersì Yaloyc, pintor francês que residia em Des Montes, em 1821. Nesse ano, os pedrinos conseguiram expulsar definitivamente os belgas do país, e resolveram adotar uma bandeira, pois até aquele ano o país era representado pela bandeira da Bélgica, acrescida de uma Cruz Pátea no meio. No Concílio de Albuquerque, ficou decidido que a bandeira seria semelhante à usada até então, mas as cores seriam substituídas por verde, branco e laranja. A Cruz Pátea continuaria no centro da bandeira.

Linha do tempo[]

Até o ano de 1600, quando São Pedro foi anexado como parte da Bélgica, os habitantes do país usavam como bandeira nacional o estandarte do nugza petrzk, representado por um feixe de lanças em forma de V, com um escudo de cada lado e a letra petrzk Vatr embaixo. Esse estandarte data de aproximadamente 600 a.C., e foi criado pelo nuzga Vevrturem Vatemkor para representar seu império.

Em 1600, navegantes da região onde hoje é a Bélgica, naquela época conhecida como Países Baixos Espanhóis, anexaram São Pedro ao império espanhol. A bandeira adotada para a região caribenha era um esboço de como seria a bandeira da Bélgica após sua independência: listras em preto, dourado e vermelho, com o texto “Alleswesten Ændies” e uma cruz pátea no centro. Essa variação durou até a proclamação de independência, que culminou com o surgimento do Reino Pedrino. Então, foi adotada uma bandeira semelhante à anterior, porém com as cores verde, branco e laranja nas listras e o antigo estandarte petrzk no centro, em vermelho, para homenagear a antiga população nativa do país.

Em 1968 o rei foi derrubado, e a República Socialista Pedrina foi proclamada. A bandeira escolhida seguia os moldes das bandeiras das repúblicas soviéticas: vermelha com a foice e martelo no canto superior esquerdo. Foram adicionadas listras verde e laranjas na parte de baixo, além do estandarte petrzk, para nacionalizar mais a bandeira.

A República Socialista Pedrina caiu em 1988, e a nova bandeira do país foi feita semelhante à do tempo do reino, com a diferença que a listra verde trocou de posição com a listra laranja. Além disso, no lugar do estandarte petrzk foi colocada uma cruz pátea, que representa o regime comendatorista adotado.

Advertisement