FANDOM

Balder Kup (CDF)

BalderKup-Escudo2014-deitado.png

Fundação 2003
País Drazhia (DRZ)
Equipes 8 equipes
Promoção Confferenza (3)
Classifica para SuperDrazhi Kup (1)
Edição 12ª (2014)
Campeão Atual Kochevnikis
Maior Campeão Gerifreki FC (2 títulos)
Período Agosto e Setembro

A Balder Kup é a copa que reúne os campeões dos Provences, classificatória para a Confferenza. A CDF repassa 80% do rendimento em patrocínios do torneio para o Ministério da Educação. O formato atual, disputado por 8 equipes, está em vigor desde 2006. Uma excelente oportunidade para as equipes menores aparecerem e se fortalecerem, pois a Balder também garante vagas em fases adiantadas da Yggdrasil Kup. O quadrangular final acontece em clima de festa em uma cidade-sede pre-estabelecida, inspirado no BigDrazhi.

ParticipantesEditar

- York (Nordyork e Sudyork) e Penarth são os Provences de Anglania. Os campeões destes torneios têm direito de disputar a Balder Kup.

- Valkyre e Fjelbystad (Fjelby e Dynestad) são os Provences de Scavia. Os campeões destes torneios têm direito de disputar a Balder Kup.

- Belkha e Braetia (Bratia e Gretia) são os Provences de Sovietia. Os campeões destes torneios têm direito de disputar a Balder Kup.

- Ishberia (Ishberi e Icebadia) é o Provenc de Ishberia. O campeão deste torneio têm direito de disputar a Balder Kup.

RegulamentoEditar

Desde 2006

Com a criação da Confferenza, a Balder Kup passou a ser classificatória para este torneio. A edição de 2006 classificou todas as equipes que a disputaram para a Confferenza 2007 (a primeira da história) e também iniciou o novo modelo de disputa da Balder Kup, por 8 equipes - os campeões dos sete provences, mais o vice-campeão de Ishberia, Federação com menos representantes nas divisões superior e com o Provenc mais inchado.

Na primeira fase da Balder Kup, as 8 equipes são sorteadas sem distinção de cabeça-de-chave entre 4 jogos de ida e volta (critérios de desempate são os mesmos das Ligas, gol fora não conta). Os 4 vencedores se enfrentam em jogos de ida numa chave. Os seis jogos serão disputados em uma sede pré-definida no início da temporada, para a cidade se organizar e receber o evento, que dura de 20 a 30 dias. As três melhores equipes desta fase se classificam para a Confferenza da temporada seguinte. Caso nenhuma das equipes tenha sido rebaixadas da Confferenza no ano anterior, o critério de desempate é SG, GP, V, CV e CA. Este critério de desempate visa favorecer o esforço de uma equipe menor, que esteja a mais tempo sem disputar as divisões drazhis superiores.

2003 a 2005

A Balder Kup nasceu em 2003 para ser a a Copa da Justiça, que daria acesso às equipes menores chegarem até Asgard (Elitteliha) e distribuindo renda - inspirado no BigDrazhi, todos seus rendimentos eram revertidos para a educação no país. Nesta época, era disputada por 9 equipes - os campeões de cada Provence, e os vice campeões de Ishberia e Belkha (os torneios com mais equipes). Era disputada em 3 grupos de 3 equipes, sorteadas sem distinção de cabeças de chave, em jogos de ida e volta. Os três campeões de grupo se enfrentavam em 'três finais', na casa do melhor dos campeões. Nos mesmos moldes do BigDrazhi, porém ocorria durante 10 dias. Um deles não disputaria a Elitteliha do ano seguinte.

2012

Neste ano, a CDF ampliou a Balder Kup para 14 clubes, abrangendo todos os campeões e vice-campeões dos Provences. Porém, com a impossibilidade visível de realizar um evento com este número de clubes em uma cidade-sede (duraria mais de 50 dias) fez a Confederação recuar quanto ao tamanho do evento e do calendário que estava propondo para os clubes. Outras formas de acesso a Confferenza vem sido estudadas pela CDF.

Galeria de HonraEditar

O Gerifreki FC é a equipe que mais vezes foi campeã da Balder Kup, por duas vezes. Wolffield Storm e Mullford por duas vezes chegaram ao vice-campeonato. Dependendo do regulamento em vigor no ano, as equipes promovidas estarão marcadas.

Ano Campeão 2º lugar 3º lugar 4º lugar
2003 Newport United Spartak Kazavosi IFK Valkarian Lokomotiv Kazavosi
2004 Slavia Wolffield Storm Lokomotiv Kazavosi Jormungandr AK
2005 Mjöllnir FC Senka FC Wuyajan Rapids Mulligans FC
2006 Wanderers Manukau AFC Mulligans FC Völuspá FF
2007 IFK Valkarian Mullford FC FK Volga NK Gloria
2008 Gerifreki FC Norki Warlocks Alba Lizards IFK Aegir
2009 West Oak FC Njordklub Onkamaa FC Bohemians BK
2010 Senka FC Bohemians BK IFK Stavarn Kochevnikis
2011 Gerifreki FC Mullford FC Tyr Ulves Berwyn United
2012 Bohemians BK Wolffield Storm IFK Aegir IF Ringhorn
2013 Rapid Inneaievo Ymir BK Lynch Albion Metaluhr Kamiensk
2014 Kochevnikis Folkenborg BK Wakapatu FC Metaluhr Kamiensk
2015

CoberturaEditar

Transmissão

A importância que a Balder Kup sempre teve na cultura do futebol drazhi sempre deu a CDF boas propostas de transmissão dos seus jogos. Atualmente, a Confederação negocia os direitos de transmissão da Balder com todos os canais em funcionamento no país. Os jogos normalmente são transmitidos na programação da DrazhiTV (canal 5), TV Nord (canal 7), SuperSport (canal 11) e Sports+ (canal 12). Quando não há acordo entre o número de jogos que ocorrem no dia e os horários possíveis para transmissão, canais especiais na TV aberta funcionam especialmente no horário dos jogos (como o 14, e do 16 até o 20).

Os jogos das Quartas de Final da Balder Kup ocorrem às quintas-feiras, e a Fase Final ocorre num espaço de 10 dias, normalmente SEG, SEX e QUA.

Outras coberturas

Com o foco total dos meios de comunicação impressos na Elitteliha, a Balder Kup recebe uma cobertura um tanto mais bem humorada, já que os veículos responsáveis são em sua maioria website ou webmagazines, parecida com a da Confferenza. Os jornais de grande circulação fazem presença normalmente com um repórter e um fotógrafo, a nao ser que seja um jogo de maior apelo. Radiotroll e FutLIVE se fazem muito presentes, já que possuem muito conteúdo colaborativo.

Artigos RelacionadosEditar

Futebol em Drazhia
Provences 2014
Provences
Confferenza
Elitteliha

Também no FANDOM

Wiki aleatória