FANDOM

Barra.png
Barra
Nome Associação Esportiva da Barra
Localização País Menor Nova Wimbledon, Barra
Divisão Conferência Ocidental, Região Oeste
Mascote Falcão
Estádio Utopia
Capacidade 5 mil pessoas
Fundação 2007 (Real Tijuca) / 2009 (Barra Real) / 2010
Títulos 1 Torneio de Primavera A (2014)
Ranking da FFFM
Apelidos Altaneiras
Uniformes
Barra 1.pngBarra 2.png

A Associação Esportiva da Barra é um clube de futebol feminino do País Menor. Fundado em 2007, adotou a denominação atual em 2010 e atualmente disputa a Liga Menor Feminina A.

Tem como cores o azul, o amarelo e o branco. Possui uma forte rivalidade contra o Luna.

História Editar

2000sEditar

Com a criação da primeira Copa Menor, em 2007, a organização do evento precisava de um clube da cidade da Barra, uma das mais importantes do país, que não poderia ficar sem um representante. Não havia uma equipe amadora na cidade, como havia, por exemplo, um Miragem na Estarlândia, ou um Ginásio, em Manaenópolis. No entanto, havia um time de futebol feminino na UAJ, a Universidade de Artes do Jardim, que acabou sendo convidado para disputar o torneio.

No entanto, as meninas da UAJ desistiram poucos dias antes do evento, visto que a grande maioria das jogadoras dos outros clubes eram de outra faixa etária, com idades de colegial. Face a essa desistência, um outro grupo foi formado às pressas, com algumas integrantes da UAJ e outras jogadoras da região, que foram convidadas de última hora. A equipe recebeu o nome de Clube Real da Tijuca.

Sem estrutura, foi derrotada no primeiro jogo. Se reforçou para o seguinte com outras jogadoras da cidade, que, por sua população, possuía uma boa oferta de meninas interessadas em futebol, apesar da falta de um clube local organizado, e conseguiu uma boa 7º colocação na Liga. Para 2009, adotou o nome de Clube Barra Real. No entanto, a falta de estrutura e de organização começaram a pesar, a medida que os demais clubes estavam cada vez mais profissionais. O resultado foram duas 13º colocações, em 2009 e 2010.

2010sEditar

Em 2011, já sob a denominação de Associação Esportiva da Barra, que assumira no ano anterior, firmou uma parceria com a UAJ para utilizar a estrutura da universidade. Bem organizado e com melhores condições de trabalho, o Barra voltou a ter uma boa temporada, repetindo a 7º colocação na Liga. Ainda assim, não era o suficiente. O futebol feminino Menor estava cada vez mais competitivo e, nesse cenário, o clube não conseguiria ir além de um 12º lugar em 2012.

O salto definitivo seria dado só em 2013, quando o bom elenco recebeu duas adições de peso: primeiro da craque monalteca Deborah Nowak; e depois da volante Rana Lisboa, considerada a caloura mais promissora daquele ano. Com atuações bastante consistentes, o clube alcançou o seu melhor desempenho até então, terminando a competição na 5º colocação, a 3 pontos das semi-finais.

E coisas melhores ainda estavam por vir. Em 2014, o Barra se mostrou um time com potencial de brigar pelo título, em especial no segundo semestre, quando foi o melhor clube do país e levantou o Torneio de Primavera. Nas semi-finais, porém, não foi páreo para o gigante Miragem e acabou terminando a Liga na 3º colocação. Ainda assim, era mais um recorde batido.

Em 2015, o Falcão se estrearia na JBC, graças a tal desempenho. Depois de um empate e uma derrota nos dois primeiros jogos, a eliminação parecia certa. Porém, o Barra buscou 2 vitórias nos jogos restantes, incluindo um 2 à 1 sobre o Aliança, na Pantécia, e conseguiu avançar. Nas quartas, se vingou do Miragem e eliminou o adversário nos pênaltis. De forma inacreditável, o Barra, estreante em competições regionais, estava nas semi-finais. O adversário seria outro clube Menor: o Minuano. Após uma derrota por 5 à 2, em casa, no jogo de ida, o Barra sabia que aquela bela história, contudo, terminava ali.

Na Copa Menor Feminina, onde jamais passara das Quartas, o clube também se superaria. Batendo adversários como o Benny Jets, eventual campeão nacional, Fortaleza e Estrella, o Barra chegava à decisão contra o histórico Ginásio Vilanovense. Após empate em 1 à 1 no tempo normal, um gol de Tsuri acabou com o sonho barrense do título.

Na Liga, a equipe travou com o Luna a batalha mais espetacular da temporada, brigando ponto a ponto pela liderança da Conferência Ocidental. O Luna acabaria levando a melhor, obrigando o Barra a disputar a semi-final regional frente ao Místico. Uma goleada por 4 à 1 colocou o clube na decisão do Oeste, novamente frente ao Luna, sob grandes expectativas de galgar a revanche. Após empate no agregado, o Barra acabou derrotado nos pênaltis, ficando a temporada marcada por grandes desempenhos nas 3 competições, mas nenhuma conquista consolidada.

Temporadas Editar

Desempenho na Liga Menor
Ano Pos. Reg. Conf. Pts J V E D GF GS SG Sit.
2008 - - 29 22 9 2 11 46 47 -1
2009 13º - - 27 26 7 6 13 33 50 -17
2010 13º - - 32 30 8 8 14 32 46 -14
2011 - - 44 30 13 5 12 37 44 -7
2012 12º - - 36 30 10 6 14 43 54 -11
2013 - - 53 30 16 5 9 47 38 9
2014 - - 55301677584612
2015 44251357493316

Divisões:

Liga Menor Feminina A
Liga Menor Feminina B

Regionais e Conferências:

Campeão
Classsificado
Repescagem

Situações pós-temporada:

Classificado para o Mundial de Clubes Feminino
Classificado para a JBC
Promovido
Rebaixado

Desempenho na Copa Menor Feminina
2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015
Q O Q Q O Q O Q F

E - Eliminatórias, O - Oitavas, Q - Quartas, S - Semi, F - Final (Vice), C - Campeão

Desempenho na COMPACTA
Ano Fase Adversário Placar(es) Gols
2015 Fase de Grupos Ivanlandia Bairro dos Esportes 0x0 (F) -
Escócia Austral Knavish 1x2 (C) Sakura Oh (C)
Polinásia Central Xisparat Urban Climb 1x0 (C) Sakura Oh (C)
Pantécia Aliança 2x1 (F) Natasha Kovalchuk e Katarina Shri (F)
Quartas País Menor Miragem 2x2 (C), 0x0 (PEN: 3x4) (F) Rana Lisboa e Natasha Kovalchuk (C)
Semi País Menor Minuano 2x5 (C), 0x1 (F) Natasha Kovalchuk e Sakura Oh (C)
JBC

(C) - Em casa, (F) - Fora de casa

Elenco AtualEditar

Ver Elencos do Barra por Ano

Também no FANDOM

Wiki aleatória