FANDOM

Anarico - História Japonesa

Anarico HJ

Nome:  Anarico-História Japonesa

Localização:  Anarico, Comunidade de Anarico

Estádio:  Parque das Cerejeiras (27.000)

Apelidos: Os Vermelhos, Os Nipônicos, AHJ

Uniformes

AHJ Novo
AHJ Novo Fora

Anarico-História Japonesa é um clube polidesportivo de Rapa Uro, localizado na cidade de Anarico (Comunidade de Anarico). Atualmente disputa as divisões principais do futebol masculino e feminino do país, além de estar presente profissionalmente em outras modalidades como o beisebol, o softbol e o voleibol. 

História Editar

A comunidade nipo-rapaurenha de Anarico é a maior do país. Estatísticas indicam que aproximadamente 20% da população da cidade tem descendência japonesa, totalizando algo em torno de 250 mil pessoas. Uma das maiores características deste grupo foi o alto número de associações étnicas e clubes, nos quais destacava-se a respeitável estrutura esportiva. No caso do futebol, muitos clubes ligados à comunidade nipo-rapaurenha disputaram as ligas amadoras da cidade e da comunidade, revelando diversos jogadores para clubes da região.

Uma destas equipes era o Clube Atlético Anarico. Primo pobre do Anarico FC, o Atlético tentou se profissionalizar nos anos 1940 sem muito sucesso. De um modo geral, a equipe militava nas divisões distritais do futebol de Rapa Uro, que estão abaixo da quarta divisão e são consideradas semi-profissionais.

Com graves problemas financeiros, o Atlético firmou uma parceria com o Anarico Bunkyo, também conhecido como Centro de Cultura e História Japonesa de Anarico, no ano de 1974. Isso possibilitou que o clube utilizasse instalações desportivas dos principais clubes étnicos da cidade como o Nikkei Anarico ou o Gakusei. Em troca, jovens jogadores nipo-rapaurenhos teriam mais oportunidade na base da equipe. A medida atraiu muitos torcedores de origem japonesa.

Em 1979 o Atlético Anarico chegou a sua maior glória vencendo a Quarta Divisão da Liga Nacional. No ano seguinte o clube ampliou investimentos, conseguindo a 11ª colocação no certame. No entanto, o retorno não foi o esperado e o Atlético amargou dois rebaixamentos consecutivos nos anos seguintes retornando às divisões inferiores.

Nesse momento, a situação financeira do clube era terrível e a falência ou o abandono dos planos de profissionalismo tornaram-se reais. Em junho de 1983, empresários ligados ao Anarico Bunkyo fizeram uma proposta de comprar o antigo clube e passar a administrá-lo. O objetivo principal era utilizar um clube esportivo como plataforma para promover a imagem da comunidade no país, bem como combater estereótipos negativos, que à época eram ainda muito presentes. Foi a primeira movimentação financeira deste tipo na história dos esportes de Rapa Uro.

Com o negócio concluído, o clube passou a chamar-se Clube Atlético Anarico-História Japonesa em 1984. Em 2001, quando outros dois empresários fizeram nova aquisição do clube com o intuito de mudá-lo de patamar, a entidade foi renomeada apenas para Anarico-História Japonesa.

Futebol Editar

O Anarico-História Japonesa é de um modo geral considerado um clube pequeno no futebol de Rapa Uro.Isso se explica pelo fato de que o AHJ tem poucas participações na Primeira Divisão (atual Mamalu Vaega/Divisão de Honra). Alguns de seus pontos positivos são a qualidade da estrutura e o bom relacionamento com os torcedores.

Começou a disputar as divisões profissionais do futebol nacional na segunda metade dos anos 1980, conquistando sua primeira promoção em 1988 com o vice da Quarta Divisão. Nos anos 1990, os Nipônicos chegaram a voltar para o escalão mais baixo do futebol profissional, mas de um modo geral se fixaram na Terceirona.

No ano de 2001, o AHJ foi comprado por uma dupla de jovens empresários nipo-rapaurenhos que tinham o plano de colocar o clube na elite do futebol nacional e aumentar a promoção em outras modalidaes. Foi feita também uma grande campanha de marketing visando atrair a comunidade para os estádios. Os resultados se fizeram sentir rapidamente, com o AHJ conquistando a Terceira Divisão em 2003 e o acesso para a disputa da primeira edição da Mamalu Vaega em em 2005. Em sua estréia na elite, o clube acabou na 17ª e penúltima posição, o que acarretou em rebaixamento.

A partir daí, o História Japonesa tornou-se um clube elevador. Foi promovido nos anos 2007, 2010 e 2013 e rebaixado em 2008 e 2009. Durante este período melhorou ainda mais sua estrutura e reformou novamente o estádio . Em 2012 o AHJ chegou pela primeira vez à final da Copa Rapa Uro, sendo derrotado pelo Ulili Aleto na final.

Na temporada de 2014 o clube pela primeira vez conseguiu manter-se na Mamalu Vaega conquistando a 15ª colocação, que se repetiria no ano seguinte. Em 2016 consegue a melhor temporada de sua história com um memorável 8º lugar, que colocou a equipe pela primeira vez desde sua existência à frente do Anarico FC na classificação da Primeira Divisão.

Rivalidades e Torcida Editar

A maior parte dos espectadores do Anarico-História Japonesa são nipo-rapaurenhos. Inicialmente, a comunidade tinha grande simpatia pelo clube, mas pouco comparecia ao estádio. Mas desde a ascensão, foi comum ver as arquibancadas do Parque das Cerejeiras lotadas. Goza também de uma relativa popularidade entre pessoas de origem japonesa de outras cidades, embora estas raramente adotem o AHJ como primeira camisa. Nos últimos anos a diretoria investiu na imagem de um "clube de imigrantes" e atraiu torcedores de outras etnias não-uros para o estádio. Além disso, há um número menor, mas crescente, de pessoas de etnia uro adotando a equipe.

O maior rival do Anarico-História Japonesa é o Anarico FC. O lado azul tem mais torcedores, mais cobertura da mídia, mais vitórias em confrontos diretos e é mais tradicional, porém os vermelhos tem conseguido equilibrar os confrontos nos últimos anos a ponto de fazer com que o Anarico FC também os considere o maior rival. Em menor medida, outros rivais do AHJ são o Covas Pindorama, o Buen Viaje, o Maisara'at, o Huarén e o Conexão.

Futebol Feminino Editar

Desde 1989 o Anarico-HJ mantém um departamento de futebol feminino. Entre a segunda metade da década de 1990 e toda a primeira década do terceiro milênio, possuia a considerada melhor equipe do país junto com o Lio Lapoano e o Kaleli Gatasitasi. Por isso, não surpreende que o AHJ seja um dos oito clubes que participou da primeira edição da Auro Faso'olaga em 2013, que instalou o profissionalismo da modalidade no país.

Na temporada inicial da Faso'olaga, o AHJ cumpriu as expectativas e foi muito bem, terminando com o vice-campeonato, apenas a 4 pontos do Kaleli Gatasitasi. Mas o clube não voltou a repetir boas campanhas, se colocando nas últimas posições. Em 2016, as vermelhas evitaram o rebaixamento ficando em 14º de 16 equipes.

Outras Modalidaes Editar

O Anarico-História Japonesa destaca-se também na prática de outras modalides, sendo por isso considerado um dos principais clubes polidesportivos do país. O grande destaque vai para o beisebol e o softbol, onde é recordista de títulos e tem a comumente considerada melhor equipe do país. O AHJ tem também uma equipe na Liga Nacional de Voleibol Feminino e já consquistou o título em duas ocasiões.

Outras modalidades mantidas dentro do AHJ em caráter profissional são o tênis de mesa, o atletismo e a natação.

Títulos e Estatísticas Editar

Futebol Masculino Editar

Copa Rapa Uro - Vice Campeão (2012)

Segunda Divisão/Avanoa Vaega - Vice-Campeão (2005,2010)

Terceira Divisão/Liga Nacional 1 - Campeão (2003)

Quarta Divisão/Liga Nacional 2 - Campeão (1979), como Clube Atlético Anarico

Participações na Primeira Divisão - 6

Melhor colocação na Primeira Divisão - 8º Lugar (2016)

Colocação na Pontuação Histórica da Liga de Rapa Uro - 33º Lugar (282pts)

Futebol Feminino Editar

Auro Faso'olaga - Vice-Campeão (2013)

Colocação na Pontuação Histórica - 9º Lugar (131pts)

Também no FANDOM

Wiki aleatória