FANDOM

Albuquerque
Albuquerque uni
Nome completo Albuquerque Futbol Club
Cidade Albuquerque
Estádio Valentin Ivanov
Capacidade 46.900
Fundado 02/02/1890
Liga Atual Futbolega

O Albuquerque é o mais antigo time de futebol de São Pedro. Pertenceu a um norte-americano até 1922, quando foi comprado pela prefeitura da cidade de Albuquerque. Em 1950, inaugurou seu estádio Valentin Ivanov, dando início à fase de grandes estádios no país. Por 24 anos, foi o único time do país a admitir estrangeiros.

Em 1885, o inglês Andy Cunningham, natural de Stoke-on-Trent, muda-se para a cidade estadunidense de Richmond, Virgínia. Andy Cunningham era apaixonado por futebol, e havia jogado algumas partidas pelo time de sua cidade natal, o Stoke City FC. Nos Estados Unidos, Andy não achou entusiastas do futebol, e decepcionou-se com o país. Em abril de 1889, entrou em contato com escoceses que tinham chegado em Richmond no começo do ano e iriam voltar à Grã-Bretanha em maio, passando antes por São Pedro. Andy Cunningham embarcou junto com os escoceses e, no primeiro dia de maio, chegou na cidade pedrina de Albuquerque. O futebol já era conhecido por lá, e Andy resolveu ficar no país. No ano seguinte, fundava o Albuquerque FC, o primeiro clube de São Pedro. O inglês permaneceu no país até 1903, quando voltou para os Estados Unidos.

Os filhos de Andy Cunningham, nascidos em Richmond, ficaram sendo os donos do Albuquerque FC por herança depois que seu pai faleceu em decorrência de uma pneumonia. Entretanto a prole de Cunningham não era tão interessada no futebol quanto seu pai, e acabou por vender o clube à prefeitura de Albuquerque - que, em 1950, iria vender o clube a um industrialista.

O Albuquerque viveu todas as seguintes fases do futebol pedrino. Seus dirigentes foram os grandes incentivadores da criação de uma competição de futebol nacional, que por fim foi criada em 1900: a Copa Rossa. Embora um clube tão antigo, o Albuquerque demorou a ter destaque no futebol pedrino. Seu primeiro título foi a primeira edição da Futbolega, em 1930. Amargou 11 anos de dívidas depois disso, e se reergueu em 1941, quando conquistou a liga e a copa de São Pedro. E passou 47 anos sem conquistar nenhum título.

Essas quase cinco décadas escondem grandes times. Muitos consideram o Albuquerque de 1960 como um dos melhores times da história pedrina. Nesse ano, foi eliminado nas semi-finais da Futbolega pelo Roterdan - o campeão daquele ano - perdendo os dois jogos por 3x2, sendo prejudicado pela arbitragem nas duas partidas. O árbitro do jogo de volta, Erikson Javanissen, foi acusado de manipular o resultado do jogo e chegou a ser preso, mas foi solto por falta de provas. A torcida do Albuquerque chorou a eliminação de um time tão habilidoso.

A seca de títulos acabou em 1988, com o terceiro título da Futbolega. A década de 90 foi marcada pelos títulos invictos da Lega Nord em 1991 e 1994. No início do novo milênio, o time passou por grande reformulação na diretoria e elenco. O técnico contratado, Rodolfo Agbonadez, passou a mirar a Copa São Pedro, deixando a Futbolega em segundo plano. Com isso, vieram os títulos da Copa em 2003me 2007. Agbonadez foi demitido em 2007 por atritos incessantes com a diretoria.

TítulosEditar

Futbolega193019411988
Copa São Pedro194120032006
Copa dos Campeões19922003
Lega Norte1991199420022008

Também no FANDOM

Wiki aleatória