FANDOM

ASP
ASP mundial
Nome oficial Atleticho Sportivo Petronnia
Nomes populares Tricolore
L'nara
Fundação 14/08/1903
Estádio Parc de Reyes, Canavias
Capacidade 62.880
Liga atual Futbolega
2014 1º lugar na Futbolega

O Atlético São Pedro (mais conhecido como ASP) é um clube de futebol de São Pedro. Foi o primeiro time pedrino a possuir um estádio, o já inexistente Comunale di Cordovella.

Foi fundado por Aldo de Meylendt, da classe média-baixa belga-descendente natural de Vaanderburg, província de Cruzeiro. Aldo graduou-se na universidade de Cambridge no ano de 1901, e na Inglaterra entrou em contato com o futebol. Voltando a São Pedro, passou a residir em Canavias, no bairro de Va' Cavean, onde foi o responsável por organizar um time de futebol amador, o Atleticho Sportivo Petronnia. Nessa época, o futebol era pouco difundido na capital do país, embora fosse muito popular no norte de São Pedro. Por esse motivo, Aldo financiou pequenas excursões do time à cidade nortista de Albuquerque, onde o time ganhou do poderoso Albuquerque FC. A partir de então, o ASP passou a se desenvolver e ganhar apoio da sociedade canaviense, o que favoreceu a popularização do futebol na capital do país.

Em 1909, conseguiu seu primeiro título nacional, a Copa São Pedro. O tricolor se adaptou bastante ao estilo dessa competição, e viria a ganhar muitos mais títulos da Copa, principalmente na dourada década de 1950. Sua primeira campanha de destaque na Futbolega foi o vice-campeonato de 1952. Mas enquanto o time encantava na Copa São Pedro, decepcionava na liga nacional, e ganhou da imprensa o apelido de time das copas. Entre os anos 60 e 70, viveu um jejum de títulos incômodo, que viria a acabar com mais um título da Copa São Pedro, em 1982. E, no ano seguinte, veio o sonhado título da Futbolega. O ASP tinha um excelente equipe, extremamente eficiente taticamente, lembrada até hoje peloos que viveram na época.

O segundo título da liga nacional viria em 1995, surpreendendo com um time muito jovem que perdeu apenas duas vezes durante o ano. Em 2003, conquistou mais uma vez o título máximo de São Pedro, com um elenco considerado por alguns jornalistas o melhor da história recente do clube e do país. Em 2010 veio o mais recente título nacional, numa campanha de recuperação que fez despontar para a seleção o meia Cristian Advaneo, o melhor pedrino daquele ano.

Com a entrada de São Pedro na CONFUSA e após a afiliação à FEASCO, o ASP tem participado das competições internacionais e conseguido destaque nas mesmas.

Tem a sexta maior torcida do país.

TítulosEditar

Em construção

Também no FANDOM

Wiki aleatória